Ptecolobium
joellagunasc09/03/2013 17:34
Ptecolobium
Pedro Reimão09/03/2013 18:26
Um trabalho primoroso em minha humilde opinião.
Att Pedro Reimão.
Victor Néto10/03/2013 00:56
Muito bonito!
Bota um pouco de musgo no substrato, daria um bom efeito.
nickyfury10/03/2013 06:55
bonsai
Está bem encaminhado, mas falta agora alongar e ramificar os galhos, que estão proporcionalmente menores que a copa. Com uma boa ramificação lateral nos galhos, voce conseguirá criar um efeito melhor neles, aumentando sua área de exposição ao mesmo tempo que trabalha seu alongamento.
Por outro lado, defina melhor o ápice da planta, baixando com aramação alguns galhos da composição atual. Os galhos que estão situados atrás, por exemplo, podem ser usados para formatar o fundo da planta se voce os baixar um pouco mais. Formate a copa usando o galho apical, o que irá agregar um pouco mais de altura a sua planta, mas trará uma definição visual, esteticamente falando, melhor. Use um dos galhos altos, situado mais na parte lateral esquerda para formar um outro galho pouco acima do desse segundo galho. Por último, na próxima primavera sugiro reenvasar usando um recipiente de bordas mais baixas e um pouco maior que o atual
Com isso, você cria um galho sobreposto a outro, distribuindo melhor o conjunto e dando mais equilíbrio para sua planta. Por último, sugiro que na próxima primavera você reenvase a planta usando um vaso retangular um pouco maior que o atual mas de bordas mais baixas (a metade desse estará bem), adequando melhor o conjunto planta e vaso).
joellagunasc10/03/2013 10:21
Vitor , o musgo eu acho muito legal quando for expor o bonsai , mas para o dia a dia a meu ver ele dificulta muita a limpeza e a irrigaçao.
Nicky , obrigado pelas dicas.
Djalmo11/03/2013 14:29
Acompanhando este belo trabalho, o material esta lindo e apos as colocações dos colegas vai ficar ainda mais lindo, parabéns!!!!
joellagunasc11/03/2013 17:21
Achei as fotos da evolução deste Pteco:

Janeiro de 2010

Janeiro de 2010

Janeiro de 2010

Janeiro de 2010

Outubro de 2011
SEKI - Elio Luis Secchi11/03/2013 22:54
Boa evolução Joel, gostei do trabalho. Já está bonito mesmo. Claro, sempre tem o que melhorar... Assino as dicas do amigo Nicky. Abrir mais o tamanho da copa, especialmente na parte mais baixa vai ajudar a tirar um pouco da impressão de planta muito longa que no caso não é muito indicado para a espécie. Mas agora é refinamento. É ganhos que se tem. Pois a planta foi bem formada até aqui.
abraço
Thomas Eckert12/03/2013 17:42
Acho essa sua planta demais, ja tinha imagens dela salvas aqui, gosto muito do formato da copa e altura do tronco!!
Parabéns
Abraço
joellagunasc13/03/2013 10:12
Valeu as dias Elio
Ok Thomas , vou postar a evolução dela
Abraços
Marcio Misso15/03/2013 16:36
OI Joel.
Muito legal a evolução desse piteco. Tenho alguns em treinamento aqui em Floripa. Ganhei umas sementes e nasceram alguns tb.
As vezes passo por laguna. Vc tem algum viveiro que possa ver visitado?
Muito legal tb as mesas em madeira. Trabalho fino este. Vc quem os fez?
Valeu
Abraço
Matheus Falcão15/03/2013 17:59
Bonita planta, ela é de semente, estaquia, alporque ou foi coletada?
joellagunasc15/03/2013 18:58
Marcio e Matheus obrigado pelos elogios , este piteco tu nao vai acreditar , mas eu ganhei da nossa colega de bonsai a Angela Fernandes , ela me mandou a muda com uns 5cm dentro dum envelope do correio como carta normal do RJ , esta e mais 3 e todas pegaram bem.
Eu tenho um viveiro aqui em casa mesmo (moro num sitio) que eu fiz por causa dos ventos fortes da uma olhada nele neste post:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8258
Esta postagem tem todos os viveiros que eu ja fiz rssss
As mesas fui eu que fiz tambem:Ai vai o passo a passo
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17189&highlight=shoku
Quando vieres para laguna me liga que eu te mostrarei tudo com maior prazer 48 84194508
Matheus Falcão15/03/2013 19:10
Nossa cara, conferi os outros links, que legal! Exemplo de amor e dedicação, parabéns!
Quanto aos pitecos, são muito resistentes então né, estou em busca de mudas agora. Nada melhor que espécies resistentes para aguentar um iniciante.
joellagunasc15/03/2013 19:12
Matheus , são bem resistentes e pegam bem fácil. Vai em frente!! Em goiania tem a Associaçao de Bonsai
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=38Matheus Falcão15/03/2013 19:35
É, aqui tem a AGB, que parece estar meio inativa. Estou vendo se consigo conhecer o pessoal.
Marcio Misso16/03/2013 13:00
Muito legal seu trabalho. Na real, eu já havia visto o tópico da evolução do viveiro. Aliás, muito útil, uma vez que também preciso de um lugar protegido do vento excessivo e sol da tarde.
HJ e amanhã haverá exposição de Bonsai e cultura japonesa em Floripa. Ve se aparece.
E, logo logo eu apareço em Laguna para conferir seu trabalho. Essas mesinhas são demais!
Abraço
joellagunasc20/03/2013 18:31
Quando vier pra cá me avisa.
Joel