::: Buga yamadori Aracruz 1:::
Filipe Henrique31/01/2013 01:02
::: Buga yamadori Aracruz 1:::
Gostaria de dividir com os amigos a evolução de um dos Yamadoris feito em Aracruz - ES. Contei com a ajuda dos amigos André, Maristela e Miguel, coletamos um total de 6 plantas mas 3 delas não apresentaram potencial satisfatório para bonsai devido a grande perda de partes vivas...
a planta quando coletada:
ha uma intevenção feita a 3 meses atraz que não foi fotografada, a planta hj antes de começar o trabalho estava assim:
depois de desfolhada:
lateral
fundo:
lateral:

frente:
depois de trabalhada....
frente:
lateral
fundo:
lateral:
espero q gostem da planta.
abraços
Luiz Andriani31/01/2013 09:32
Acompanho sempre seus tópicos, mais um belo Yamadori, parabéns.
Filipe Henrique31/01/2013 15:22
Vlw brother!
Acho q ate o fim do ano ja da pra colocar no vaso definitivo mesmo faltando um refinamento.... to bem animado come. ela.
e o ANDRE. ainda peeguntou se valeria a pena essa ai...
=]
filipp31/01/2013 16:21
muito boa!!! vou ficar acompanhando.
Nato31/01/2013 19:04
Bela planta. A estrutura dela já está pronta.
O que passou no oco dela que está escuro?
gil_fuka31/01/2013 21:45
Olá!
Belíssimo exemplar! Muito bonito!
Até mais!
Filipe Henrique31/01/2013 22:21
vlw pessoal,
Nato, é calda... só que não havia secado ainda quando tirei a foto.
Filipe Henrique24/04/2013 21:29
pessoal, atualizando o desenvolvimento da planta e aproveitando pra sanar uma duvida...
esse primeiro galho a esquerda, eu podei a cerca de 2 meses e ainda não rebrotou, e tenho receio de perder o veio vivo. Minhas possiveis soluções vieram acompanhada por duvidas.
1- desfolhar nessa época ajudaria a forçar a brotação nesse galho?
2- um enxerto seria viável para evitar a perda do galho? Esse procedimento tem boas chances de pegar nessa época e nessa especie?
estou com o mesmo problema nessa outra planta da mesma especie:
conversando com Ricardo Paiva no facebook chegamos a conclusão que seria bom fazer uma adubação forte, esperar ela começar a responder e desfolhar totalmente a planta.
espero contar com a ajuda dos amigos para confirmar esse caminho ou me ajudar a escolher algum outro.
Rodrigo Tavares24/04/2013 22:09
Olá Filipe, uma sugestão: que tal transformar esse galho em um pequeno jin?
Ou eliminá-lo?!? 🙄
Filipe Henrique24/04/2013 22:16
opa.
rapaz, se tratando de buganvília, jim é pouco viável. a madeira é muito mole e pouco durável.
eliminar esse galho é condenar a planta a perder parte significativa do tronco. com o tempo a madeira exposta vai ficar bem prejudicada principalmente por estar próxima ao substrato q retem bastante umidade.
esteticamente, não faria tanta diferença na planta deste tópico já na outra que também postei a imagem faria falta para o projeto definido.
De qualquer forma, a eliminação dos galhos devera ser feito caso as tentativas para que os galhos rebrotem sejam falhas.
Filipe Henrique05/09/2013 01:03
Iaew...
bom, já com ramificações secundarias, o restante eu pretendo fazer no vaso de bonsai mesmo.
ta indo...
JOICIMAR MAGGIONI06/09/2013 17:34
Muito bom,
Acompanhando.
T + abraço!!!
Bruno Lopes10/09/2013 16:02
Interessante como vc vai trabalhar ela já no vaso "definitivo"..pensei q só poderia colocar la qnd estivesse quase pronto para depois só manter... tenho muitas duvidas c isso , os meus devem estar todos errados nesse sentido...
Clayton10/09/2013 16:09
Linda planta Filipe....
vou me basear tb nesta sua planta caso minhas estacas vinguém, parabéns!!!
uma dúvida, vc sabe qual a coloração dela?
Abraço,
Clayton
Filipe Henrique10/09/2013 21:55
JOICIMAR, vlw brother... certamente irei postando as novidades.
Bruno, apos a coleta, a recuperação foi feita em um vaso maior, como não tenho pretensão de engrossar os galhos principais, já que o primeiro vem de uma base bem grossa q pretendo trabalhar um pouco como madeira morta, não vi ganho significativo de tempo para justificar o uso de uma bacia. No vaso de bonsai, que ainda considero como de treinamento , não gostei do conjunto (mas era oq eu tinha disponível no momento) fica mais fácil de fazer essa parte de refinamento, ramificação e ajuste de posicionamento dos galhos.
Clayton, vlw brother.
nesse caso a natureza fez 90% do trabalho, quase não precisei mexer na planta. Ela é lilás meio rosa, flores claras.
Renato Rodrigues Roehrs12/09/2013 10:34
Parabéns pelas coletas, Filipe.
Belas espécimes!
Acompanhando.
Abraços.
Filipe Henrique30/01/2014 00:08
vlw brother!
atualizando e aproveitando pra fazer um resumo dos trabalhos até agora:
esta na hoa de passar por uma estruturação da brotação nova. Devo fazer algumas aramações ainda antes de ter o resultado final atraente mesmo desfolhada.
Renato Rodrigues Roehrs30/01/2014 13:55
Filipe, o resultado está ficando ótimo!
Acho que podes investir ainda em mais umas 2 desfolhas em 2014, visando diminuir o tamanho da folha.
Parabéns!
Abraços.
GIULLIANO CARNEIRO30/01/2014 14:22
Muito bom! Legal por ver a evolução da planta.
Filipe Henrique31/01/2014 12:46
Renato,
a ideia é essa, realizar mais algumas vezes o refinamento feito em setembro de 2013. Estou adiando pra que os galhos tomem mais força e espessura.
GIULLIANO, vlw brother
Vinícius Fernandes31/01/2014 23:52
Caramba!! está lindíssima, parabéns. Só de curiosidade, qual é a planta q vc tem ao fundo da foto de setembro/2013? parece outra obra prima
GIULLIANO CARNEIRO01/02/2014 00:51
Amigo,
Qual o substrato está sendo utilizado nessa primavera?
Filipe Henrique03/02/2014 00:21
vlw Vinícios!
a outra planta é tambem um yamadori, foram coletadas no mesmo dia:

vou vê se crio um tópico pra ela.
GIULLIANO,
tenho usado 40% pedriscos 10% serragem e + o restante de terra comum.
Sergio Batalini08/02/2014 15:21
Boa tarde, Felipe...
Me fala desse musgo verdinho e saudavel neste calor... ... 😲
Filipe Henrique10/02/2014 19:42
RS,
Bonsérgio,
dois motivos, um a copa é bem densa, eles se firmam na sombra da planta
e outra que eles foram recém colocados na ocasião da foto... ainda estão bonitos, mas nem tanto.
rs