Praticar bonsai é sempre algo interessante, principalmente quando podemos agregar praticidade à nossa percepção artistica, aliando tecnicismo com criatividade. Porém, é preciso estar atento que nem sempre todos nós teremos condições de realizar determinadas tarefas, por mais que nos empenhemos nisso ou façamos uso das ferramentas indicadas, se não tivermos, antes, o cuidado em estar aprendendo a usar corretamente essas ferramentas.
As ferramentas elétricas situam-se nesse patamar. Por melhor e mais esclarecedor que possa ser um vídeo, ele não habilita ninguem a pegar em uma ferramenta de fresa e sair executando escavações e desbastes em madeira como se fosse um Kimura. Eu sempre aconselho prudência no uso desse tipo de equipamento, bem como proteção total antes de ligar o equipamento, com o uso de luvas, óculos, capacete, camisa de mangas compridas e calças, preferencialmente com a planta firmemente presa a alguma bancada ou torno, bem como o recipiente em que está plantada.
O ideal seria que o interessado buscasse ajuda profissional para aprender o correto manuseio desse tipo de equipamento, afim de evitar não apenas acidentes como tambem perda material no que for trabalhar, algo muito comum e que acomete a um sem numero de praticantes e aficionados do bonsai todos os dias, justamente por imperícia e imprudência no uso desse tipo de recurso elétrico.
Infelizmente nem todos nos pautamos por esse caminho. A maioria segue na velha metodologia da tentativa e erro, o que acaba por colocar o praticante num patamar de insatisfação com o resultado, culminando quase sempre em perda material ou quase isso. Julgar A ou B por disseminar que essa atividade é simples e fácil de usar, é algo que não faço. Mesmo porque acredito na livre iniciativa e sei que muitos acabam por conseguir dominar perfeitamente esse recurso. Mas muitos, infelizmente, nunca irão conseguir o mesmo e isso pode ser frustrante sob muitos aspectos, a maioria destes negativos, devo salientar.
Eu costumo recomendar cautela e proteção, e geralmente indico ferramentas elétricas mais potentes para madeiras mais duras, como a do Ligustro, por exemplo. Uma ferramenta elétrica como a BOSCH GGS 27 é um equipamento caro a muitos bolsos, mas de grande valia. Uma intermediária é a retifica da marca MAKITA, bem como outras marcas, como a profissional DEWALT, que é de longe a melhor que existe em termos de uso e resultado, incluso por possuir um dispositivo de segurança muito ótimo no gatilho de acionamento, o que caracteriza uma boa empunhadura e permite um trabalho mais adequado e seguro.
Por outro lado, dependendo do trabalho a ser executado, ferramentas elétricas podem e devem ser deixadas de lado, buscando o cultivador trabalhar com goivas e formões, bem como com ferramentas manuais, comuns a escultores e gravadores (que trabalham madeira para esculpir formatos). Nesse quadro, é sintomático que alguns profissionais inclusive cheguem a dizer que o bonsaista só deveria usar esse tipo de ferramenta, sendo as de natureza elétrica dispensáveis. Eu comungo nessa seara, mas apenas até certo ponto, pois sei que a lide as vezes nos obriga a um desbaste sistemático e dificultoso, que não se resolve muito facilmente apenas com o uso de ferramentas manuais.
Algumas dessas ferramentas manuais, de tão complexas e dificeis de serem manuseadas por qualquer um, pedem inclusive, a exemplo das ferramentas elétricas, conhecimento adquirido na prática, em algum curso de artesanato, sob a orientação de profissionais da área, para que possamos não apenas manuseá-las corretamente, mas tambem com segurança e sem risco de perda material:
http://jdyx.en.alibaba.com/productshowimg/321927515-210274818/5_Piece_Shari_Si_Diao_Carving_Tool_Set_Tool_Sets.html
É preciso esclarecer que há diversos tipos de ferramentas manuais, e que cada um se destina a um tipo de trabalho diferente ou ao menos similar a outro. No site do Bonsai Shari Sidiao, vemos um mestre, profissional ao extremo, fazendo uso dessas ferramentas manuais, conjuntamente com outras elétricas, redundando num trabalho excepcional em um grande junipero:
http://www.sidiao.com/photo_e_6.htm
Eu escrevi: MESTRE e PROFISSIONAL. Ou seja, não basta sermos bonsaistas para fazer ou realizar um trabalho exploratório em madeira morta, com qualidade técnica superior, usando ferramentas de precisão, como são as manuais e elétricas citadas. Esse mestre levou anos e anos de trabalho duro para conseguir chegar à perfeição apresentada no link acima.
Por isso, se voce é iniciante e quer começar corretamente, minha sugestão é no sentido de primeiro aprender a fazer esse tipo de intervenção usando equipamento manual, como goivas e formões, para só depois que tiver dominado bem a técnica de seu uso, passar então a trabalhar com equipamento elétrico, tomando o cuidado é claro de aprender seu uso correto com algum profissional marceneiro ou artesão. Dessa maneira, diminuirá consideravelmente os riscos, favorecendo um resultado mais adequado e com qualidade, sem perda material ou acidentes de percurso.