Buxus velho - resultado de yamadori
Ricardo Paiva05/04/2013 00:30
Buxus velho - resultado de yamadori
Em março/2013 fui a uma casa em demolição para pegar uma bouganvillea que estava no jardim que seria destruído.
Chegando lá fiz um pente fino no terreno todo para verificar se tinha mais alguma coisa para aproveitar e qual não foi minha surpresa, dei de cara com uma cerca de buxus bem velhos. Um era animal!!!!
O local era de difícil acesso mas não podia perder aquelas plantas.
Depois de 2h30min cavando, sai do local levando comigo 3 exemplares. Foi muito cansativo, até mesmo foi preciso desmanchar uma escada de paralelepípedos para acessar a melhor planta.
Ah, a bouga ficou lá, não conseguia cavar nem na caixa de areia de gato, kkkk.
Agora, já plantadas em bacias com 100% de pedrisco, é ficar atento às regas.
BUXUS 1 – master, hehehe.
Detalhe, ainda no local antes de retirar, com minha mão ao lado para passar uma ideia do tamanho tamanho da planta:
Os outros 2 que coletei, altos mas com movimentos lindos de tronco:

Seph190305/04/2013 08:24
Ricardo,
belas plantas, gaudério!!!
Essa primeira aí seria muito pra mim...espaço eu tenho mas pelo meu conhecimento não me arriscaria ainda...rsrs
Mas agora, uma curiosidade que eu sempre tive em se tratando de plantas maiores ou até menores:
para qual estilo conduzir uma planta com galhos da mesma espessura como esse seu?
Essa cangaia aí é uma loucura rsrsrs...
Pretendes tirar um galho dela?
Abraço e acompanhando sempre!
Ricardo Paiva05/04/2013 08:45
Olá Seph1903.
Bem, agora ainda não pensei em nada de estilo/projeto para estas plantas.
Agora estou focado em estabilizar a planta, mante-la viva e faze-la brotar.
Apenas depois disto é que vou começar a pensar em um desenho para elas.
A questão de galhos da mesma espessura eu contorno podando eles em comprimentos diferentes e depois, com as brotações, ajustar a conicidade.
Nada a ver com as plantas, tenho um amigão que é daí da sua cidade, o Jones Maldaner, você conhece?
Thomas Eckert05/04/2013 13:56
Belíssimos exemplares, darão bastante trabalho, principalmente para aramar rsrsrs
Se seguir a velha receita do período de atividade da planta terá belas plantas.
Quero acompanhar
Abraço.
Ricardo Paiva07/04/2013 23:31
Thomas, qual é a "velha receita do período de atividade da planta"?
Thomas Eckert08/04/2013 13:39
As plantas tem uma receitinha básica, crescem e se desenvolvem na primavera, juntam forças no verão, armazenam no outono e hibernam no inverno.
Ou seja, intervenções como poda e aramagem devem ser feitas no final do inverno para que a planta não gaste energia em galhos que seriam descartados, isso fará com que no início da primavera ela brote com força.
Replantio deve ser feito no início da primavera pois a planta estará "acordando" então soltará raízes novas e folhas bem fortes.
Adubagem também, sempre intensa na primavera e pouca no verão.
Caso desrespeite as duas primeiras você irá traumatizar a planta pro resto da vida, como consequência sua planta irá se desenvolver mais lentamente e mais fraca, dependendo da planta isso fica muito evidente e você perde a planta, como nas plantas de clima mais frio, as de clima tropical quase não sentem mas é sempre bom respeitar o período de atividade de todas as plantas.
Espero que tenha compreendido o que quis dizer, eu aprendi tarde isso mas estou correndo atras do prejuízo.
Grande abraço! 😄
Seph190309/04/2013 08:12
Opa Ricado!
Conheci o Jones a um tempo em uma festa de aniversário...
mas após não tivemos mais contato...na real eu sou da cidade de Três de Maio, mas moro em Crissiumal fazem uns sete anos...
o Jones já é radicado em Poa rsrs...
Abraço...
Andre Antoniazzi09/04/2013 09:24
Buxus
Ola Ricardo,belas plantas coletadas nas suas maos vao virar belos trabalhos que com certeza vou acompanhar.Aproveitando a deixa aqui perto onde moro tem um terreno baldio com uns buxus tambem pelo jeito mujito velhos jagados prontas pra um arrancadori,nao as coletei pois estao com brotacao muito alta elas devem medir uns 1,70 e sao a metade da sua primeira.O que me chamou a atencao e a clareza do tronco e um amarelinho bem clarinho tipo amarelo bebe pra que ja teve filho sabe o que estou falando,ate coletei uma bem mais fina a uns dois meses atras mas nao tive sorte ate tinha uma brotacao baixa mas nao vingou e aproveitei para um tanuki.O que achas devo arriscar e coletar elas?vamos dizer se pegar pegou,nao gosto muito disso mas aquele terreno deve ser limpado e ai elas vao pro lixo,e como fazer a coleta?
Abracos
Ricardo Paiva09/04/2013 09:37
Andre, com certeza você deve fazer a coleta para salvar as plantas.
Então, segue como eu faço a coleta:
1 - reduzo os galhos. No caso dos buxus, os galhos NÃO DEVEM ficar sem massa verde. Se você observar os 2 buxus mais altos que peguei, ao longo do tronco, tem várias brotações. Eles também tinham os galhos muito compridos e nada de brotação perto da base.
