Estilização de Shimpaku Itoigawa
Denis Araújo03/04/2013 21:10
Estilização de Shimpaku Itoigawa
Comprei a planta abaixo.
Como este é o meu primeiro junipero, gostaria da ajuda dos amigos na orientação de como proceder.
Dúvidas:
1- Devo pinçar já os galhos que estão saindo muito da silhueta da planta?
2- A planta estava sendo adubada a cada 15 dias com adubo líquido. A loja orienta para adubar até o inicio da primavera com adubo líquido isento de nitrogênio. Devo seguir esta orientação? Uso nas minhas outras plantas o osmokote plus. Posso usar nesta também?
3- A planta está aramada. A orientação é que deixe o arame até que verifique que está querendo começar a marcar os galhos independente de quanto tempo leve. Isto está correto?
4- Na visão por cima da planta dá para ver que a densidade de folhas é pequena. Como fazer para aumentar?
5- A poda para arejar a copa pretendo fazer apenas no final do inverno. Por enquanto vou deixar a planta se desenvolver livremente apenas pinçando o que for sair muito da silhueta. Isto está correto?
Desculpem a quantidade de perguntas, mas não quero errar.
Seguem as fotos:
Frente:
Lateral:
Topo:
Qualquer informação / orientação será bem vinda.
Um abraço
Denis
Thomas Eckert04/04/2013 13:25
Belo exemplar.
Quanto a adubação eu não faço no inverno pois a planta não esta em período de desenvolvimento então acho desperdício, pinçagem eu não faria, deixaria até a primavera assim, os arames eu costumo deixar por 1 ano nos pinheiros as vezes até mais depende do desenvolvimento da planta, cabe a você verificar isso.
Abraço
Elio05/04/2013 18:57
Re: Estilização de Shimpaku Itoigawa
Denis Araújo22/06/2013 14:00
Após algumas podas, pequena aramação e transplante (vaso Ricardo Mendes), a planta ficou assim. O que acham?
Frente:
Lateral:
Topo:

josecarlosbarros22/06/2013 14:25
bela arvore amigo um belo pré bonsai sem duvida.
gostei de como ficou, tem ideia da idade deste shimpaku?
Denis Araújo22/06/2013 14:44
Tem 8 anos.
Elio22/06/2013 19:25
Denis, tá ficando muito bom! Se baixar, formando um patamar, com o galho mais grosso á direita, acho que ficará melhor ainda.
Hoje trabalhei um Itoigawa, também.
abraço
Djalmo24/06/2013 14:05
Levando em conta a primeira foto, au baixaria o galho da direita, dando mais triangularidade a copa e analizaria uma possivel poda da parte que leva a raiz, a parte aerea do nebari!!!!
Abraço.
Denis Araújo24/06/2013 19:43
Concordo com vocês. Já abaixei um pouco o lado direito. Depois posto mais fotos.
JOICIMAR MAGGIONI01/07/2013 14:43
Bom material e belo trabalho!!!!!!!
AdrianoOliveira04/07/2013 14:37
Aproveitando seu tópico, tenhos dois itoygawa um comprei do mestre hidaka e outro da regina suzuki em atibaia, sp.
Você tem essa planta a quanto tempo? Pergunto isso pq tb sou de Niteroi e aqui esses juniperus se desenvolvem bem devagar.
Preciso estimular a brotação mais embaixo, depois posto a foto deles.
Abs
Denis Araújo04/07/2013 20:04
Posta foto sim.
Tenho ele a apenas 4 meses. Realmente crescem muito devagar, mas toma cuidado que comigo engrossaram o caule rapidamente. Por pouco marcava, pois estava todo aramado.
Ricardo Paiva14/07/2013 02:16
Olá Denis, bom trabalho feito até aqui.
Além de baixar o galho da direita, acredito que ele possa ser encurtado para deixar a copa mais compacta. Faria o mesmo com o da esquerda.
Outra sugestão para você fazer mais pra frente é colocar uma pedra para preencher aquele arco da raiz ou mesmo fazer uma pedra artificial.
Mes passado também andei trabalhando um itoigawa.
Denis Araújo14/07/2013 08:38
Obrigado Ricardo.
Vou estudar como fazer uma pedra artificial, visto que acho que será muito difícil achar uma que se encaixe no espaço.
Denis Araújo07/04/2014 22:15
Atualmente o Itoigawa está assim.
Sugestões?

Simba28/07/2014 10:02
Denis,
Percebi que sua planta já respondeu positivamente às tuas intervenções, pois a foto de topo mostrada no começo do tópico apresenta uma parte superior sem folhagem, com um buraco, coisa que praticamente não se nota mais na foto de topo mais atual. Está indo muito bem, parabéns!
Abraço e não deixe de atualizar as fotos lá pela primavera!! 🙂
MarcoBonsaiPoa28/07/2014 13:52
Tá evoluindo bem esta planta hein!Parabéns!
Não pensou em fazer um morrinho pra esconder estas raízes altas. Modelar com barro, simulando um pequeno monte, colocar uns musgos...
Denis Araújo14/08/2014 22:17
Olá pessoal,
Obrigado pelas respostas.
Simba - Vou colocar mais fotos sim. Ela tem respondido muito bem, com várias brotações.
Marco - Eu já dei uma solução para a raiz. Troquei de vaso colocando ela mais fundo e baixando um pouco todo o lado direito da planta. Vou tirar umas fotos no final de semana e posto para vocês verem e opinarem.
Denis Araújo14/08/2014 22:17
Olá pessoal,
Obrigado pelas respostas.
Simba - Vou colocar mais fotos sim. Ela tem respondido muito bem, com várias brotações.
Marco - Eu já dei uma solução para a raiz. Troquei de vaso colocando ela mais fundo e baixando um pouco todo o lado direito da planta. Vou tirar umas fotos no final de semana e posto para vocês verem e opinarem.
Denis Araújo22/08/2014 22:43
A umas duas semanas transplantei o Itoigawa para um novo vaso e fiz uma poda da copa. Os galhos também foram aramados.
Ele sentiu um pouco, pois retirei bastante material da copa.
Agora é deixar ele descansar antes de continuar a modelar.

SMART222/08/2014 22:49
Denis Araújo22/08/2014 23:42