Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com meu Ulmus

HenriqueBanda18/03/2013 12:00
Ajuda com meu Ulmus
Olá a todos!!

Primeiramente, devo avisar que fiz este post em outro lugar, mas acho que fiz ele onde não devia, então apaguei lá e fiz outro igual aqui, peço desculpas por isso.

Tenho um Ulmus a 1 ano, mas em minha casa a iluminação que tenho é insuficiente, moro em um apartamento e minha janela tem cerca de 2h a 2:30h de iluminação direta do sol, tirando isso é um local bem arejado e iluminado.

Com esse problema da iluminação ele não se devenvolveu muito bem (ou o esperado) na ultima primavera. Com folhas muito grandes e alguns galhos totalmente sem folhas, preucupado com os galhos eu cortei a pontinha de 2 deles para ver se estavam mortos, não estavam, pois o interior verde indicava que não estavam mortos.

Para resolver o problema da iluminação, conversei com um colega meu, que me sugeriu uma iluminação artificial, ele me indicou iluminação usada em aquário para algas, e tive um exelente resultado em apenas 2 semanas!

Gostaria de sujestões sobre o que devo fazer agora, vou poda-lo no outono, mas não sei se devo podar muito por causa deste problema, e tenho que trocar de vaso em setembro/agosto deste ano.

Segue algumas fotos para vocês verem:

estou usando esta iluminação artificial, ele fica o dia na janela com a iluminação natural com 2hrs de sol direto, e por volta das 17h até 22h ele fica sob esta luz, tem dado exelentes resultados.

Copa vista de cima:

Vista de perfil (reparem nos galhos sem folhas)

Folhas antigas, provavelmente neste inverno cairão:

Area sem folhagem, reparem que há brotos pequenos nascendo

Detalhe da copa

Gostaria de sujestões de poda perante a situação de minha árvore e de sua troca de vaso que será em setembro/agosto
dalbianco11/04/2013 11:13
Olá!
Primeiramente, acho que 2 horas de sol direto é o suficiente. Eu já usei iluminação artificial também quando morava num apto que não batia sol. Dava conta, mas nunca é a mesma coisa que sol, claro.
O Ulmus, no meu entender, é temperamental. Ele seca as folhas, ficam amareladas, e de repente surgem brotos verdinhos. Isso, tirando no inverno, que vai cair tudo mesmo.
Acredito que a falta de brotação é pela AVALANCHE de galhos que sua planta possui. Vc tem que cortar muita coisa aí, na época certa, claro. Selecione poucos galhos que darã a estrutura da planta e a partir deles, corte todos os que estiverem cruzados, encostando um no outro. Se for cortar o galhinho todo, deixe um toquinho sobrando, não corte tudo com o alicate côncavo, pq isso pode prejudicar a alimentação no prolongamento do galho principal todo e ele secar. Depois de três meses, corte o toquinho, que terá secado. Pequise o substrato ideal e no inverno faça tudo isso, mas a poda pode começar agora, aos poucos. No inverno, retire todo o desnecessário, deixando apenas alguns galhos para composição da copa. Deixe secar bem o substrato, retire todo ele na hora do transplante e corte menos da metade das raízes. Coloque em substrato novo. Não deixe nenhuma terra preta. Corte as raízes pivorantes (grossas) e deixe bastante raiz fininha. Não se esqueça de passar pasta cicatrizante nos cortes das raízes grossas.
Este substrato está compacto demais e deve estar pura raiz, por isso não evolui. Enqaunto não pode transplantá-lo, peque um rachi e faça uns furinhos em toda a superfície do vaso, até o fundo e deixe. Isso melhorará o escoamento de água até o transplante. E molhe pouco só quando a superfície estiver seca, ok?
Espero ter ajudado
Abs
HenriqueBanda22/04/2013 12:02
Olá!

Bom, a experiencia que tive com essa luz artificial deu muitos resultados, vou postar umas fotos para você ver que tirei ontem.

A minha dúvida agora é, quero tirar todas as folhas, para fazer uma poda radical e deixar apenas os galhos principais para remodelar a copa dele, qual é a melhor época para fazer isso?

Veja como a copa dele se recuperou bem, está muito densa agora, mas depois da poda quero deixar mais densa ainda, e eliminar as folhas grandes (que são antigas)

Vista de cima: