Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro

Lili Nagao23/03/2013 20:33
Pinheiro Negro
Esse pinheiro negro foi plantado pelo meu avô, passou pelo meu pai, pelo meu irmão e agora é meu. Ele sempre esteve plantado no solo, com sangrias e remanejamentos anuais pra controlar o tamanho das raízes. Essa semana ele foi para o vaso, e pra começar a ser educado como bonsai.

Filipe Henrique23/03/2013 21:00
lol

😲 😲 😲

muito bom!

quer me da de presente não?

=]

abraços
Ricardo L C23/03/2013 21:38
Lindãooooooooooooo
SEKI - Elio Luis Secchi23/03/2013 22:28
Ótimo! E tão velhinho!!! Vale a pena um trabalho especial e cuidadoso, ainda mais com toda a história que ele tem...
abraço
Elio23/03/2013 23:32
Parabéns, Lili! Magnífico!!!

abraço
Lili Nagao24/03/2013 19:28
Obrigada, Filipe, Ricardo, Elio e Elio!

Então... Filipe... nao dou não. Se vc quiser, te dou umas pinhas de semente...rs
Elio, com certeza ele vai receber tratamento especial! E mais tarde, vou transplantar para um vaso melhor tb. Esse aí é de fibra.

abç a todos
Victor Néto26/03/2013 12:02
Muito bonito esse seu PN, LILI!
Você sabe dizer mais ou menos quantos anos ele tem?
Filipe Henrique26/03/2013 16:57
rs

não custa tentar né?!
alem da planta é legal o histórico dela. Certamente terá uma afeição a mais por este bonsai.

por hora não me arrisco mais com a especie, preciso adquirir mais conhecimento sobre ela antes de me aventurar novamente a tentar formar um bonsai dessa especie. Tinha um que trabalhei por dois anos e perdi a planta, apresentava grande potencial. mas agradeço a disponibilidade e boa vontade de me oferecer as sementes.

boa sorte, irei acompanhar a evolução desta peça.

abraços
Thomas Eckert27/03/2013 16:23
Maravilhoso exemplar, deve ser de muito valor para você, estou imensamente curioso para ver a futura evolução e condução que dará a esta planta.

Acompanhando!!!

Abraço.
Lili Nagao27/03/2013 20:37
obrigada Filipe, Victor e Thomas. Assim que eu começar a mexer nele, vou postar as fotos da sua evolução.
Victor, como temos muuitos pinheiros, eu estou em dúvida quanto a idade dele. Como ele nasceu aqui, por semente, sei que tem pelo menos 34 anos, mas pode ter 41 tb... 🙄
Esse negócio de idade é uma coisa que não se deve confiar muito. Já vi um PN que saiu do meu sitio, sendo mostrado num pgm de tv como se tivesse 70 anos. Tb já vi pessoas que compraram mudas conosco, revendendo mais tarde como se fossem mais velhos que os pinheiros mais velhos que temos aqui. As vezes, mais do que a idade, o seu porte é mais importante.
renatolaureano28/03/2013 08:59
Oi Lili,

se quiser deixar eu levar esse no lugar do outro grandao, para mim ta otimo.

Ou os dois tambem.

Levar os dois é serio em. Se quiser mande email para combinarmos.
Kaue Kabrera28/03/2013 09:59
Lili que beleza de PN !!!! Sou louko por Kuromatsu.... com histórico familiar então...cuide bem desta raridade e eu acredito que em pouco tempo vc vai ter um dos mais belos exemplares de PN em terras Tupiniquins...

Parabéns

Kaue Kabrera
LUIZ ARTHUR28/03/2013 21:35
LILI NAGAO,

Realmente e uma bela arvore e com muito potencial. Estamos acompanhando., tenho tres pinheirinhos aqui que estou tentando levar adiante.

Abraco
Lili Nagao29/03/2013 14:14
Obrigada, Luiz arthur! O pinheirinho agradece os elogios.
Oi, Kauê! Tenho mais alguns parecidos aqui se vc quiser dar uma olhada. Vc já conhece a trilha pra chegar por aqui.
Renato... vou pensar. Te mando msg depois. Aquele outro tá aqui,separado, te esperando, viu?
abçs
Rogério30/05/2013 15:00
Parabéns.... Linda planta e que potencial...!
Djalmo11/06/2013 13:29
Belicimo o teu PN, eu vou me arriscar neste ano a adquirir em exemplar da espécie, mas vou iniciar com um material mais simples, pois o coitado será a cobaia, ja venho estudando a respeito e a cada dia me surpreendo mais.
Parabéns
CARLOVICH25/11/2014 21:36
MARAVILHOSO
sem palavras para um exemplar deste no Brasil..!

o meu só tem uns 7 ou 8 anos....!!! snif... e está altão... com quase 90 cm...!

confesso que está bonito... com algumas ramificações na base e com muitas verdinhas no alto...

estou receoso em corta-lo... mas sei que tenho que fazer.... !!!!

Uma inspiração o teu exemplar...!!!

Parabéns novamente!

CARLOVICH (LEANDRO)
CARLOVICH09/08/2015 23:01
Olá Lili....momo anda o PN? Gene abraço
FUKUDA - Hélio15/09/2015 17:42
Linda planta!

Tem alguma atualização? Eu sou iniciante, então fico sempre querendo ver as atualizações das plantas expostas aqui!

Parabéns!

Acho que já fiquei admirando alguns PN seus! Vcs ficavam no Ceagesp?

Abraços!