buxinho
claudionor anacleto11/02/2013 21:22
buxinho
Este buxinho foi tirado da casa de um amigo meu, segundo ele esta planta foi plantada pela sua avó em meados de 1975,quando a casa finalmente foi construida e assim como são de descendentes de alemães as cercas eram feitas de buxinho [cerca viva] foi plandada com outras demais para complemento do jardim, e agora aqui está,estou com muitas dúvidas com relação ao estilo a seguir,opiniões serão bem vindas.
BRAÇOS.
Sergio Batalini11/02/2013 21:30
Ola Claudionor, sinto informar mas as fotos não apareceram... 😢
claudionor anacleto11/02/2013 21:32
claudionor anacleto11/02/2013 21:34
as imagens estao no final
claudionor anacleto11/02/2013 21:54
claudionor anacleto11/02/2013 21:55
Jamerson Pereira11/02/2013 23:17
Caramba, vou mandar meu CEP para vc enviar esse buxinho para mim, kkkkkkk
Achei muito legal o nebari e a conicidade do tronco. Acredito que se vc rotacionar a ultima foto 90 graus sentido horário, vc resolve o problema da "tortura" do tronco. Acompanhando.... 😄
claudionor anacleto12/02/2013 10:03
a simagensseguem abaixo desta mensagem
claudionor anacleto12/02/2013 10:03
as
imagensseguem abaixo desta mensagem
Jamerson Pereira12/02/2013 13:24
Claudionor,
Quando me referi ao giro de 90 graus, eu estava falando de girar a planta 90 graus sentido horário para que a nova frente da planta não revelasse o galho atrás, assim vvc conseguiria mais harmonia no tronco. Olhe a foto:
Outra ideia seria formar uma nova copa a partir da saída do primeiro galho, como na foto:
Ao meu ver, e ainda sugestão de iniciante, daria um hokidashi muito lindo. Não estou afirmando nada sobre corte de galhos. Aliás, se vc tentasse algo como na foto a seguir, não precisaria cortar esse primeiro galho da esquerda, pelo contrário, ele só cresceria mais e ramificaria melhor:
Bom... sucesso na condução e espere sugestão dos experientes.
Abraços e acompanhando!
claudionor anacleto12/02/2013 17:11
infelismente pelo que conheço deste tipo de planta este tipo de poda drastica ela nao suporta, eo risco dela morrer e evidente,mas nao descarto a sua dica,pois creio que daria sim fazer este estio cortando mais acima uns20 cmacima do sugerido
abraços
Djalmo13/02/2013 14:57
Claudio, tem que ter coutela com o buxo, vc precisa podar aos poucos e baixar a copa em etapas 1/3 por vez acho que ela siportaria bem e forçaria brotações mais baichas, e paciencia nunca é de mais.
Abraço
Paulo R B de Medeiros13/02/2013 17:09
essa espécie não tolera podas drásticas, se vc podar e nao deixar nenhuma folha a planta morre, voce tem que podando aos poucos, sempre deixando várias folhas e esperando novas brotações, trabalhar com buxinho é complicado... tem que ter paciencia
Djalmo14/02/2013 12:56
Paulo, vc esta correto quanto a poda, mas ainda vai alem, pois galhos sem folhas secam muito rapido e na maioria das vezes!!!!!
Abraço
Sergio Batalini14/02/2013 16:50
Ola Claudionor, boa tarde!
Agora, visualizando seu buxinho, te parabenizo pelo bom material , que deve ser trabalhado com cuidado e paciência.
Vc não menciona a data da coleta, mas de qualquer forma acredito que no momento não deva fazer nada alem de cuidar para que se recupere e para isso será necessario muito sol, agua e adubação regular e apropriada.
Não corte nenhum galho por enquanto, apenas analise e faça desenhos , leia , estude e veja muitas fotos de plantas que eram como a sua e hoje são obras de arte.
Veja que se tentar conduzir seu buxus como na foto da zelcova serrata que vc postou não logrará exito , posto que não haverá proporcionabilidade entre os tocos dos galhos e as ramificações. Esta harmonia é necessaria para criar a continuidade natural do galho , ou seja , terá tocos grossos e ramos fininhos ... ficará muito artificial, e para que se igualem, se isso acontecer, terá que esperar muitos .. muitos anos...
Minha opinião seria para que depois da recuperação total da planta e da emissão de muito brotos, a copa seja formada com 2 ou 3 ramos novos bem posicionados, maleaveis e de possivel condução. Alguns deles já estão presentes na junção dos galhos primarios com o tronco .
Alguns galhos atuais deverão ser convertidos em jin e outros , mal posicionados, deverão ser eliminados para a composição do shari ..
Este buxus pede madeira morta na forma de jin e shari , para que se consiga assim a redução na altura total do projeto e uma planta compacta , parruda e muito bonita. Com a dramaticidade que a especie possibilita.
Esta é minha opinião , apenas . 🙄
claudionor anacleto14/02/2013 19:51
esta planta eu preferi deixar ela descançando por um bom periodo nao quiz postar fotos antes dela estar no estado que se encontra agora,e como podem ver esla esta muito saldavél ,quanto a data ela já esta comigo a um ano e oito meses,quanto a podas eu conheço bem a espécie e com certeza á um longo caminho para percorere uma planta de dificíl condunçao e como vocês diceram é facil de cometer erros e comprometer a planta.
agradeço a todos pelas imformações
abraços.

Sergio Batalini15/02/2013 08:43
Bom dia !
Veja este exemplo do grande bonsaista Lustosa:
Este é o endereço do link para que vc possa ver o topico todo :
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11796&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=Luiz Andriani15/02/2013 09:14
Realmente um lindo trabalho, inspirador...
claudionor anacleto15/02/2013 19:38
gostei mesmo estou pesquizando bastante e na primavera que vem irei começar a trabalhar nela
abraços