Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Caliandra Rosa

12
Denis Araújo03/02/2013 14:07
Minha Caliandra Rosa
Ontem fiz o curso de Bonsai da Tropical Bonsai. Fui atendido pelo Edson, gente boa e de grande conhecimento. Explica de maneira clara e passa boas dicas de como tratar e estilizar a sua planta.
Um ponto que me chamou a atenção foram vários clientes que vão à loja para trabalhar as suas plantas lá, seja pelo conhecimento do pessoal do local ou por ser um local muito agradável. Também chama a atenção a bela coleção de Bonsai existente (maravilhosos e super saudáveis).

Para o treinamento escolhi uma caliandra rosa devido ao belo movimento de seu tronco.

Após a desfolha verificamos que a copa era bastante confusa e que o nebari tinha uma (ou mais) raizes se entrecruzando.
Outro ponto é que o tronco possui 2 rachaduras com madeira morta. Decidimos que iriamos retirar o material morto.

Após a seleção dos galhos e retirada dos que não iriamos usar, passamos à aramação. Ao final tivemos o seguinte resultado.

Então escolhi o vaso e passamos a abrir o torrão para a poda das raizes. Neste ponto, desembaraçamos as raizes para poder reposicionar as mesmas quando da colocação no vaso, eliminando o defeito de sobreposição. O resultado foi o mostrado abaixo:

Frente:

Lateral direita:

Vista por trás:

Lateral esquerda:

Vista superior:

Por baixo das raizes que ficaram sobre o substrato colocamos Sphagno para incentivar o nascimento de raizes secundárias. No próximo transplante irei puxar mais a raiz procuranco colocar ela radialmente ao tronco.

Em resumo: Achei o curso excelente. Como só iniciei o hobby do Bonsai a 1 mês, a quantidade de informação foi enorme. 😄

O que acharam do resultado do trabalho?

Um abraço a todos.
srandreluiz04/02/2013 11:46
ficou legal.. parabéns.

porem acho q sua planta tem um probleminha de conicidade no tronco.. parece ser mais fino na parte de baixo, onde deveria ser mais grosso.
Thomas Eckert06/02/2013 17:10
Forma curiosa, acompanhando!! Abraço
Diego Santana07/02/2013 11:09
A planta aprenseta uma conicidade invertida sim.
Porem a foto que voce comentar ser o fundo deveria ser a frente, assim a conicidade invertida fica escondida...

A copa na parte de cima vista por esta foto, esta muito confusa, sugiro novos movimentos dos galhos...
Denis Araújo07/02/2013 21:49
Obrigado pelas opiniões pessoal.

Como sou novo nesta arte, estou indo bem devagar. Não quero arriscar retirar um galho que pode me fazer falta amanhã.
Durante a estilização dela cortei os que eram mais óbvios. Agora vou aguardar a brotação e ver como fica, depois fazer uma nova seleção de galhos e em setembro desfolhar novamente.

Um abraço
claudionor anacleto13/02/2013 19:39
caranba bonita mesmo
thiagotdn14/02/2013 09:35
bela planta !!

qual substrato você utilizou ?? ❓
Denis Araújo14/02/2013 21:29
Obrigado pelo elogio Claudionor. Agora que ela já está brotando está ficando mais bonita ainda. Depois coloco uma foto.

Thiago,

Usei um substrato vendido na tropical Bonsai. Se não me engano é composto por 25% de areia grossa, 25% de areia "fina", 25% de caco de cerâmina, 25% de terra granulada (parece uma pedrinha).
É muito drenante.

Um abraço
Denis Araújo24/03/2013 17:21
Seguem fotos atuais da planta. Iniciei o corte dos brotos para aumentar a densificação da copa.

Um abraço
Denis Araújo23/04/2013 15:33
Atualizando.

Frente:

Topo:

O que acham?

Um abraço
Thomas Eckert23/04/2013 16:29
Você tem um belo desenho de tronco mas acho que os galhos são muito finos e esta muito carregado, escolha alguns galhos e deixe crescer livremente, isso vai engrossar os galhos, ai depois pode e arame, vai ficar com aspecto mais bonito e vai dar uma cara mais velha pra planta.

