Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Taxus baccatta

Denis Araújo30/03/2013 20:44
Taxus baccatta
Comprei hoje um Taxus baccatta (planta originária de Portugal).
Alguém conhece?
Quais os principais cuidados a ter com ela? (no site informava que é muito resistente e que se trata de um pinheiro).
Na NET tem fotos de trabalhos muito bonitos com esta planta. Achei interessante.

Um abraço
Denis Araújo01/04/2013 19:55
Ninguém conhece esta planta?
LUIZ ARTHUR01/04/2013 23:18
Denis Araujo,

O Taxus Baccata e o Teixo, da familia das Gimnosperma, comum nas terras altas de Portugal e outros paises da Europa.
Tem crescimento muito lento, aqui quase nao vemos bonsai desta especie, mas na Europa e bem mais comum. Vamos aguardar outros foristas se pronunciarem, se pesquisar no forum deve achar alguns comentarios sobre a especie.

Abraco
Thiago Batista01/04/2013 23:22
Não conheço a planta, mas certamente, não é um pinheiro, a pesar de também ser uma conífera.

Você comprou do exterior ou do Brasil mesmo? Pergunto isso, porque o clima em Portugal é muito diferente do nosso e talvez você tenha dificuldades com a aclimatação.
Denis Araújo01/04/2013 23:28
Comprei na O Bonsai. Li a respeito e a informação que tenho é que ele se adapta bem ao clima do Brasil.

Obrigado pelas respostas.
Denis Araújo15/06/2013 15:07
Segue fotos da planta. Ela está brotando. Tive que fazer um shari na parte de trás devido à existência de madeira podre.

O que vocês acham? Sugestões?

Frente:

Lateral:

Fundos:

Topo:

Djalmo17/06/2013 17:54
O material é fantástico, mas não me parece ser um pinheiro!!!! De qualque forma estou a cata de material sobre a espécie, se eu encontrar algo muito inovador posto aqui!!!!
Abraço
Denis Araújo17/06/2013 21:56
Obrigado Djalmo.
Ivo17/06/2013 23:38
Oi Denis!

Bela aquisição. Já tive um Taxus baccata mas um gato maldito derrubou seu vaso (que se quebrou) numa noite chuvosa de verão e quando vi no dia seguinte o sol de janeiro já havia esturricado as raízes lavadas pela tempestade; nunca mais achei outro.

Apenas tome cuidado ao manuseá-lo, principalmente nas podas: o teixo é venenoso, seu veneno pode atacar o sistema nervoso e cardiovascular, podendo mesmo levar à morte. Não estou brincando! Pesquise um pouco. Mas se você tomar cuidado não vai se intoxicar 😉

Abraço!
Denis Araújo19/06/2013 09:53
Olá Ivo,

Obrigado pelos seus comentários.
Quando comprei não fui informado sobre a toxicidade da planta, mas quando recebi, veio um folheto alertando sobre o risco.
Quando tenho que intervir nele estou usando luva para prevenir qualquer problema.
Você estava conseguindo ramificar o seu? Como estava fazendo?

Se ainda estiver querendo comprar outro Taxus, na Ideal ou na Obonsai tem (não me lembro em qual das duas).
SEKI - Elio Luis Secchi21/06/2013 18:37
Denis, sugerindo segundo a frente que o amigo escolheu, segue uma projeção meio tabajara do que seria possível fazer. Os galhos estão bem no ponto de aramar, então este processo agora seria fácil. Arama eles e baixa conforme as linhas que desenhei. Será necessário encurtar alguns. Especialmente do lado esquerdo, onde o glalho de cima é mais longo do que os de baixo. É preciso cortar ele tornando-o mais curto do que os de cima a fim de formar a triangulação da copa. Mas isso somente depois deles aramados e posicionados quando vais perceber ao certo o quanto tem que corta. O djin está bastante longo, reto e uniforme. Retirando alternadamente madeira dos lados você consegue dar um leve movimento nele, conforme retirei simplesmente apagando. E também não precisa ser tão longo. Até é de se pensar na possibilidade de retirá-lo. Mas isso vai do gosto do amigo. Bem, é apenas uma sugestão. O material é bom e pode ser sugerido várias outras opções.

abraço
Denis Araújo21/06/2013 20:10
Elio,

Muito boa a sua colocação. No inicio do post você fala que estaria usando a frente que eu escolhi. Se sua, usaria outra frente?
SEKI - Elio Luis Secchi21/06/2013 23:21
Possivelmente...Mas tem algumas considerações importantes nisso tudo. A primeira que até esqueci na minhas colocações é que mantendo a frente escolhida você deverá no próximo replantio corrigir a inclinação da planta pois com esta frente o tronco fica pendido para traz e isso não é legal. Ele deve ficar ereto ou levemente, mas muito levemente inclinado para frente.
Se você utilizar o outro lado como frente seria com o intuito de valorizar mais o shari, mas tem alguns inconvenientes: Olhando por este ângulo, se forma uma espécie de caroço (conicidade invertida) na altura onde sai a brotação e os jin. Além disso os jin saem em forma de T, ou quase parecendo dois chifres de boi. Então se usasse esta frente teria praticamente que retirar este jin que sai a esquerda e retirar madeira a fim de afinar este caroço. Ainda assim, o jin maior sai totalmente reto e cilíndrico, o que não é legar. A escolha da outra frente, a primeira, esconde estes dois problemas que ficarão camuflados pela copa, por isso sem fazer outras intervenções que citei esta frente ainda é a melhor.
abraço
Denis Araújo22/06/2013 08:16
Fiz a aramação. Abaixo estão algumas fotos:

Frente:

Topo:

Elio,

Quando você disse que deveria reduzir o comprimento do galho à esquerda, você estava se referindo ao galho que agora está na esquerda na parte superior, correto?

Pretendo ainda reduzir o jin cortando ele onde hoje tem aquele galhinho na frente.

Vocês veem alguma outra ação que deveria estar tomando nesta planta?
Denis Araújo07/04/2014 22:27
Após as intervenções sugeridas pelo Elio, deixei crescer livremente.
No inverno vou podar e aramar novamente.

Sugestões?

marcelo bh08/04/2014 00:16
Taxus Baccata
Denis, ta ficando ótima a projeção que o Elio sugeriu, valorizou muito
o desenho da planta , agora é só aguardar a época certa e ir conduzindo de acordo com o projeto escolhido.
Fez um excelente trabalho , tens em mãos um belo material ,ja to imaginando ela mais pra frente, vai fica um bonsai maravilhoso,fora a raridade da planta .

abs
Marcelo
Denis Araújo08/04/2014 19:29
Obrigado Marcelo.
Acredito que no final deste inverno já esteja com as ramificações necessárias para podar e aramar, pois o Taxus está brotando com muito vigor.