2 - Procuro tirar a planta com um bom torrão, preservando as raízes. LEMBRANDO QUE O OBJETIVO 1º É O DE SALVAR A PLANTA e não já sair modelando ela.
3 - Plantar no chão ou em um recipiente grande suficiente para acomodar a planta e permitir seu desenvolvimento.
4 - Aplicar enrizante 1x por semana nos 1º 30 dias.
5 - Ficar atento a rega para que a planta não fique sem água.
6 - NÃO mexer na planta - movimentá-la, aramar, podar, etc, antes dela estar estabilizada. Normalmente fica 1 ano sem mexer. Se for planta velha, este tempo aumenta pois quanto mais velha, mais demora para as raízes se recuperarem.
Se você não quiser arriscar, me passa o endereço! kkkkk
Andre Antoniazzi09/04/2013 09:58
buxus
Ola Ricardo,pois olha primeiro obrigado pela dica e sabe estou com vontade de pegar direitinho o endereco aqui em canoas e tirar uma fotos pra voce ver se te interessa ai podes tirar elas pois tenho receio de tirar como ja disse tirei uma pequena acomodei ela e estava esperando pro ano que vem fazer algo mais morreu.Elas chamam atencao pela coloracao do tronco sao muito lindas entao acho que vou fazer isso tirar umas fotos delas e te enviar com o endereço.
Abracos
Ricardo Paiva09/04/2013 10:01
Andre, envia as fotos para ricardo@quatrocom.com.br. Se forem legais, combinamos de tirar juntos e rachar a coleta. O que achas?
Andre Antoniazzi09/04/2013 22:07
buxus
Ok vou la ate o fim de semana e te envio as fotos ok.todas ach que da umas dez.
Abracos
Ricardo Paiva09/04/2013 22:41
Oh louco. Se forem tantas assim vou levar um parceiro pra ajudar e aí damos umas pra ele também. Fico no aguardo das fotos então.
JOICIMAR MAGGIONI27/05/2013 19:12
Belas plantas, muito bom material, não deixe de postar, mas vai com calma o buxos e meio enjoadinho, gosta de secar galhos se retiradas todas as folhas.!!!! Acompanhando!!!!!
Ricardo Paiva27/05/2013 22:32
Valeu Joicimar.
Pode deixar que vou fotografando e postando aqui.
rmarchesin27/05/2013 22:51
Ricardo, acompanho seu blog e aprendi muito com ele, inclusive achei muito interessante aquele post sobre as lanternas japonesas. Achei incrível esses buxinhos (ou melhor, buxus gigantes!). Quantos anos devem ter? Acredito que passam de meio século... até mais...
Ultimamente estou me interessando muito por buxus, isso porque são bonitos e nos proporcionam um bom desafio, não é mesmo?
Estou torcendo para que faça um ótimo trabalho com eles (o que sei que fará).
Grandes abraços.
Ricardo Paiva27/05/2013 23:23
Olá rmarchesin, obrigado por acompanhar o blog.
Cara, estes aí acho que tem bem mais de 50 anos mas ainda não descobri a idade aproximada.
Realmente estas plantas podem render bons trabalhos.
Agora é deixa-los descansar para se recuperarem. Isso deve levar um ano e meio/dois.
Sergio Batalini28/05/2013 11:10
E não se esquecer da "velha receita do periodo de atividade da planta".
Certo? 😉
Maravilha de buxus..
Nas suas mãos serão obras de arte, certeza.
Rogério28/05/2013 12:26
Parabéns pela maravilhosa "colheita"...
Quero acompanhar...
rmarchesin28/05/2013 15:18
O que vocês me dizem das receitas expostas nessa página?
http://www.bonsaikai.com.br/textosparaleitura/GuiadeCuidados/Buxinho.htm
Bem, uma vez eu me recusei seguir receitas, pobre da planta... não durou uma semana!
Rogério29/05/2013 22:34
rmarchesin
Sigo sempre por elas!
Tem dado certo para minhas plantas.
rmarchesin30/05/2013 02:58
Já viu esse buxus de 115 anos?
http://www.youtube.com/watch?v=kQ_X9fXmw8k
Já vi fotos de muito mais velhos, mas em vídeo esse é o mais velho que vi.
Ricardo Paiva30/05/2013 19:17
rmarchesin, eu estava presente nesta estilização do Carlos Tramujas.
Isto foi em 2010.
O Buxus é dele e ele tem mais uns 4 exemplares da mesma idade, idade esta comprovada por fotos.
Planta magnífica.
Gilson Reis30/05/2013 22:29
Olá Ricardo,
Realmente você conseguiu 3 yamadoris fantásticos, principalmente este com dois troncos. Quando vi a matéria lembrei de um vídeo que tinha visto anteriormente com um bonsai de dois troncos também.Não sei como pretende trabalhar ele e com certeza tem muito tempo para pensar até a sua recuperação. Fica aí uma idéa dentre as muitas possibilidades deste maravilhoso material que você conseguiu!!!! Parabéns mesmo!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=090aRpAQnbU
Abraço
Ricardo Paiva30/05/2013 23:45
Gilson, valeu a dica.