Abraço
douglas.ariel12/06/2013 18:14
Bonita sequencia..
Parabens
josecarlosbarros13/06/2013 22:22
como é isso de corte dos brotos pra intensificar a copa.
nao tem de deixa-los crescer ou voce já poda mesmo quanod ainda estão verdes e jovens?
tambem tenho uma e gostaria de aumentar a copa.
Denis Araújo14/06/2013 08:30
Josecarlosbarros,

No inicio você deve deixar crescer livremente. Após os galhos atingirem o diâmetro desejado, você poda já dando forma à árvore que quer ter. Neste ponto você já terá pronto os galhos primários. Deste ponto em diante, você deixa o galho crescer e quando ele estiver com aproximadamente seis ou sete conjuntos de folhas você corta, deixando apenas 1 ou 2 conjuntos. Desta forma, você vai criando os galhos secundários e terciários.
A partir daí é só ir pinçando as novas brotações para aumentar a densidade da copa.

Obs: Ainda estou começando no hobby, mas é isto que estou fazendo na minha. Peço aos mais experientes que me corrijam se estiver falando/fazendo algo errado.
Denis Araújo15/06/2013 15:01
Atualizando o status da planta:

Deixei crescer livremente. Ontem fiz uma poda e aramei todos os galhos dando movimento aos mesmos.
Pretendo agora deixar crescer livremente novamente para engordar os galhos e depois podar curto para obter novas ramificações.
Estes passos estão corretos?

Frente:

Lateral:

Topo:

O que acham?
josecarlosbarros15/06/2013 20:30
o que tem dentro do pote de adubo?
Denis Araújo15/06/2013 20:45
Osmocote.
Elio16/06/2013 18:31
Denis, muito bom. Calliandra é tudo de bom.
Um pequeno pitaco: Afaste os galhos secundários que tampam a frente do tronco, no 1º terço da planta.

abraço
Denis Araújo16/06/2013 21:23
Elio,

Obrigado pelo comentário.

Observando a planta agora à noite com as folhas fechadas, acredito que para fazer o que você sugere terei que sacrificar o galho, ficando um espaço aberto na frente da planta. Uma opção seria retirar o terciário que fica bem em frente do tronco.
Veja a foto abaixo:

Nos dois lados do galho existem outros e portanto se eu o deslocar estarei sobrepondo galhos.

O que você sugere?
Elio16/06/2013 23:01
Entendi, Denis. Vejo aí duas opções:

1. Sacrificar o galho pois o tronco ficou escondido
2. Usar a outra frente e esse galho (que na 1ª opção seria sacrificado, será o galho de fundo)

abraço
Denis Araújo17/06/2013 22:02
Obrigado Elio,

No final de semana, com luz natural disponível, irei analisar com cuidado as opções. Acredito que irei realmente sacrificar o galho.
josecarlosbarros17/06/2013 22:04
essa caliandra é muito bela, parabens, eu espero a minha chegar nesse patamar um dia. 😂
Denis Araújo19/06/2013 11:57
Obrigado Josécarlosbarros. Certamente se você tiver paciência e dedicação conseguirá ótimas plantas.
Esta minha planta ainda tem um longo caminho pela frente. Pretendo agora aumentar as ramificações dos galhos terciários.
Denis Araújo19/06/2013 12:03
Elio,

Estive analisando a planta hoje e resolvi sacrificar o galho parcialmente, abrindo uma janela. Ficou assim:

O que você acha? Neste caso, no próximo transplante, a ser realizado ano que vem, faria um giro na planta passando a frente a ser a que está na foto.
Elio19/06/2013 14:34
Isso! Com o tronco visível ficou bem melhor, não?
Nessa época como o sol percorre nosso céu, em diagonal, deixe a parte de trás voltada para o norte a fim de desenvolver o galho de fundo.

abraço
12