Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Seregeira - Nova aquisição - atualização

Marcos Roberto05/02/2013 07:35
Seregeira - Nova aquisição - atualização
Amigos, esta tambem foi adiquirida agora....o que acham??

atualizando

Aqui, foi feito um trabalho para tentar resolver o problema de conicidade invertida...

Fabio Lima05/02/2013 09:35
Marcos Roberto

bela planta hemmmm....
Sergio Batalini05/02/2013 16:19
Gostei mais do ulmos.

Esta cerejeira apresenta uma pequena conicidade invertida que deveráser disfarçada junto com o nebari ruim. Quando plantar num vaso, use um de bordas um pouco mais altas e cubra as raizes...

É um paliativo.
Filipe Henrique05/02/2013 16:32
É, também havia notado isso... se a especie aceitar, a solução a médio prazo pode ser alporquia e shari.
Luiz Andriani05/02/2013 19:13
Acompanhando
SEKI - Elio Luis Secchi06/02/2013 16:18
Marcos, a parte de cima desta planta, estruturação degalhos, está muito boa. Realmente uma planta que já está bonita e com alguns retoques com o tempo formará uma copa excelente para a espécie. Meio problemático o nebari e tachiagari (tronco até o primeiro galho) em função desta conicidade invertida. Como já tive problema semalhante na mesma espécie vou sugerir o que fiz: Na parte de traz mostrada na segunda foto existem alguns carroços da retirada de galho que deveriam ser corrigidos eu aproveitaria para retira também do tronco, na parte de dentro da curva, madeira suficiente para corrigir esta conicidade, conforme mostro abaixo na foto modificada. vai ficar aí uma cicatriz bem grande, mas a mini-cerejeira tem facilidade en cicatrizar, além do que um pouco de madeira morta para quem já tem várias cicatrizes de certo porte. No meu caso em cerca de 2 anos já está praticamente fechada toda a cicatriz.
Quanto ao nebari é uma questão de ir ajeitando aos poucos estas raizes. Tem raizes suficientes para fazer não um nebari dos sonhos, mas um nebari razoável. A questão de alporquia nesta espécie é muito difícil, além de ser um tiro no escuro. Pode acabar com menos raizes do que tem aí, ou nem enraizar...
Thomas Eckert06/02/2013 17:06
Uma pena pela conicidade invertida, quero acompanhar a evolução! Abraço
Marcos Roberto06/02/2013 18:10
Elio Luis Secchi escreveu:
Marcos, a parte de cima desta planta, estruturação degalhos, está muito boa. Realmente uma planta que já está bonita e com alguns retoques com o tempo formará uma copa excelente para a espécie. Meio problemático o nebari e tachiagari (tronco até o primeiro galho) em função desta conicidade invertida. Como já tive problema semalhante na mesma espécie vou sugerir o que fiz: Na parte de traz mostrada na segunda foto existem alguns carroços da retirada de galho que deveriam ser corrigidos eu aproveitaria para retira também do tronco, na parte de dentro da curva, madeira suficiente para corrigir esta conicidade, conforme mostro abaixo na foto modificada. vai ficar aí uma cicatriz bem grande, mas a mini-cerejeira tem facilidade en cicatrizar, além do que um pouco de madeira morta para quem já tem várias cicatrizes de certo porte. No meu caso em cerca de 2 anos já está praticamente fechada toda a cicatriz.
Quanto ao nebari é uma questão de ir ajeitando aos poucos estas raizes. Tem raizes suficientes para fazer não um nebari dos sonhos, mas um nebari razoável. A questão de alporquia nesta espécie é muito difícil, além de ser um tiro no escuro. Pode acabar com menos raizes do que tem aí, ou nem enraizar...

Então esta espécie suporta bem esta intervenção?? Qual a melhor época para trabalhar a conicidade? Qual melhor ferramenta usar??
Claudio Soares II07/02/2013 08:48
Quanto à conicidade invertida, a sugestão do Elio é bem interessante, e ao que apresenta o calibre do tronco, um shari poderá ser bem vindo. Quanto ao nebari, olhando para a última foto do primeiro post, me parece haver uma raíz pivotante vertical dando sequência ao tronco, Poderia estudar uma possibilidade de removê-la, bem rente ao tronco por baixo e nesse vão que ficará, preparar uma pedra artificial para preencher todo o espaço, inclusive o espaço daquela raíz que vemos bem alta na esquerda, dependendo da situação das raízes abaixo da superfície, poderia inclusive, levantar um pouquinho a planta para valorizar mais a pedra...É apenas uma sugestão considerando que o resultado é de imediato. Boa sorte
Djalmo07/02/2013 14:58
Uma bela planta, acompanhando!!!
Claudio Soares II07/02/2013 18:42
Encontrei um link onde o bonsaista valdir Hobus explica o que fazer no caso da pedra.

http://bonsaihobus.blogspot.com.br/2009/09/correcao-de-nebari-alternativa.html
Marcos Roberto07/02/2013 19:02
Claudio Soares II escreveu:
Encontrei um link onde o bonsaista valdir Hobus explica o que fazer no caso da pedra.

http://bonsaihobus.blogspot.com.br/2009/09/correcao-de-nebari-alternativa.html

Obrigado pelos conselhos e possíveis alternativas.... amanhã elas estarão comigo, assim vou estudá-la bem, avaliando as sugestões
Marcos Roberto02/11/2013 00:17
Re: Seregeira - Nova aquisição (atualizada)
Marcos Roberto escreveu:
Amigos, esta tambem foi adiquirida agora....o que acham??

atualizando

Aqui, foi feito um trabalho para tentar resolver o problema de conicidade invertida...

Luiz Andriani02/11/2013 12:36
Ótimo trabalho na correção da calosidade e na condução da planta, parabens, é uma bela planta.