Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda para identificar espécie.

Eunice C02/03/2013 21:39
Ajuda para identificar espécie.
Olá, amigos.
Há um tempo atrás, coletei essas mudas de nativas, que a meu ver parecem ser da mesma espécie, porém, não conheço a espécie.
Alguém conhece?

Segue as fotos:

SEKI - Elio Luis Secchi02/03/2013 22:15
Eunice, o aspecto foliar das leguminosas, especialmente quando jovens são bastante parecidas. Eu diria ser impossível afirmar que planta é somente por fotos assim. Seria importante ter alguma outra referência, a flor, ou a vagem, a semente, enfim...
Bem, pode ser caliandra, angico, leucena, flamboyant, etcc...Pelo aspecto da casca, a longa distância, eu reduziria estas possibilidades a calliandra ou angico...Detalhe: a planta mãe é uma planta grande? Ou um arbusto? Se for planta grande popde ser angico, se for somente um arbusto já vai praticamente certo para caliandra... enfim... veja o que mais pode nos fornecer de informação.
abraço
Marlon Fontoura03/03/2013 00:16
Eu digo que é uma leucena.
juan.martins03/03/2013 02:31
Leucena. Tenho várias aqui. Talvez a única dificuldade em "domá-las" é elas se ramificarem pouco, mas ramificam, e com o tempo elas até apresentam bom resultado nesse quesito. As minhas têm respondido a aramações e trações nos galhos; talvez não tão bem como em outras espécies, mas respondem.
Eunice C03/03/2013 14:49
Elio Luis Secchi escreveu:
Eunice, o aspecto foliar das leguminosas, especialmente quando jovens são bastante parecidas. Eu diria ser impossível afirmar que planta é somente por fotos assim. Seria importante ter alguma outra referência, a flor, ou a vagem, a semente, enfim...
Bem, pode ser caliandra, angico, leucena, flamboyant, etcc...Pelo aspecto da casca, a longa distância, eu reduziria estas possibilidades a calliandra ou angico...Detalhe: a planta mãe é uma planta grande? Ou um arbusto? Se for planta grande popde ser angico, se for somente um arbusto já vai praticamente certo para caliandra... enfim... veja o que mais pode nos fornecer de informação.
abraço

Olá,Elio Luis.

Colhi essas mudinhas do chão, então sobre as sementes não sei dizer.
No loca,l não havia nem um pé de caliandra, nem flamboyant. Angico acredito ter uma mudinha, porque com a ajuda dos colegas aqui do fórum em um outro tópico, e pelas características das sementes que germinei é ao que mais se assemelha, ela tem espinhos, olha a foto, é diferente destas que mostrei antes:
.

Andei pesquisando, os nomes citados, e vi que haviam muitas árvores com vagens como as da leucena e jurema branca, aliás, a vagem é a única diferença que percebo entre essas duas, há mais mais alguma distinção que não percebo?
Tinha também tamarindo, mas tamarindo tem espinhos, não tem?
Bem, Elio, parece que por eliminação, estamos entre leucena e jurema, certo?

Obrigada,
Abço.
Eunice C03/03/2013 14:50
Marlon Fontoura escreveu:
Eu digo que é uma leucena.

Está parecendo que sim, Marlon.
Obrigada.
Abço.
Eunice C03/03/2013 14:54
juan.martins escreveu:
Leucena. Tenho várias aqui. Talvez a única dificuldade em "domá-las" é elas se ramificarem pouco, mas ramificam, e com o tempo elas até apresentam bom resultado nesse quesito. As minhas têm respondido a aramações e trações nos galhos; talvez não tão bem como em outras espécies, mas respondem.

Olá, Juan.

Aramei alguns galhos da primeira, e realmente responde muito bem, mas ainda é muito novinha.

Estou na dúvida entre leucena e jurema.

Obrigada.
Abço.
Elio03/03/2013 18:51
Leucena!
Eunice C03/03/2013 20:49
Elio escreveu:
Leucena!

Oi, Elio.
Como diferenciar a leucena da jurema branca, além das vagens?
Elio03/03/2013 21:48
Eunice, tive algumas Leucenas e o que era característico é a cor do ramo novo, antes de lignificar: Arroxeado.
Não tenho Jurema mas pelo que me consta o ramo novo é de cor esverdeada e nas folhas tem mais folíolos e foliolulos.

abraço
Renan Alves Santos03/03/2013 22:50
Também tenho algumas Leucenas aqui. e é bem provável que seja Leucena mesmo!
Thiago Batista04/03/2013 00:09
Eunice,

Jurema branca (Mimosa artemisiana) tem espinhos. Leucena não os tem.

Abraços.
juan.martins04/03/2013 13:23
Eunice, um outro detalhe também. As leucenas tem um fortíssimo crescimento apical; repare na primeira foto que você postou.
Leandro Ferraz04/03/2013 14:48
por curiosidade essa planta fecha a folha quando é tocada?
posta foto de mais perto para ver os espinhos.

esta parecendo ser a mimosa sensitiva.
Eunice C04/03/2013 19:55
Elio escreveu:
Eunice, tive algumas Leucenas e o que era característico é a cor do ramo novo, antes de lignificar: Arroxeado.
Não tenho Jurema mas pelo que me consta o ramo novo é de cor esverdeada e nas folhas tem mais folíolos e foliolulos.

abraço

Ok, Elio.
Notei essa característica nas minhas plantas, mesmo os galhos ainda novos são arroxeados. Valeu, obrigada.
Abço.
Eunice C04/03/2013 19:57
Renan Alves Santos escreveu:
Também tenho algumas Leucenas aqui. e é bem provável que seja Leucena mesmo!

Com tantos dados, já não tenho mais dúvidas: leucena.

Obrigada, Renan.
Abço.
Eunice C04/03/2013 20:00
Thiago Batista escreveu:
Eunice,

Jurema branca (Mimosa artemisiana) tem espinhos. Leucena não os tem.

Abraços.

Valeu, Thiago.

As plantinhas não possuem espinhos, e tem os galhos novos roxos, então, eu acredito mesmo que seja leucena.

Agradeço as informações.
Abço
Eunice C04/03/2013 20:03
juan.martins escreveu:
Eunice, um outro detalhe também. As leucenas tem um fortíssimo crescimento apical; repare na primeira foto que você postou.

Sim, Juan, é verdade. E olhe que já podei os ápices, não para de crescer.

Valeu, obrigada.
Abço.