Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tamarindo em treinamento

Denis Araújo17/03/2013 16:46
Tamarindo em treinamento
Comprei um tamarindo.
Fiz uma seleção de galhos e aramei.
O que vocês acham? Sugestões?

Seguem fotos:

Frente:

Lateral:

Superior:

Um abraço
matheus kochem17/03/2013 18:08
bela arvore tem um otimo futuro. seguindo publicação...
LEAO17/03/2013 18:50
Beleza!
Sergio Batalini19/03/2013 11:29
Bom dia , Denis !

Tomando a primeira foto como base para meus comentarios percebemos que apesar de ter aramados todos os galhos não imprimiu movimentos neles, deixando a desejar. Sendo que devemos sempre tentar direcionar os galhos na linha horizontal e o mais espalmados possivel.

Como esta não é possivel visualizar uma condução adequada, posto que o tronco tem otimo movimento até a bifurcação, mas depois dela forma-se um arco no galho da direita que depõe contra todo o projeto .

Ainda no galho da direita não temos brotações junto ao tronco, para logo depois surgir um amontoado de galhinhos, o que dificulta uma densificação mais harmoniosa.

Seguindo a linha do tronco notamos a sua intenção de criar um apce,mas a continuação do tronco se tornaria então o segundo galho, o que não me pareceu uma boa escolha ...

Por outro lado , vc tem dois brotos muito bons, que se a planta fosse minha seriam os galhos do projeto .

Tomando o espaço entre estes dois arames como futuro projeto e eliminando o restante . Entendeu ? Os arames que tem o tronco dentro ..

O primeiro galho da direita saindo do lado de fora da curva, perfeito , o segundo, a esquerda , tb otimo , e pronto .

Fazendo uma poda drastica para eliminar o galho longo demais e em arco , ou criar um jin e cortando logo acima do galhinho da esquerda ficariamos apenas com a planta que esta dentro dos arames citados .

As brotações virão e será possivel escolher galho de fundo e apce...

Uma planta bem mais baixa , compacta e condizente com o tronco ...

Esta é minha humilde opinião ... Meio confusa , mas espero que tenha entendido ..

😮ops:
Sergio Batalini19/03/2013 12:50
PS:

Na foto Lateral e superior , vemos que todos os galhos estão direcionados para a frente , sendo esse detalhe muito ruim , pois é tido como agressão apontar galhos na direção do observador . 🙄
Denis Araújo19/03/2013 20:49
Caro Bonsérgio,

Gostei muito de suas observações. Por enquanto vou deixar ela se estabilizar e na primavera devo fazer a poda drástica sugerida (a melhor época é no inicio da primavera certo?).

Na sua opinião, qual dos dois troncos você deixaria para fazer um JIN?

Um abraço
Denis Araújo24/03/2013 16:58
A brotação está muito rápida (apenas 1 semana após a desfolha). Estou tendo que cortar a ponta dos brotos para eles não crescerem demais.
Seguem fotos atuais:

Um abraço
Denis Araújo14/06/2013 09:49
Tamarindo após envasamento.
Após seleção de galhos e aramação, coloquei a planta em um vaso.
Ainda precisa engrossar os dois galhos inferiores, aumentar a densidade da copa e reduzir o tamanho das folhas.

O que acham?

Frente:

Lateral direita:

Por trás:

Lateral esquerda:

Topo:

josecarlosbarros18/06/2013 20:59
estou impressionado com o swing deste bonsai, que beleza de tronco. 😂
Claudio Soares II19/06/2013 21:47
Nosso amigo Bonsergio colocou muito bem suas observações, acredito de se vc segui as orientações dele, ou algo próximo disso, terá uma bela planta daqui uns 3 ou 4 anos. parabéns
Gilson Reis20/06/2013 19:30
Oi Denis,

Segue mais uma sugestão....

Abraço
Denis Araújo07/09/2013 14:13
Pessoal,

Estou preocupado com o tamarindo. Desde que fiz o transplante em 13/6 ele não deu nenhum broto. Também não caiu nenhuma folha. Está exatamente como ficou no transplante.
Pode ser o período de dormência ou vocês acham que tem algum problema?
Gilson Reis07/09/2013 14:29
Olá Denis,

Tenho duas mudas e ambas pararam o o crescimento desde o inicio do inverno e até agora também não brotaram. Pelo que observei dos anos anteriores eles demoram um pouco mais para iniciar as brotações após a aumento da temperatura pós inverno.

Abraço
Denis Araújo07/09/2013 14:40
Obrigado Gilson.
Denis Araújo19/09/2013 20:49
Gilson,

Os seus tamarindos já saíram da dormência? O meu nem deu sinal.
Gilson Reis19/09/2013 21:59
Oi Denis,

Ainda não também!!!Como deu uma esfriada de novo acredito que após aumentar a temperatura eles devam iniciar as brotações..

Abraço
Denis Araújo27/10/2013 16:10
O Tamarindo está brotando com força. Tracionei um galho para começar a acertar a triangulação da copa e agora vou esperar as brotações para selecionar os galhos e aramar.

Denis Araújo17/03/2014 22:42
Tamarindo em treinamento
Atualizando.

Após poda de manutenção e retirada da tração do galho:

Denis Araújo05/04/2014 20:36
Após nova poda de manutenção:

Frente:

Topo:

Preciso agora engordar os dois galhos inferiores.