Marcos, não há matéria ou artigo que trate especificamente sobre esse tema. O que temos é extratos e imagens editados em revistas e livros especializados, bem como em sites e links, que apresentam uma variedade de trabalhos realizados por grandes mestres da arte bonsai, com os quais todos tentamos, após estudar e analisar criteriosamente esse material, aprender a fazer como eles o fazem.
Julgo oportuno esclarecer, por outro lado, que as melhores revistas que mostram matérias excelentes de trabalho em madeira morta (shari e jin), são as publicações espanholas Bonsai Pasion e Bonsai Actual; as japonesas Bonsai Sekai e Kinbon (Kindai Bonsai); americana Bonsai Today, dentre outras. Nessas revistas quase sempre há boas matérias tratando sobre esse tema, com explicações relacionadas ao trabalho em geral executado na planta, mas com ótimas imagens que permitem que as analisemos e, usando-as como referencial e modelo, aprendamos a trabalhar para conseguir senão o mesmo efeito, ao menos algo parecido a eles.
Dentre os melhores sites que trazem matérias especificas sobre esse tema, tem o Shari Sidiao:
http://www.sidiao.com/index_e.htm
O link acima apresenta incluso uma excelente ferramenta elétrica, usada pelos grandes mestres, para esses trabalhos em madeira morta.
Dentre os livros, o melhor que considero, e sei que muitos o fazem tambem, é de autoria do mestre japonês Masahiko Kimura:
http://aidobonsai.com/2009/01/26/10-magicas-de-masahiro-kimura/capa-kimura/
Eu tenho esse livro e posso garantir que é excelente material de consulta, não apenas para essa atividade, como outras, vez que ele disponibiliza apenas seus maiores e grandes sucessos. Como explicitei, não há nada especifico que trate sobre shari ou jin, então temos que nos pautar pelas imagens apresentadas no livro e, com elas, tentar reproduzir o trabalho exploratório em madeira. Claro que sempre é melhor tentarmos isso usando material descartável, antes de submeter nossas plantas a essa intervenção drástica. Assim, podemos por exemplo fazer uso de um segmento de madeira dura, como de jabuticabeira, goiabeira ou outra qualquer.
Nessas condições favoráveis, podemos apelar para um recurso excelente de trabalho, conferindo cada fresa e goiva ou formão que tivermos ao nosso alcance, bem como testando a velocidade correta caso optemos por usar ferramentas elétricas, como a Dremel, Makita ou Bosch. As ferramentas elétricas permitem um acabamento mais delicado, mas tambem podem ser acionadas para um entalhe mais preciso ou mais exploratório, redundando em um resultado mais constituído e melhor que com o uso apenas de ferramentas simples. Mas é imprescindível que aprendamos, tambem, a usar as ferramentas manuais, pois com elas poderemos estar empreendendo trabalhos em plantas menores, como juníperos mini bonsai ou shohin bonsai (entre 15 a 25cm).
Até onde sei não existem cursos em bonsai para tratar desse tema, ou que mostrem como fazer shari. Jin até que vez ou outra são apresentados ou demonstrados por mestres em cursos e apresentações Brasil afora. Então, é fazer como todos fazem: ler e analisar detidamente as imagens, aplicar esse conhecimento sobre matéria descartável para assimilar bem, aprendendo na prática como fazer corretamente, e aí, dominada a técnica, realizar tais explorações nas nossas plantas. Não há outro caminho que não esse.
Como tudo mais em bonsai, a qualidade técnica sobre o resultado do trabalho em madeira morta de nossos bonsai irá depender do domínio que temos sobre seu uso, aliado ao nosso bom senso em estética e adequação, e à nossa aprimoração artística de uma maneira geral. Alguns artistas sempre serão melhores que outros, então um recurso que podemos lançar mão talvez seja fazer um curso em artesanato, tipo escultura e xilogravura em madeira. Não é necessário, mas pode servir para alguma coisa..... 🙄 😉