Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Lantana

Andre Antoniazzi29/03/2013 21:34
Lantana
Ola Elio,vou aproveitar seu posto pra colocar minhas lantanas que estou trabalhando desde o ano passado.O problema e que os galhos sao muito quebradicos mesmo por isso ainda nao consegui conduzi-la direito e peco que olhe e claro se quiser comentar,a pequena e da mesma cor que a sua e a outra a flor e amarela com laranja essa da como mato aqui outro problema e conseguir um bom material pois nas moitas que se acha ela ela cresce muito reta ate tem um bom calibre de tronco mas muito reta de cada 100 plantas 99,9% sao retas demais e a outras nao sao bons materias.Estou de olho nos canteiros aqui da cidade pois a prefeitura plantou varias canteiros pela cidade e eles tem as 9 cores que cataloquei se e que podemos dizer assim e estou esperando pra roubar umas mudas de cada cor mas acho que vou esperar a primavera pra pegar ou ate mesmo conseguir com a prefeitura pois sei que no inicio da primavera eles refazem os canteiros.Bom aqui vai elas.
.
.
Abracos
Elio29/03/2013 23:08
André, está bem encaminhada. Apenas encurtaria o galho da esquerda.

abraço
Andre Antoniazzi29/03/2013 23:56
Lantana
Ola Elio,de qual delas?a grande deixo crescer livre e vou podando ate que o galho fique vamos dizer solido ai vou escolhendo acho que vou fazer isso mais uma vez na grande diminuindo os galhos compridos.
Abracos
nickyfury30/03/2013 09:47
bonsai
André, a primavera é a melhor época para moldar os galhos da lantana via arame. Mas como fazemos com as azaléias, é preciso calma e paciência para lidar corretamente com essa etapa, e vale sempre lembrar: para moldar um galho em uma curva muito acentuada, deve-se ir devagar: primeiro atinja um ponto X, que fica entre o meio caminho da finalização pretendida. Passada uma semana, volte ao galho e reconduza até a posição inicialmente objetivada, para conseguir o resultado pretendido sem risco de perda, ou melhor, de quebra do galho.

No inverno os galhos ficam ainda mais quebradiços, e no verão e outono, apesar da grande circulação de seiva, eles tambem são mais fáceis de quebrar ao tentar moldar. E siga a regra correta da aramação: faça voltas de no máximo 45 graus, sempre o mais homogenea possível e ao forçar o molde, firme com os dedos indicador e polegar sobre cada ponto de curva, evitando assim uma ruptura ou quebra. Vale usar ráfia molhada em agua gelada, envolvendo o galho com ela, antes de colocar o arame. Ou se não tiver ráfia, use papel mesmo, também funciona. Esse material permite um manuseio mais garantido, sem risco de quebra ou fratura no galho aramado.
Andre Antoniazzi30/03/2013 11:12
lantana
Ola nickifury,que prazer encontar vc novamente,obrigado pelas dicas, pois e agora so estou podando ela de vez enquando pois tenho um problema tambem os entrenos dela ficam muito espacosos ate li uma materia sua que poderia ser adubacao e sol demais entao vou reduzir a adubacao a zero e colocar ela na sombra tambem ate porque quando se poda meio frequente ela bifurca densando mais a copa talvez quem sabe tambem consiga uma reducao de folha outra coisa que neste ano que venho trabalhando a maior nao tenho conseguido.Bom ter voce por aqui com suas aulas.
Abracos
Elio30/03/2013 14:50
Re: Lantana
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Elio,de qual delas?a grande deixo crescer livre e vou podando ate que o galho fique vamos dizer solido ai vou escolhendo acho que vou fazer isso mais uma vez na grande diminuindo os galhos compridos.
Abracos

André, só vejo a primeira. A 2ª foto não aparece. Não deixe na sombra.

abraço
Andre Antoniazzi31/03/2013 23:02
Lantana
Ola Elio espero que de pra ver a foto agora esta e a segunda que estou trabalhando vou deixar ela se recuperar pra ver como fica a copa,a questao que as folhas nao diminuem apenas com podas sempre tirando as maiores esta e uma muda tirada no mato que deu alguma coisa que presta.
.
Abracos
Elio31/03/2013 23:48
André, as folhas diminuem sim, mas tem qie ir podando as maiores continuamente. Em fevereiro, faz a última poda das folhas maiores antes do inverno. Aí, elas ficam pequenas.
No final do inverno eu reduziria bastante essa copa. Galhos curtinhos.

abraço
Andre Antoniazzi01/04/2013 00:55
lantana
Ola Elio,pois e dei uma desfolhada total a uns 15dias e a ideia e podar bem curtinho mesmo pra controlar ou tentar os entrenos compridos dela,acho que e adubacao demais ate ja cortei pra ver so vou adubar agora na primavera e tirar da sonbra.Tens uma ideia de quantos centimetros devo deixar?
Abracos
Elio01/04/2013 19:09
Mais ou menos assim, André!

abraço

Andre Antoniazzi01/04/2013 20:23
lantana
Ola Elio,de tanto importunar voces acabo aprendendo mas ainda com um pe atras ja me disse uma vez um amigo aqui do forum o nickyfury,que ja estaria na hora de meter a mao🙂na massa sem medo e se erra corrigir depois mas anda tenho certos receios mas era isso que estava pensando,tanto e wue tenho receio viu meu post do buxinho que comprei para teste?se possivel de uma olhada e de umas dicas,mas agradeco muito pela dica.
Abracos
Elio01/04/2013 22:21
Re: lantana
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Elio,de tanto importunar voces acabo aprendendo mas ainda com um pe atras ja me disse uma vez um amigo aqui do forum o nickyfury,que ja estaria na hora de meter a mao🙂na massa sem medo e se erra corrigir depois mas anda tenho certos receios mas era isso que estava pensando,tanto e wue tenho receio viu meu post do buxinho que comprei para teste?se possivel de uma olhada e de umas dicas,mas agradeco muito pela dica.
Abracos

É isso aí, André. Também se aprende com nossos erros....