Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Moita de camboí

Ederson11/02/2013 20:36
Moita de camboí
Final de ano(31-12-12) aproveitei as férias na casa do meu pai resolvi fazer uns yamadoris. Meio atrasado mas tratei de tirar um torão de barro para não correr o risco de perde-lo, ainda mais se tratando do incrível material que encontrei naquela região.

Aí vai as fotos.......
Olha a felicidade....



Pelo que percebe-se se tratava de um tronco cortado, com o tempo vieram os brotos, e consecutivamente sendo judiados pelas roçadas e pelas criações. Percebe-se pelas cicatrizes nos troncos.


Já no seu novo recipiente.....


No meio veio uma muda de carona, mas não sei que espécie se trata, mas vou deixa-la por aí.

Os camboí não sei se vou separa-los ou cultiva-los juntos.

Por um bom tempo vou deixa-los se recuperar, até lá espero idéias e opiniões.


Abraço
rafaranter11/02/2013 21:35
Material
Material bacana, eu acho que se deixar todos juntos irá ficar um trabalho e tanto.
Jamerson Pereira11/02/2013 23:15
Ederson, concorco com Rafaranter. Acho que ficaria muito interessante tudo junto. Quando vc for estilizar esse material, vai ficar muito lindo 😄. Acompanhando!
FrK_leal12/02/2013 12:48
Animal Ederson, eu deixaria todos juntos também mas sem os dois troncos menores à direita de quem vê a foto de frente.

Mas deixaria as cicatrizes e buracos aparentes na sua 3ª foto. Esse é o ponto (que alguns podem encarar como falha) que mais me chama atenção e dá personalidade à planta, mostra todas as dificuldades pela qual ela passou.

Vai com certeza ficar um belíssimo trabalho.

Mantenha-nos informados.
Ederson12/02/2013 14:14
Jamerson, rafaranter, FrK_leal

Obrigado pelas dicas. Com relação em cultiva-las juntas seria coreto a se fazer, até porque é uma planta só, as que separar seria somete para descartar pois estão todas no mesmo tronco.

Valeu
Anderson Neuhaus15/02/2013 21:17
òtimo material mesmo camarada parabéns.
Luiz Andriani15/02/2013 22:08
Vou acompanhar, achei fantástica a formação..
SEKI - Elio Luis Secchi15/02/2013 23:20
Belíssimo material meu amigo... Bom agora deixa recuperar. No início da primavera sleciona melhor os galhos, retirando os mais fracos, deixando número impar e num ângulo de visão onde a partira da frente não fique nenhum tronco escondendo outro. Daí faça uma poda drástica já mais ou menos triangulando os troncos. Bom seria que o tronco mais forte seja o mais alto e esteja levemente deslocado do centro do conjunto... Depois com a nova brotação faça uma copa única, ou também pode estilizar cada tronco como se fosse uma árvore individual, mas juntas formando um conjunto... É material para um bonsai de exposição. Parabéns
Abraço
Ederson16/02/2013 11:13
Luis, Anderson, Elio Luis, realmente é um ótimo material, contando com nossa mãe natureza e com uma mãozinha do ser humano e o tempo.

Grande professor Elio, como vc deve ter percebido o conjunto não tem como mudar de posição, pois é de um tronco apenas, basta como mencionado selecionar da maneira correta.
Com relação ao tronco mais forte na 2° foto da pra ver bem que é um tronco da direita, este então devo deixa-lo mais alto? Mesmo estando à direita,caso seja esta frente ou esquerdo ao inverter.

Elio Luis quem sabe num próximo evento aí no R.S. levo ele junto para trabalharmos nele.


Abraço
Nos vemos no Bonsai 2013 Em Rib. Preto, se Deus quiser.