Lbandeira11/03/2013 09:22
KAIZUKA
Djalmo11/03/2013 14:02
Lbandeira, amigo, em primeiro lugar não quero te desanimar, mas a forma como esta conduzindo teu trabalho esta meio equivoca, pois o arame deveria estar descascado e recozido, em segundo posso estar enganado mas tua planta parece muito com um shimpaco, mas ambas as espécies a época para poda, transplante, tração de galhos entre outros é no inverno!!!
Se minha a planta eu removeria os arames e a colocaria em local onde ela receba o maximo de insolação direta e no inverno tentaria algo, mas iniciaria com o reenvase, neste inverno e depois partiria para a estilização da copa!!!!
E acho que deveria ler um pouco mais sobre a tração de galhos e periodo mais apropriado para intervenções em cada especie.
Abraço
Lili Nagao11/03/2013 21:31
ola, bandeira! esse pinheiro é um kaizuka mesmo, não shimpaku. Mas eu estou achando ele meio pelado. vc podou?
Se fosse eu, cortava a pontinha, para dar uma desacelerada no crescimento vertical, plantaria ele num recipiente grande com substrato com boa drenagem e rico em matéria organica pra ele encorpar, e só depois trabalharia nele.
Thiago Batista11/03/2013 21:38
Concordo com o Djalmo. Antes de modelar a planta, você deve esperar se adaptar ao local onde se encontra.
Enquanto isso, leia sobre a espécie e como mantê-la viva e só depois parta para a segunda etapa que é a aramação.
No entanto, eu não esperaria o inverno chegar para envasá-la em um recipiente maior, mas sem mexer nas raízes. Corta fora esse recipiente com uma faca e, mantendo o substrato bem molhado, replante em uma bacia grande contendo caco cerâmico, areia, carvão vegetal e casca de pinus. Pesquise um pouco sobre substrato que voce vai achar a concentração certa para cada componente.
Lbandeira12/03/2013 16:26
Pessoal, obrigado pelas dicas. Me precipitei mesmo, mas no meu caso é normal...kkkkkkkkkkk. Respondendo algumas perguntas, ela não foi podada e não mexi nas raízes. Vou tirar esses arames e colocar ela numa bacia grande pra desenvolver e se ela vingar eu posto outro post pedindo opiniões sobre. Obrigado a todos.