Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

tristão !cristal de "sal" na jabuticabeira

SIMÃO PEDRO25/03/2013 20:43
tristão !cristal de "sal" na jabuticabeira
😮ops: Pessoal, peço desculpas havia esquecido meu nome de usuário e senha KKK 😮ops: tenho uma jabuticabeira de 1.o m em uma vaso, produzia 2 vezes por ano agora começou a aparecer vários cristais de "sal" levemente rosa , fazendo cair a bastante folhas saberia me dizer que doença é esta ?estou sem camera , assim que puder enviarei uma foto !
LUIZ ARTHUR28/03/2013 21:58
SIMAO PEDRO!

Sem imagem vai ser dificil saber. Pode ser pulgao ceroso mas sem foto nao temos como opinar.

Abraco
SIMÃO PEDRO30/03/2013 16:16
tristão !cristal de sal na jabuticabeira
Luiz Arthur muito obrigado por responder , vou tentar arrumar uma foto enviarei ,sei que é muito dificil sem foto!
obrigado !
SIMÃO PEDRO08/04/2013 12:40
tristão cristal de sal na jabuticabeira
pessoal , vou tentar enviar a foto apesar de não saber direito 😮ops:

Uploaded with ImageShack.us
SIMÃO PEDRO08/04/2013 12:47
outra foto
pessoal desculpe-me ainda não sei mexer direito neste trem kkk , ai vai outra imagem (se é que foi a primeira kkk) desculpe-me a foto é de celeular
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/341/jabot20130408112618.jpg/]

Uploaded with ImageShack.us
LUIZ ARTHUR08/04/2013 22:41
SIMAO PEDRO,

E cochonilha lanosa (ou pulgao lanoso), se tiver muito como esta nesse galho que mostrou deve passar Dimy pronto que e grande a infestacao, e so seguir a instrucao da embalagem, lembrando que e veneno, deve usar luva de borracha e evitar contato com a pele e tambem com animais domesticos e criancas. Se os outros galhos estiverem menos atacados pode usar oleo de neem que nao e toxico a animais e ao ser humano passa uma vez por semana por tres semanas que resolve. Tambem tem a receita de usar uma colher de sobremesa de detergente de louca, cinco gotas de alcool em 250 ml de agua ( essa ultima ainda nao usei ja nao sei se resolve).

Abraco e nao demore nas providencias que essa praga debilita rapidamente o bonsai.
SIMÃO PEDRO09/04/2013 01:16
putz , do jeito que falou fiquei com medo posso perder minha jaboticabeira? , no quintal tenho cães ,mas teoricamente eles não alcançam nela, pois fica sobre um balde de 20lts .
Eu posso raspar isto com uma escova de roupas antes de adicionar o produto? Onde encontro o tal "veneno" ?É comum encontrar em locais que vendem rações/passaros etc?Na verdade prefereria o "natural".Estava querendo replantar em uma vaso maior , mas agora ela pode "sentir" a mudança né? melhor fazer depois de curar ...
Desculpe-me tantas perguntas, é que não entendo "quase" nada !
Muito obrigado por ajudar !

Simão.
LUIZ ARTHUR09/04/2013 22:13
SIMAO PEDRO,

Se tem caes eh melhor usar o Oleo de Neem tem em lojas que lidam com plantas, esse galho que esta na foto ta bem afetado e a cochonilha debilita a planta rapidamente. Acho que voce pode escovar com escova velha de dentes e nao com muita forca para nao danificar a planta ou outra saida eh lavar com esguicho com certa pressao ou com um cotonete e muita paciencia rsrsrs, depois passar o Neem conforme as instrucoes da embalagem, uma vez por semana durante 3 semanas. Quanto a mudar de vaso eu esperaria ela se recuperar do ataque e estar mais cheia de folhas demonstrando saude.

Abraco
TheThality10/04/2013 12:46
Algumas mudas minhas estavam com cochinilhas. Borrifei água com detergente e adiantou bastante, porém as folhas ficaram um pouco manchadas depois. Isto me forçou a fazer uma pequena desfolha, o que até me agradou, pois as novas brotações puderam se desenvolver. Mas agora as cochinilhas voltaram a aparecer. Consegui um óleo de Neem, mas ainda não usei. Ele já está diluído a 1 ano +-, não tenho certeza se ainda presta. Vc pode ir retirando o excesso das cochonilhas, não vai combatê-las, mas vai diminuir a quantidade.