Alporque em Jabuticabeira (Sucesso)??
Dino15/02/2013 10:15
Alporque em Jabuticabeira (Sucesso)??
Depois de muito ler e ver videos sobre alporquia, finalmente criei coragem e parti para um alporque numa jabuticabeira. Observem o porte do tronco tomando como referência a caixa de fósforos (segunda foto). O corte está logo abaixo de uma curvatura que pelas fotos não da pra ver muito bem.
Foi usado musgo umedecido em solução de vitamina B1 (Enraizador).
Espero que dê tudo certo.
Vejam as fotos.

-

-

-

-

-

-

-

---------
romeucr15/02/2013 10:23
Dino, você leu bastante sobre alporque, mas leu sobre alporques em jabuticabas?
O alporque nesta espécie é bastante difícil para não dizer impossível. Mas vale a pena tentar e ver com os próprios olhos
Djalmo15/02/2013 10:38
Romeu, aprendi aqui no forum que é possivel este alporque, apresar de nunca ter alcançado o susseço nestas esperiências, acho que não tive o devido cuidado, mas fica a dica, sugundo os colegas aqui do forum em seis meses vc podera ter o seu alporque enrtaizado, mas vai depende da tua sorte e cuidados!!!!
Abraço
Filipe Henrique15/02/2013 10:45
A UNICA VEZ q vi da certo um alporque nessa especie nos 10 anos q me interesso por bonsai foi usando torniquete(estrangulando o tronco com arame) q um colega compartilhou com agente as fotos aqui no fórum. o tempo de espera é de aproximadamente 2 anos.
2 anos.... é tempo suficiente pra fazer um pre bonsai de jabuticaba de 3 a 4 cm de base se plantado no chão a partir de semente. portanto, o material a ser feito o alporque deve ser igual ou melhor q isso.
flw
t+
Dino15/02/2013 11:45
Re: Meu Primeiro Alporque em Jabuticabeira
Oi pessoal, mesmo sabendo das dificuldades, eu resolvi tentar, até porque, não se perde muito se não der certo.
Tenho uma jabuticabeira desde a semente, está com 2 anos, 40 cm de altura e a base ainda fina pro meu gosto.
Mas vou esperar pra ver no que dá. Obrigado a todos.
Filipe Henrique15/02/2013 13:23
blz. mas tenta fazendo com o torniquete, acho que a parte de baixo do galho que vc esta tentando agora é até mais interessante.
e quanto ao pré, tenho um amigo que nem da pra acreditar o tamanho que ficam as plantas dele em 2 anos no chão... vou fotgrafar quando for a casa dele.
abraços
Edicarlos Roberto15/02/2013 19:56
Pois é Felipe eu estou com uma mudinha de 2 anos e nao passa de um raminho... coloca a foto dela aí pra gente ver.,..
Luiz Andriani15/02/2013 20:31
Filipe escreveu:
blz. mas tenta fazendo com o torniquete, acho que a parte de baixo do galho que vc esta tentando agora é até mais interessante
Como funciona o torniquete? De onde surgem as raizes? Tem algum material da técnica pra me indicar?
Filipe Henrique15/02/2013 20:35
rapaz... não que eu me lembre agora, mas se sei é pq li em algum lugar...
vou fotografar qq hora e postar em MATERIAS.
mas consiste basicamente em pegar um arame grosso e estrangular a planta onde se faria o anel do alporque. vc interrompe parcialmente o fluxo de seiva com o arame ao invez do corte, é bem simples.
uso muito isso pra fazer alporques em shimpaku.
Luiz Andriani15/02/2013 20:41
Acho que entendi, a "trouxa" com o musgo faço da mesma forma, apenas alterando a forma de interrupção do fluxo... Parece menos radical, o fluxo de seiva vai ser rompido lentamente e a chance de pegar deve ser maior... Seria isso?
Dino15/02/2013 23:03
Filipe escreveu:
blz. mas tenta fazendo com o torniquete, acho que a parte de baixo do galho que vc esta tentando agora é até mais interessante.
abraços
Não, não. a parte de baixo tem um defeito, pela foto não da pra ver, e além disso, a parte por mim selecionada possui uma curvatura bem legal que pela foto tb não se vê. Mas pode ter certeza, nesta árvore escolha melhor não há.
SEKI - Elio Luis Secchi15/02/2013 23:16
Algumas considerações baseadas em longa experiência com alporques. Em jaboticabeira não é impossível, mas muito difícil enraizar. Mesmo usando esta técnica de alporquia em outras espécies há mais de 30 anos, em jaboticabeira o melhor que consegui foi o enraizmento de um galho da grossura de um cabo de vassoura e que aconteceu num prazo de um ano e meio. Durante este período várias vezes foi necessário retirar novamente a casca que insiste em se aproximar da cicatrização, mesmo que tenha retirado além da casca uma parte de madeira. Uma vez enraizado o alporque há outra "aventura": a retirada dele sem que ele venha a morrer. é necessário observar a época adequada e ainda mais seguro seria colocar por uns 6 meses um vaso com substrado no próprio galho a fim de aumentar o enraizamento. Outro detalhe que deve ser observado meio em seguida é o tamanho da folhagem que está acima do alporque. É simplesmente impossível se retirar um alporque com raizes tão pequenas que estarão formadas se tiver acima dele uma grande quantidade de galhos. Então é necessário fazer uma poda de galhos, deixando apenas umas poucas brotações novas que estão ali acima.
Mas é necessário deixar folhagem para que haja o enraizamento...
Brabo é o que aconteceu comigo ( e é comum acontecer em espécies difíceis): depois de 18 meses esperando o enraizamento, mesmo tomando todos os cuidados na retirada, a muda não cresceu, vindo a óbito....
abraço
Dino15/02/2013 23:52
Bom pessoal, se não é impossível então vamos nos animar.
Sempre penso assim. no lado bom. além disso, se vê por ai no Forum várias Jabuticabeiras de porte bom, e pelo jeito não são oriundas de sementes.
Faço então o seginte, se enraizar, eu adapto um vaso com substrato de boa qualidade a fim de melhorar as raizes, e é certo que quando for remover a muda, terei que fazer uma pode de quase 100% dos galhinhos, deixando apenas umas poucas folhinhas verdes balançando sob a brisa fresca do amanhecer.
Abraços a todos.
Filipe Henrique16/02/2013 02:54
brother, os bonsai de jabuticaba q eu vejo por ai tem basicamente 2 origens (tirando as do meu amigo WERLON que são todas de semente... muito bonita a coleção dele diga-se de passagem)
1 viveiros
2 yamadoris
alporque de jabuticaba virar bonsai eu nunca vi, nem pessoalmente nem no fórum... vi um e somente um alporque por torniquete no fórum ou no facebook de algum amigo bem enraizado(feito por torniquete e não por anel) , mas não era pre-bonsai ainda apenas uma "estaca" se não me engano, de qualquer forma vou acompanhar torcendo por vc!
boa sorte
abraços
Filipe Henrique19/02/2013 11:03
por coincidência... hj olhando umas fotos no facebook achei oq eu havia comentado, a unica alporquia com provas fotográficas de exito que já vi:

