Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

sugestões p/ ficus

Lili Nagao03/03/2013 22:14
sugestões p/ ficus
ganhei esse ficus já faz um tempiho, mas ainda não parei pra pensar no que fazer com ele . alguém tem alguma sugestão pra deixar ele menos feio?

Luiz Andriani03/03/2013 22:27
Tem um bom nebari e o calibre está legal, o que você pretende pra ele? Que altura de planta? Uma idéia seria começar a dar forma e direção aos galhos superiores e abrir pra uma copa...
Lili Nagao03/03/2013 23:11
então, luiz. Não pensei em nada por enquanto. Como não me interesso mto por ficus, ele tá meio q largado aqui.
Luiz Andriani04/03/2013 08:18
Eu aramaria os galhos para começar a montar uma copa, como vc nunca mexeu nele eu sugiro por borracha em volta para ir tracionando e curvando aos poucos e evitar a quebra de algum galho.
MarcoBonsaiPoa04/03/2013 17:13
Uma alternativa de várias seria dar espaço pras raízes crescerem. Dar vigor ao crescimento...
Lili Nagao04/03/2013 20:46
é... acho q vou fazer isso. vou trocar de vaso, pra deixar ele se desenvolver melhor, e depois vou abrir a copa dele. Não tem muito o que fazer agora, ne?
Sergio Batalini04/03/2013 21:39
Mas, sendo vc da familia Nagao , com os famosos Matso Nagao tem duvidas de como proceder com esse ficus ??? 😲 Certeza... rssrs ❓
Lili Nagao04/03/2013 22:29
ah... Bonsérgio... como eu disse... nunca me interessei por ficus. Mas esse eu ganhei, né? rs... tenho que fazer alguma coisa... Eu sempre olho ... olho... olho... e acabo deixando ele pra lá, e vou ver meus pinheiros. 😮ops:
edson060505/03/2013 00:38
LILI,
acho que não há muito a fazer...
é um Fícus benjamina variegata; pelo que sei não gosta de desfolha total. Eu fiz uma poda drástica certa vez num benjamina que foi fatal.
Acho que uma copa parecida com HOKIDASHI (Estilo vassoura) ficaria bom. Para tentar outro estilo teria que podar alguns galhos...
Se minha fosse eu capricharia na adubação para, com os novos brotos, reduzir a altura da planta...
Neste ponto marcado há uma brotação favorável à redução da altura:

Edson.
Lili Nagao05/03/2013 19:00
é... acho q é isso mesmo q vou fazer: deixar ele encorpar , e depois vou reduzindo aos poucos.
Obrigada!