ANDRÉ_F09/03/2013 12:19
Caliandra Rosa
Olá amigos...
comprei essa caliandra há uns 2 anos. Ela deve ter em torno de 6, se for seguir a idade dela que havia no vaso quando comprei (04 anos). Minha dúvida é se devo colocá-a em um vaso maior para engrossar os galhos. Apesar de gostar (e precisar) de bonsais menores, estou com dificuldade de mantê-la pequena, pois tenho medo de podá-la muito curta. Notem que os galhos estão bem longos pelo tamanho dela. Seguem fotos dela antes e depois de uma poda que fiz.
Qual a sugestão de vocês???
agradeço.. abraços, fiquem com Deus!!!

LUIZ ARTHUR09/03/2013 17:20
Andre F
A unica forma de manter ela pequena e podando. A caliandra aguenta bem as podas. Se quiser deixar maior ai tera de plantar ela em recipiente maior ou no chao.
Abraco
Elio13/03/2013 20:55
André, pode podar bem curto, mas na época certa. Início da primavera!
abraço
ANDRÉ_F27/10/2016 17:58
Atualizando 10/2016
Boa tarde,
atualizando. Fiz um falso transplante ano passado pra um vaso um pouco maior, ela nem sentiu. Adubei mais forte esse ano e ela respondeu bem. Essa é primeira floração mais vigorosa dela. A floração não foi melhor pois ela está pegando de 3 a 4 horas de sol da manhã apenas, e não consegui ficar virando o vaso pra equilibrar a incidência de sol em todos os lados. Creio que na próxima ela fique com bem mais flores.
Caso não visualizem, me avise que eu tento de novo.

João Paulo Batista Lyrio23/11/2016 17:39
Bonitona, tem uma que plantei em frente de casa e também está assim. Estou com uma, em fase adolescente ainda, rsss...
Muito bonita a sua, abraço.
João Pinheiro24/11/2016 19:58
Parabéns Andre!
Que diferença para a primeira foto!
O legal de tirar foto a noite dela é que podemos ver melhor sua estrutura. Mas nada como vê-la verdinha pela manhã!
Um abraço!
ANDRÉ_F26/11/2016 01:22
Olá, amigos.
Obrigado pelos comentários. É uma pena a floração dela durar tão pouco. Percebi que ela abre a flor durante o dia, pois, saio pra trabalhar e ela ainda está fechada e ao chegar em casa ao fim do dia recebo esse presente. Mesmo a noite não pude perder a oportunidade de fotografá-la, ela não aguentaria até de manha. Aliás, nao só de manhã, o contraste dela a noite é lindo tb.
Abraços, fiquem com Deus!
João Paulo Batista Lyrio26/11/2016 20:51
Realmente, essa espécie tem as flores bem frágeis mesmo. Mas, a rosa eu acho mais resistente. Tem uma que plantei em frente de casa e está muito bem florida e fica um bom tempo. Agora, a branca que plantei em vaso para ser matriz e tirar mudas, é muuiito mais frágil. Não pode dar uma molhadinha que as flores murcham, mas logo depois surge outro broto e solta flor.
Rapaz, mas é muito atraente. Tenho também uns michos de vermelha, estão bem pequenas ainda, estou com intenção de colocar uma na frente de casa e outra, cultivar para bonsai.
ANDRÉ_F09/12/2016 19:02
Pois é, amigo, acho que esses desafios q enfrentamos durante o desenvolvimento das plantas é que nos dão tanta satisfação quando vemos o resultado alcançado. Sucesso aí pra vc. Deus abençoe!!!
João Paulo Batista Lyrio12/12/2016 10:14
A nós.
Amém!!