"primeiramente, insisti por 2 anos com cintamento e esfagno. Cicatrizou.... na última tentativa usei o método do torniquete e usei um vaso com substrato padrão 50% pedrisco e 50% terra preta. Aqui está o resultado, um ano e meio depois "
Julio Veg Silveira
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=3821526663079&set=at.1128109289328.2019241.1425063973.100000093210730.541226455&type=1&theater
Como já havia mencionado também, o método usado foi torniquete como da pra perceber na foto.
Dino19/02/2013 11:11
Felipe, me diz qual a diferença química entre torniquete e anel...
Baseado nesta diferença posso ver o que melhor se adapta para minha região.
Depois, 1,2 ou 3 anos não importa. Só preciso do resultado.
Haja paciência.
Abraços a todos.
Filipe Henrique19/02/2013 11:31
rapaz...
não sei te dizer isso, infelizmente.
rs
Aqui eu to me baseando apenas empiricamente.
já vi inúmeros métodos de reprodução de jabuticabas, mas o único que vi por relatos e registro fotográfico de exito foi esse.
eu acredito que o torniquete force um calo de cicatrização que estimule as raízes alem de interromper apenas parcialmente o fluxo de seiva, mas é mera especulação.
Lili Nagao19/02/2013 16:02
alporquia em jabuticaba é difícil e demorado, mas não impossível. Mas eu acho que esse galho é muito grosso, mas sei lá... não custa tentar. Aqui tem várias jabuticabeiras, algumas alporque, outras semente. Mas eu não acho que bonsai por alporque fica bom...
Aqui tem 2 fotos da jabuticabeira, as duas com aproximadamente 23 anos... as duas plantadas em vasos semelhantes e olha a diferença do nebari da semente e do alporque...

Dino24/02/2013 11:27
Oi Filipe? bom dia a todos...
Vasculhando a Web encontrei uma materia que acredito dar certo em Jabuticabeiras e vou fazer um teste.
Consiste numa tecnica japonesa (mais uma deles) em fazer um alporque enchertado com raizes de mudinhas da mesma especie. Veja o que foi feito num Pinheiro Negro no link a seguir.
http://kingii.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-04-14T02:32:00-07:00&max-results=7
Vou fazer isso num alporque na Jabu aqui do meu pai, ele não importa até porque se não der certo a planta dele continua como está.
Dino24/02/2013 11:29
LILI NAGAO você vai fazer bonsai desas duas????
quer me vender uma delas????
Lili Nagao24/02/2013 14:27
oi Dino. A com nebari bonito já está sendo preparada para para bonsai e está com cerca de 80 cm . A da alporquia, de tronco reto, continua em vaso normal, tem cerca de 150cm e eu não pretendo mexer nela. (é uma opinião pessoal, mas bonsai por alporquia não fica bom).
Vendo elas sim, e tenho outras do mesmo porte e tb mudas mais jovens. Se vc quiser, me mande msg privada e te mando fotos, preços e demais detalhes.
P.S. Pq será q a foto do meu perfil sumiu?
Dino03/12/2013 16:31
Olha aí pessoal, depois de 8 meses, vamos ver o que tem dentro do bombom do alporque na jabuticabeira.

Agora me digam se isto aí pode vir a ser as raizes querendo brotar.
-
Outra foto...

Tenho a impresão de que isto aí pode ser raizes brotando.
Guilherme Luz04/12/2013 20:57
Sinto lhe informar, mas num parecem ser raízes não viu...
Eu já passei por isso, isso é a casca da parte de baixo tentando cicatrizar...
Mas continha tentando cara, utilize algum hormônio enraizador.
Um forte abraço e continue postando...