Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Viveiro

Viana24/02/2006 01:09
Viveiro
Olá amigos, estou fazendo um viveiro para bonsai e comprei um a tela "propria" pra plantas, na qual o sol passa 50%, ela tem os furos meio grande, quanto ao sol estou tranquilo, creio que 50% é uma boa coisa (estou certo?), mas esto com medo da chuva...
Essa tela é diferente daquelas telas de "mosqueteiro preto" é mais "mole", delicada.
Será que ha algum problema uasr ela para bonsai???
Obrigado,
Rodrigo Viana

Ps: Se este topico ja existe, me perdoem, eu pesquisei mas não encontrei....
darkaso24/02/2006 07:29
Viana,

para muitas plantas 50% está bom, mas outras preferem e precisam de sol direto. Se a tela é mais delicada como disse a única coisa que irá mudar é o tempo que terá de renová-la, pois se rasgar com maior facilidade será necessário substituição.

T+
Viana25/02/2006 20:27
Obrigado pela ajuda 😄
brunodb01/03/2006 18:16
Ola amigos,

Aproveitando o tópico do Viana, gostria de compartihar com os amigos algumas idéias de viveiros que encontrei em um site de orquideas, mas que também pode servir para Bonsai e pode ajudar aos que forem construir seus viveiros.

Fonte: http://www.socan.com.br/htm/dicas/viveiro.htm

Como Construir um Ripado ou Telado

Planta de um Pequeno Orquidário, Ripado ou Estufa

Após adquirir os conhecimentos básicos da orquidofilia o principiante poderá ir aumentando o tamanho do seu ripado

Pode ser um muro corrido ou um canto de muro ou cerca

Viveiros de tela de nylon têm a vantagem de melhor distribuição de luz e calor, além de seu custo ser menor que ripados

Detalhes contra o Vento Sul

Este fechamento virado para o lado sul, serve de proteção dos ventos frios, o espaço entre as ripas, também pode ser maior, neste caso coloca-se nos espaços maiores plástico em rolo que é mais barato do que o custo da madeira

Construção de viveiro num ângulo de quintal

Bancada e Detalhes

Antes do levantamento do viveiro a madeira deverá receber um tratamento de impermeabilização, tintas a óleo ou mesmo óleo queimado são de uso comum. Após a aplicação o madeiramento deverá descansar no mínimo seis dias antes de ser trabalhado.

O tamanho pode variar segundo a medida do espaço do ripado. Embaixo da bancada dá-se preferência que seja de terra com alguma vegetação para manter a umidade no ambiente. Se o quintal for cimentado coloque vasos com plantas que o resultado será o mesmo.

Viveiro de Tela - Nylon com bancadas laterais

Os vasos pendurados devem ficar na mesma altura e no mesmo alinhamento para melhor distribuição de luz nas plantas da bancada.
solano18/11/2012 20:34
Viveiro sem gastar muito
Caros, saudações!

Eu precisava de um lugar para as plantas tomarem sol, mas o único disponível era uma parede onde o sol incide no horário entre 10 e 12h, sendo que para algumas o sol estaria muito forte, principalmente quando recém trabalhadas.

Cheguei à essa solução sem gastar muito.. foram algumas cantoneiras, tela e arame..

A parte da frente pode ser levantada para mexer nas plantas.

por enquanto tem dado certo..

Marcio Garcia19/11/2012 18:11
Re: Viveiro sem gastar muito
solano escreveu:
Caros, saudações!

Eu precisava de um lugar para as plantas tomarem sol, mas o único disponível era uma parede onde o sol incide no horário entre 10 e 12h, sendo que para algumas o sol estaria muito forte, principalmente quando recém trabalhadas.

Cheguei à essa solução sem gastar muito.. foram algumas cantoneiras, tela e arame..

A parte da frente pode ser levantada para mexer nas plantas.

por enquanto tem dado certo..

Posso até estar errado mas , se neste local suas plantas ja recebem sol apenas 2 horas dia, não vejo a necessidade da tela!