GILDÁSIO LEAL23/01/2013 15:55
Trasplante de Pinheiro Negro
Comprei um pinheiro de aproximadamente dois anos, pesquisei em várias fontes sobre substrato e vaso, algumas dizem que o vaso deve ser aquele raso de plástico outras vaso grande, em relação ao substrato pesquisei videos do Mestre Hidaka e no google, informam que deve ser só areia de rio doce, outros substrato de telha, e esse pinheiro veio em um vaso com terra. Qual o melhor vaso e substrato? Desde já grato!!!
Elio25/01/2013 16:37
Gildásio, vaso raso não rola! Tem que ser média profundidade e se quer que ainda cresça e engrosse tem que ser um vaso grande, fundo.
Substrato: 60% pedrisco ou caqueira de telha e 40% de matéria orgânica está bom.
abraço
GILDÁSIO LEAL25/01/2013 16:59
Bom Dia Elio, muito obrigado pela dica, comprei ele aqui mesmo m brasilia, deve ter uns três anos no máximo, mas tava sendo judiado, o vaso é de plástico e não tem 10 cm de terra, e acho que nunca foi pinçado! Mais uma vez obrigado!
CARLOVICH03/02/2013 12:21
VOU ACOMPANHAR.... POIS TENHO UM... E VOU TER QUE MUDAR DE VASO... ESTA NO MESMO SOBREVIVENDO HA 2 ANOS.... TENHO QUE MUDAR....!
ÉLIO AJUDA AI,...KKKK NAO QUERO MATAR O MEU... ESTÁ COM QUASE 80 CM DE ALTURA....!
ABÇS....
Elio04/02/2013 16:15
Gildásio e Carlovich!
O substrato é o que mencionei e transplantar agora, nem pensar! Só no inverno! Por enquanto não se preocupem pq o PN resiste bem a substratos ruins.
abraço
GILDÁSIO LEAL18/02/2013 15:17
Caro Elio, obrigado pela dica, mas não tinha visto a mensagem pois estava viajando, como tinha apenas dois dedos de areia, segui a dica do mestre Hidaka e o coloquei em um vaso maior sem mexer no torão e completei com areia de rio doce, passou umas duas semanas e ele começou a brotar novas agulhas, agora me dúvida é: deixa ele nesse vaso por alguns anos ou realizar o transplante no inverno para o mesmo vaso com o substrato indicado?
Desde já, grato!
WFROTA18/02/2013 16:50
Tem como postar algumas fotos ?
Elio18/02/2013 17:25
É verdade, sem foto fica difícil opinar!
abraço