Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

quando transplantas minha muda (sakura)

Danielly Tsumura26/01/2013 19:22
quando transplantas minha muda (sakura)
olá, sou Danielly, eu comprei minha semente pela internet quebrei a dormencia ela brotou eu plantei num mini vasinho, mas minha dúvida é qdo devo transplantá-la para o vaso de bonsai...com qto tempo ou tamanho???
Leandro Ferraz27/01/2013 00:19
pergunta difícil essa...
se vc quer um bonsai grande, grosso. em mini vasinho vai ser complicado
no maximo que vai conseguir e uma varetinha mais fina que um lapis da qui uns 4 ou 5anos.

o que eu faria...
quando ela pegar mais resistência replantaria em uma bacia bem grande ou plantaria no chão.

eu estou com uma no chão ja deve estar com 1 ano e ainda é uma varetinha fina .
Danielly Tsumura27/01/2013 20:09
muito obrigado pela resposta!!!
Leandro Ferraz28/01/2013 08:38
Edicarlos Roberto29/01/2013 21:27
onde vc comprou a semente (que mal lhe pergunte)e como conseguiu quebrar a dormencia, pergunto pois ate hj nunca obtive resultados com sementes compradas na internet..
Danielly Tsumura30/04/2013 17:43
onde comprei a semente que germinou
Olá me desculpe a demora pra te responder mas é que eu fui olhar um topico e vi sua pergunta somente hj, então vc me perguntou onde comprei a semente que consegui quebrar dormencia na verdade eu comprei 10 e germinaram 4 mas com minha falta de experiencia eu estraguei 3 entao me restou só 1 e esta frme e forte vou olhar aqui comprei no mercado livre e a pessoa foi adeniumecia.com ela é do sul fui muito bem atendida e as sementes chegaram rapido e germinaram em 2 meses espero ter te ajudado desculpe a demora da resposta.tes compradas na internet..
SEKI - Elio Luis Secchi30/04/2013 20:56
Danielly, agora no inverno ela deverá perder as folhas. É normal que isso ocorra. No final do inverno, quando ela ameaçar emitir brotos novos seria a hora de replantar ela para um vaso bem maior a fim de que possa crescer livremente. eu sugiro que plante num vaso de em torno de 10 litros para que tenha um bom espaço de crescimento. Até transformar em bonsai e envasar como bonsai deverá passar seguramente uns 5 anos. O primeiro passo é crescimento, depois estilização...

Edicarlos, anualmente eu colho algumas centenas de sementes de sakura. Ainda tenho algumas do ano passado. Mas o ideal seria esperar a nova colheita que ocorre no final de outubro. Fiz várias experimentos sobre extratificação e concluí que, ao menos aqui no sul, não faz diferença extratificar ou não. O percentual de germinação ao natural chega a 60-70%. É bem variável.
Se tiver interesse me passa um MP que a gente combina como enviar.
Abraço
CARLOVICH07/11/2015 12:29
Elio recuperando o post. .. por acaso.... vai saber.... efetuou nova colheita....?
Kkkk.... sabe como é. ... quem não arrisca não petisca...

Avisa se tiver.
Gde abraço