Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Praga em carmona?

Eeris20/02/2006 13:05
Praga em carmona?
Olá pessoal,

Tenho um pré-bonsai de carmona que está com forte brotação e muitas flores, mas notei que está sendo infestada por uma espécie de praga que não consigo identificar. Estou muito preocupada pois já aconteceu a mesma coisa com minha árvore da felicidade, e esta quase veio a falecer, creio que por conta da infestação 😕

Não consegui tirar foto da praga pois é muito pequena, mas achei esta foto na internet, e é muito parecida mesmo. Pelo que andei vendo parece ser ácaro ou ninfa de pulgão:

Alguém saberia dizer o que é exatamente? E qual seria a melhor solução para exterminá-la? Na árvore da felicidade eu utilizei um inseticida natural da marca "Combat", à base de óleo de citronela e extrato de pimenta, com aplicação quinzenal, mas o resultado foi muito lento e ainda suspeito que a planta sofreu bastante com as aplicações...

Aguardo opiniões 🙂

Abraço,
darkaso20/02/2006 18:39
Eeris,

se for mesmo o qwue está na foto você pode utilizar uma solução caseira, mas muito usada no meio agrícola, inclusive é confirmada com pesquisas da embrapa. Compre um pedaço de 10cm de fumo de rolo, pique todo e cubra com álcool. Tampe e reserve. Pique mais ou menos 1/5 de um sabão de côco em uma vasilha ou copo e coloque água. Depois de uns três ou quatro dias o sabão já estará dissolvido e o álcool estará bem escuro. Coe os dois dentro de um borrifador e aplique na planta. Desculpe a imprecisão dos dados, é assim que me lembro. Acho melhor deitar a planta de lado para aplicar, evitando o contato da solução com o solo.

T+
Eeris20/02/2006 20:53
Olá,

Agradeço a dica. 🙂

Gostaria de saber qual a periodicidade indicada para a aplicação... Esta mistura pode ser usada como preventivo também? E com que frequência?

Abraço,
darkaso20/02/2006 20:58
Eeris,

desculpe, dei a informação faltando não é! Pode aplicar a cada três dias. Se tiver tempo pode aplicar com uma escova de dentes de cerdas macia para agilizar o processo. Nunca ouvi falar como preverntivo, mas, a aplicação bem no início vai ser bem melhor que uma infestação. como temos contato com as plantas todo dia, isso fica fácil de vigiar.
Angela Fernandes21/02/2006 00:50
Oi Manoela !!!!! 😂 😂 😂

QUE LOUCURA !!! TIVE O MESMO PROBLEMA COM 2 CARMONAS !!!! 😮 😮 😮

Apliquei combat e no dia seguinte deixei a planta peladinha, retirei todas as folhas e continuei aplicando de 3 em 3 dias o remédio. Parei 15 dias depois....

Incrível.... em 30 dias as plantas começaram a brotar e hoje estão belas.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Eeris09/03/2006 20:53
Pessoal,

Como fiquei um pouco traumatizada com a minha experiência com o "Combat" na árvore da felicidade, resolvi experimentar a calda de fumo, e aqui registro minha experiência:

Fiz 3 aplicações (de 3 em 3 dias), não fiz desfolha e percebi o aparecimento de vários pontinhos pretos, que pelo que observei acredito que tenham sido os bichinhos mortos.

Atualmente não há mais pontinhos pretos e nem novos bichinhos, parei com a aplicação e estou observando a planta, que continua a florir sem parar 🙂

Só tem um probleminha: tenho calda e fumo de rolo para os próximos 5.000 anos! 😮ops: É que a mistura rende muito 😲

Mais uma vez, obrigada a todos pela ajuda 😄

Abraço,
Euzinmesmo09/03/2006 21:08
Mais uma prova que produtos caseiros são os the bestes (sim, escrito errado ^^) :mrgreen: