marcospkc30/03/2013 14:43
Alporquia em Carambola / Azaleia
Boa tarde aos amigos do forum. Sou novato no trato com as plantas e estou tentando reproduzir algumas espécies por alporquia. Porém na minhas 2 primeiras tentativas a situação é a seguinte: 1 alporquia de carambola com tronco de cerca de 6cm de diâmetro e 1 alporquia de azaleia fina, com cerca de 1,5cm de diâmetro. Fiz tudo como manda o figurino, e ambas foram feitas há 45 dias. Inclusive usei Superthrive na água do musgo e irrigo de 15 em 15 dias com Superthrive usando uma seringa. Porém, ao abrir o "pacote" para acompanhar, vi que não há qualquer formação de raíz, nenhum indício.
É normal? Será que ainda vou conseguir após mais algum tempo? Alguém tem alguma dica?
Obrigado!
nickyfury31/03/2013 09:26
bonsai
Marco, o ideal é fazer alporquia na primavera, quando a planta está mais receptiva a essa intervenção, com resultados mais promissores. Agora, no verão, não é aconselhável, inclusive por resultado como esse que relatou. Aguarde então chegar a estação correta, e refaça seu trabalho que tenho certeza renderá bem em relação ao que pretende obter.
E atenção: não precisa ficar irrigando com seringa e hormonio a cada 15dias. É preciso dar tempo ao tempo: basta umedecer levemente o musgo esfagno em solução enraizante e usar esse material, envolvendo com um plastico transparente sobre a área exposta. Faça furos no plastico, em toda a volta, para permitir evaporação do excesso de agua proveniente de chuva ou rega, e ventilação, com acesso ao oxigênio circulante. A carambola pode ficar ao sol, a azaleia deve ficar em local semi sombreado. Em ambas não deve regar em excesso, nem a base da planta, nem o alporque. Mas não deixe o alporque ficar totalmente seco, mantendo uma leve umidade, sem encharcar.
marcospkc31/03/2013 11:17
Obrigado Nickyfury!
Valeu nickyfury!!! Vou aguardar a época mais adequada... Enquanto isso vou checando periodicamente pra ver se vai enraizar. Não custa nada. Fiz as alporquias nessa época pois queria trabalhar a planta logo. Ansiedade, só isso. Vou seguir suas dicas!
Outra dúvida: já vi alguns fazendo alporquia que, ao invés de usar o esfagno num saco, usa um vaso, garrafa PET etc com terra dentro. O que acha disso?
Abraços
nickyfury31/03/2013 14:36
bonsai
Marcos, isso é questão de economia, mais nada. Tem quem use inclusive estopa, dessas que se vê nas oficinas. O importante é seguir a regra que explicitei, para ter sucesso garantido. O que usar no alporque fica a critério (e bolso) de cada um. Eu prefiro usar musgo esfagno, mas tem quem substitua por fibra de coco. Gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. 😉
marcospkc31/03/2013 14:43
Valeu Nickyfury!!! Tudo esclarecido!
Abraços!!
Thiago Batista01/04/2013 23:32
Marcos,
Eu já fiz com areia, com musgo e com vermiculita e, como o Nickyfury falou, o resultado foi o mesmo. Mas acho que o musgo enrolado em plástico é mais fácil do que os outros materiais de ser utilizado em galhos ou troncos horizontais, enquanto que a areia ou vermiculita em vaso ou garrafa é mais fácil em troncos ou galhos verticais.
Abraços.
marcospkc01/04/2013 23:40
Obrigado Thiago Batista... Fiz recentemente um usando garrafa PET. Ficou bem adaptada ao galho (vertical) e ainda fechei a parte de cima como a base da garrafa PET, deixando um pequeno espaço para entrada de água. Usei areia com um pouco de argila para reter melhor a água. Ficou bastante engenhoso e interessante. Porém, como os amigos citaram anteriormente, não escolhi a época adequada.
Mas vale de experiência!
Agradeço pela resposta!!
Abraços!!