Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba reconstrução

ANDRÉ_F09/03/2013 12:34
Jabuticaba reconstrução
Bom dia a todos amigos...
em uma visita ao Romagnole dei esta jabuticaba de 15 aprox. de presente para uma pessoa (sogra..rsrs) que estava comigo no dia. A planta era linda estilo moyogi (eu acho). Ela conseguiu deixá-la no sol e sem água. O resultado segue abaixo. Ela secou praticamente toda. Morrendo de dó eu a trouxe para casa tentar revivê-la... Graças a Deus ela brotou. Agora tenho que dar um estilo a ela.
Quem tiver sugestões agradeço, pois ainda não sei o que fazer.
abraços, fiquem com Deus!!!

LUIZ ARTHUR09/03/2013 17:12
Ola,

Voce poderia fazer um jim neste galho parcialmente seco.

Abraco
Sergio Batalini09/03/2013 20:16
Putz, cara , judiação ...

Mas .. enfim .. não tem volta .

Acredito que os mais purista dirão que jin em tropicais não são muito adequados, pois que são encontradas com copas frondosas e cheias...

Se minha, faria uma poda drastica acima do segundo broto e eliminaria o mais baixo ou primeiro. Um falso transplante para uma bacia grande com substrato nutritivo e recomeçaria deste ponto , mantendo o crescimento livre por algum tempo.

Com este unico galho formaria o novo tronco e galhos ... Assim vc teria uma planta com base larga e baixa , possivelmente um moyigi...

Boa sorte e paciencia com a sogra... 😎
Denis Porto Lomba09/03/2013 21:22
Pô sogrinha....rs
Djalmo11/03/2013 14:47
Andre, se minha a planta, apesar de não ser a indicação, eu a mantria assim como esta, faria o falso transplante e formaria a copa com o jin saindo do meio da copa, acho que com o cresce e corta conseguira uma copa frondosa e com um jin esculpido pela natureza!!!!
Abraço
ANDRÉ_F12/06/2014 00:49
Atualizando. Leve poda de manutenção e retirada do galho superior.
Estou tentando seguir as dicas dos nobres amigos. Notei que mesmo com adubação o crescimento dela não está a contento. Talvez tenha tido um trauma e demore a recuparar. Mas, paciência.

- A intenção é trazer a copa à frente do tronco seco e usar a última foto como frente. Não sei se é o correto, pois, o tronco é inclinado para este lado (vide a foto2)frente. Há problema estético nisso??
- Penso também em reduzir a ponta do jin para uns 4 dedos acima da copa.
- Alguém sabe onde comprar calda sufocálcica para o tronco???
Aguardo a ajuda e sugestões dos amigos.
abraços
André
SEKI - Elio Luis Secchi13/06/2014 11:02
Andre, você fez um bom trabalho aí. Parabéns! Concordo com o encurtamento do jin e possivelmente no futuro a retirada total. A tal história de não fazer jin em tropicais, o que eu discordo em parte. De fato a longo prazo, nas tropicais da natureza a tendência é os galhos mortos apodrecerem e cair, ficando somente a copa verde. Esta é a razão pela qual os puristas, como disse meu amigo Sergio, desaconselham o jin neste tipo de planta. Porém existe uma transição entre o galho secar e apodrecer caindo totalmente, que em muitos casos pode levar anos, até décadas. Ora, neste momento de transição, também na natureza teremos a presença do jin. então esta questão de retirar ou não o jin em sua planta eu acho que somente depende do seu gosto. Se você gosta de jin, faça o tratamento com calda e mantém, que ficará bom. A calda sulfocálcica se consegue na maioria das regiões com ceta facilidade em casas de produtos agropecuários. Se não encontrar a saída é comprar no ML.
Abraço
ANDRÉ_F16/06/2014 00:59
Obrigado amigo Elio. Concordo com vc em tudo o q disse sobre as tropicais. Realmente elas passam por todas essas etapas lentamente. Creio que vá manter o jin sim, apenas encurtando-o e passando a calda. Obrigado pela colaboração mais uma vez.
abraços
André