marcospkc30/03/2013 14:43
Alporquia em Carambola / Azaleia
Boa tarde aos amigos do forum. Sou novato no trato com as plantas e estou tentando reproduzir algumas espécies por alporquia. Porém na minhas 2 primeiras tentativas a situação é a seguinte: 1 alporquia de carambola com tronco de cerca de 6cm de diâmetro e 1 alporquia de azaleia fina, com cerca de 1,5cm de diâmetro. Fiz tudo como manda o figurino, e ambas foram feitas há 45 dias. Inclusive usei Superthrive na água do musgo e irrigo de 15 em 15 dias com Superthrive usando uma seringa. Porém, ao abrir o "pacote" para acompanhar, vi que não há qualquer formação de raíz, nenhum indício.
É normal? Será que ainda vou conseguir após mais algum tempo? Alguém tem alguma dica?
Obrigado!
nickyfury31/03/2013 09:26
bonsai
Marco, o ideal é fazer alporquia na primavera, quando a planta está mais receptiva a essa intervenção, com resultados mais promissores. Agora, no verão, não é aconselhável, inclusive por resultado como esse que relatou. Aguarde então chegar a estação correta, e refaça seu trabalho que tenho certeza renderá bem em relação ao que pretende obter.
E atenção: não precisa ficar irrigando com seringa e hormonio a cada 15dias. É preciso dar tempo ao tempo: basta umedecer levemente o musgo esfagno em solução enraizante e usar esse material, envolvendo com um plastico transparente sobre a área exposta. Faça furos no plastico, em toda a volta, para permitir evaporação do excesso de agua proveniente de chuva ou rega, e ventilação, com acesso ao oxigênio circulante. A carambola pode ficar ao sol, a azaleia deve ficar em local semi sombreado. Em ambas não deve regar em excesso, nem a base da planta, nem o alporque. Mas não deixe o alporque ficar totalmente seco, mantendo uma leve umidade, sem encharcar.
marcospkc31/03/2013 11:17
Obrigado Nickyfury!