Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

super ficus

juningeografo03/02/2013 22:25
super ficus
pessoal, achei este fícus na rua num daqueles vasos de cerâmica bem antigo com suas raízes saindo para fora. devia estar lá a tempos. Já estava com este corte!

coloquei ele no carro, e depois de uma longa capoeira com o vaso entre quebra-lo e cerrar as raízes, coloquei a planta em uma rasa cova no fundo do quintal!

vejam as fotos!

estas raízes já foram devidamente cobertas!

tirei a parte morta da casca e restou isto que da paraver nas imagens. Cicatrizou bem e espero que venham mais brotações, o que acham??
Luiz Andriani03/02/2013 22:41
Da pra tabralhar o Jin nas pontas mortas e esperar desenvolver os galhos para formar uma copa, o tronco é baixo, sujiro uma planta baixa.
juningeografo04/02/2013 21:27
certo luiz!

vou atualizando assim que tiver novidades!

até
Paulo R B de Medeiros05/02/2013 00:09
que achado.. se bem conduzido vai virar um excelente trabalho
Sergio Batalini05/02/2013 16:37
Ola Junin, boa tarde!

Notamos que já se passou muito tempo da poda drastica , feita sem os cuidados basicos , desta forma a cicatriz se fez exposta sem tratamento e resultou em apodrecimento da madeira ...

Sugiro que faça uma limpeza cuidadosa e elimine toda a madeira podre que encontrar , bem como fazer um corte preciso na casca para que se recupere melhor .

Apos estes procedimentos aplique calda sulfocalcica em abundancia , mas sem deixar cair no substrato , pois pode alterar em muito o pH do solo .

Com cortes tão grandes não podemos esperar que cicatrize, deverá trabalhar com madeira morta exposta o que resultará em cuidados adicionais , como evitar molhar quando regar, evitar que fique na chuva , evitar humidade na parte morta... para que o apodrecimento não continue e termine por contaminar toda a planta.

Acredito tambem que deverá escolher apenas um dos novos troncos para formar a copa .
juningeografo20/03/2013 23:35
Fui ou nao abençoado com belas brotações?

até!

ps: vou trabalhar a madeira, vou esperar a epoca seca!
Fabio Lima21/03/2013 08:54
fala ae junin....
belo material hemmm....
atente para as dicas do Bonsergio....
redobrando os cuidados com o ficus que tem uma madeira mole....
vai atualizando ai...
abç.
flavio bonsai22/03/2013 13:05
com paciencia vc tera um belo ficus.
mais com paciencia.
tem um otimo material em maõs .
abraço.
juningeografo22/03/2013 16:21
A madeira morta, ainda nao esta podre..e eu ainda nao tenho a retifica tenho q colacala num vaso para movela. Que epoca.posso fazer isso?claro daqui um tempo...
Estou sem pc e escrevo do cel..descukpem
juningeografo22/03/2013 16:23
A madeira morta, ainda nao esta podre..e eu ainda nao tenho a retifica tenho q colacala num vaso para movela. Que epoca.posso fazer isso?claro daqui um tempo...
Estou sem pc e escrevo do cel..descukpem