Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

GERMINAR SEMENTES DE ACER (Red Maple)

Dino28/02/2013 11:12
GERMINAR SEMENTES DE ACER (Red Maple)
Olá pessoal, adquiri algumas sementes de RED MAPLE (Acer rubrum) e me disseram para colocar na geladeira envolvidas em um substrato.

Minha dúvida é; que material usar como substrato, uma vez que deverá ficar dentro da geladeira por cerca de 100 dias ou até começar a germinação.

Abraços a todos.
Seph190301/03/2013 08:32
Acer
Acompanhando, pois também tenho por aqui sementes de red maple e tatarian maple...
Dino01/03/2013 10:34
Re: Acer
Seph1903 escreveu:
Acompanhando, pois também tenho por aqui sementes de red maple e tatarian maple...

E você ainda não se arriscou a germiná-las???
Seph190305/03/2013 08:12
Deixei para o início do ano de 2013...
Aí faltou tempo rsrs...
Mas já está passando da hora...
Bom, dentro de alguns dias começa a esfriar, se preparando para o inverno...
Então dá pra fazer o teste sem fazer os esquemas de água morna e tal...
Dino05/03/2013 10:31
Esquema com água morna?????
Não vi sobre isso não. Apenas coloquei na geladeira,,,, em algodão umido.
izaias catelli05/03/2013 10:54
Comprei milhares de sementes de acer no e-bay. Não quero desanimá-los mas, mesmo usando todas as técnicas recomendadas, nunca, uma sequer, germinou. Segundo um vídeo da internet, só germinam as "fresh seeds", ou seja, as recém colhidas e submetidas a estratificação.
Renato Rennan Rezende05/03/2013 17:04
Pois é... concordo com o amigo aí em cima... eu já tentei de tudo quanto é jeito mas não germinam essas sementes importadas. Mesmo que, quem lhe enviou tenha recém colhido, até as sementes chegarem na sua casa as chances já diminuíram pra quase zero. Desculpe a sinceridade mas é melhor não criar expectativas.
Seph190307/03/2013 07:51
Estratificação de Acer
dino44

segue um tópico legal que eu encontrei aqui mesmo no fórum.
Ele remete a um outro link também. É nessa técnica que estou me baseando para fazer a estratificação.

Dá uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6067

Quem sabe abrimos a mente!!!
Abraço
Dino07/03/2013 11:20
Re: Estratificação de Acer
Seph1903 escreveu:
dino44

segue um tópico legal que eu encontrei aqui mesmo no fórum.
Ele remete a um outro link também. É nessa técnica que estou me baseando para fazer a estratificação.

Dá uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6067

Quem sabe abrimos a mente!!!
Abraço

OK Seph1903, li o topico e agora as 11:08 as semente já estão dentro da água aquecida,,, mas não foi dito por quanto tempo as semente deverão ficar na água. vou deixar por uns 20 minutos,,, vou trablhar, e a noite coloco de novo em agua aquecida,,, repetirei isso amanhã e então colocarei no substrato e dentro a geladeira.
Todo dia vou olhar, pois o potinho será de plástico transparente.
Em 60 a 80 dias vamos ver no que dá.

Ah,, coloquei 10 sementes, se nascer uma só, já ficarei super feliz.

Grato pelo empenho. Abraços a todos.
Seph190308/03/2013 20:32
Eu também farei dino...
Vamos compartilhando certo?
Quando vê, um faz alguma coisa diferente e pimba!
Tá lá o corpo brotando da areia...rsrsrs

Abraço e boa sorte pra gente...
Dino08/03/2013 22:55
Claro que sim.

Amanhã elas vão pro "frigorífico" como disse o português que nos deu essa dica. Aqui eu fico com a geladeira mesmo. rsrs.

O substrato que já preparei tem a mesma cara daquele da foto com as sementinhas germinando; Terra de jardim e areia lavada.

Estou esperançoso, afinal, aqui é muito difícil conseguir uma muda de Acer, por isso decidi partir para a aquisição destas sementes.

Ah, vou adquirir também mais 100 ou 200 sementes de Pinheiro Negro.

Até o próximo post,, e abraços a todos.