O probelema não é o material, neste caso a goiabeira, e sim, a tecnica utilizada e possivelomete a época em que esta sendo feito o procedimento.
Quando for fazer a coleta retire a planta sempre deixando um torrão envolta das raizes. Este torrão deve ser o maior possivel.
Feito isso plante num vaso apropriado (grande).
Nunca perdi nunhuma planta, esta goiabeira da foto abaixo, foi obtida desta forma.
Tudo bem que neste caso foi feito com uma planta bem menor, mas já fiz com maiores e tive o mesmo resultado.
Esta é uma amora que esta sendo trabalhada para ser retirada na tecnica do yamadori.
Primeiro vou trabalhar os galhos dela enquanto ela esta plantada no seu logal de origem, e o fato dela esta no chão faz com que ela engrosse os galhos mais rápido.
Depois quando ela estiver com os galhos principais bem formados retirarei do chão e plantarei em um vaso de treinamento para somente depois do refinamento feito, passar para um vaso de bonsai. Tô calculando algo entre 5 a 10 anos.
Nunca trabalhei com amora e nao sei como ela ira responder.
Mas a pasciencia é o primeiro segredo do bonsai, quando vc descobrir e aceitar isso, descobrirá todos os outros segredos.
