Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda

Ana Arcanjo23/01/2013 12:32
Ajuda
Oi para todos, estou entrando no fórum pq tenho uma eugenia involucrata e ela tá morrendo. Não sei mais o que fazer, as folhas secaram e caíram todas, eu rego 1 vez por dia e deixo tomar luz o dia todo mas sem entra diretamente com o sol. Fui aconselhada a poda-la para que ela se renove e estou usando o adubo 10.10.10.

Se alguém poder me dar alguma dica, essa arvorezinha é muito importante para mim não quero perde-la!

COMO ELA ERA!


COMO ESTA HOJE!
Sergio Batalini23/01/2013 13:37
Boa tarde , Ana!

Crescimento forte é tudo o que vc não tem ...
Provavelmente o substrato esta muito compactado o que não permite uma rega adequada, posto que a agua não passa pelas raizes capilares , apenas contorna o torrão e vaza pelos furos no fundo do vaso .

Outra possivel causa para esta planta estar definhando desta forma é a adubação incorreta, ou seja , vc esta usando adubo quimico 10-10-10 e provavelmente causou uma overdose na planta. Estes adubos são muito fortes e devem ser usados com muito cuidado e em doses muito pequenas , devido ao reduzido tamanho do vaso .

Acredito que se retirar deste vaso , lavar as raizes e replantar numa bacia maior , bem furada e com apenas areia grossa de rio ( areia lavada de construção ) , manter a meia sombra e regar uma vez ao dia poderá recuperar as brotações e reaver sua planta querida... 🙄
André Rocha23/01/2013 14:02
Reitero a afirmação do nosso especialista e desejo-lhe sorte. Vou estar acompanhando.
Rakki24/01/2013 13:54
Quando for adubar adube no canto do vaso, nunca perto da planta. No mais segue a dica do Bonsergio
Edicarlos Roberto26/01/2013 13:56
siga as instruções do bonsergio que ela pode se recuperar
MarcoBonsaiPoa26/01/2013 14:10
Ela parece viver em ambiente interno + sem sol = sem fotossíntese + adubo= ...complicado!

Tem deixado ela dentro de casa? 😲 ... 😄
Roberto Fávaro26/01/2013 22:55
O que o Bonsérgio disse procede.

Eu comprei um adubo pronto que continha Torta de mamona + Farinha de Osso + Ureia + 10-10-10. Uma verdadeira bomba.

Adubei as minhas árvores. A maioria adorou, mas tiveram duas, uma pitangueira e uma Jabu que sentiram bem a overdose. Limpei a terra e elas estão em recuperação.

Eu na verdade nem usei muito não, mas lendo o post agora fiz essa associação. Cuidado com adubação.

Uma dica que aprendi com o Mestre Hidaka, para não errar é usar o Osmocote, que é excelente, contém micronutrientes e tem degradação lenta. Muito difícil de se ter problemas com excesso de adubação. Se você não tem tempo ou rigor para adubar mensalmente ou não quer errar na dose com outros produtos, essa é a minha indicação.

Abs
Elio28/01/2013 23:41
Uréia é um perigo para bonsai!!!

abraço
MarcoBonsaiPoa29/01/2013 08:22
E na imagem aparecem grãos do adubo perto do tronco...Ana, como o BonSergio mencionou...lavar estás raízes, estão acidificadas pelo adubo. Recoloque a planta em substrato mais leve, arejado. Não exponha ao sol até sinais de plena recuperação. Ana...Ana...aparece Ana!!!!!!!!!!!!!!!rsrsr