Na verdade isso depende muito!!!!
Depende do nível de insolação, do tamanho da gota e da espécie em questão.
Uma aulinha de física básica sana grande parte das dúvidas.
As gotas, quando grandes o suficiente para convergir uma determinada quantidade de luz, podem queimar as folhas; mas se forem pequenas, talvez nem cheguem a causá-las pois não chegam a concentrar a energia necessária, isso tudo porque a gota d'água sobre uma folha tende a formar uma lente plano-convexa, e às vezes, lentes côncava-convexas e graças aos estudos da física, é sabido que a natureza destas lentes é de convergência, em outras palavras, elas tendem a concentrar os raios solares provocando queimaduras nas folhas, que depois das raízes, são as partes mais sensíveis das plantas, sendo muito suscetíveis as queimaduras.
Mas por que os raios Solares concentrados queimam?
Ora, se um raio Solar normal, por assim dizer, é energia luminosa e sabendo que a luz tende a se transformar em outras formas de energia, então ele próprio já esquenta, ou seja se transforma em energia calorífica. Portanto os raios Solares concentrados tendem a se transformar em uma quantidade de calor muito maior, quantidade que pode ser suficiente para queimar.
Mas por que varia de espécie para espécie?
Porque graças a composição química de uma folha de uma planta ser diferente da de outra, um material pode necessitar de menos energia do que o outro para queimar. Por exemplo as Jabuticabeiras e as Pitangueiras queimam as folhas mais facilmente que as Aceroleiras.
Entretanto, nada nos impede de borrifar nossas plantas nos dias mais quentes, mas eu disse borrifar, não deixar grandes gotas, quase com 1/4 do tamanho da folha. Por isso existem os borrifadores. No geral gotas com menos de 4 mm não tendem a causar estragos, porém como eu disse depende muito de muitos fatores...
Bem, espero ter ajudado. Eu aprendi isso ano passado no colégio na aula de física, e, como amo a matéria assim como bonsai eu estou sempre estudando