Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda

Fernando Lima08/04/2013 11:11
Ajuda
Andre Antoniazzi08/04/2013 14:45
ajuda
Ola amigo,a foto nao abriu.
Att
Fernando Lima08/04/2013 14:49
Re: Ajuda
Fiz yamadori esse exemplar no sabado, é um angico preciso de uma ajuda de vocês que tem muita experiência,
SEKI - Elio Luis Secchi08/04/2013 20:51
Fernando, sua planta tem um bom potencial pois tem um tronco com boa conicidade e um movimento de tronco suave, mas bem legal. Porém para se fazer dela um bonsai, como se trata de apenas uma muda é necessário tomar algumas medidas drásticas.
Se fosse minha eu faria os cortes conforme marcado abaixo. Fazendo isso deverá ocorrer forte brotação em locais melhores e também de galhos mais maleáveis que podem ser usados para formar a nova estrutura da planta. Porém este corte somente deve ser feito no final do inverno. aí em sua região creio que poderá fazer na segunda quinzena de agosto em diante.

abraço
Fernando Lima02/07/2013 12:28
Ajuda
Preciso da ajuda de vocês, este está comigo há mais de 10 anos
Fernando Lima02/07/2013 12:29
Ajuda
Esse foi coletado entre os buracos que ficam no tronco de um flamboyant, o que fazer?
Fernando Lima02/07/2013 12:30
Ajuda
Ficus Boni, esse comprei há 3 meses estava todo debilitado, ou melhor ainda está coloquei no escorredor em um solo bem drenante, está recuperando bem, o que fazer ?
Fernando Lima02/07/2013 12:36
Ajuda
Essa jabuticaba está ficando com as pontas das folhas marrom, o que deve ser feito pra isso não acontecer ?
Arzivenko02/07/2013 13:26
Oi Fernando Lima, já tens umas quantas plantas, gostei particularmente do angico. Mas antes de mais nada, crie um tópico para cada planta que você queira discutir, assim a conversa segue de forma linear. Com diversas plantas em um mesmo tópico a conversa se torna truncada!
Fernando Lima02/07/2013 13:55
Arzivenko, muito obrigado pela dica, é que sou novo aqui, em relação ao Angico, o que acha que deve ser feito?
Arzivenko02/07/2013 14:11
Fernando Lima, me dá impressão de que a planta está em um recipiente muito pequeno, para que ela responda rapidamente às tuas intervenções, o melhor seria colocá-la em um recipiente maior e com mais substrato. Se quiser fazer isto agora, pode fazer, mas não faça mais nada. Quanto à parte aérea, a indicação de poda feita pelo amigo Elio Luis Secchi está perfeita, aguarde a primavera e execute, de preferência não antes de setembro.
Fernando Lima02/07/2013 16:06
Ajuda
Após algumas intervenções
Fernando Lima27/09/2013 09:28

Renato Rodrigues Roehrs27/09/2013 14:28
Fernando, só pra gente te ententer e poder te ajudar.
Por que optaste por "deitar" o angico?

Bom material!

Abraços.
Fernando Lima27/09/2013 15:10
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Fernando, só pra gente te ententer e poder te ajudar.
Por que optaste por "deitar" o angico?

Bom material!

Abraços.

Renato, não optei por "deitar" ele ficou assim pois quando transplantei para uma bacia mais rasa ficou dessa forma.
Acha que devo mudar algo para que possa melhorar a estética ?

Abraços
Renato Rodrigues Roehrs27/09/2013 16:06
Fernando, eu tinha entendido que a planta fora replantada neste formato.
Então, como colocas, ela na verdade cedeu com o replantio e ficou "deitada".

Seguindo a tua primeira foto, e como observei que tu seguiu a dica do Elio, sugiro no próximo replantio que retorne com o angico para a posição vertical.

O ápice eu podaria um pouco mais curto, no sentido de compactar a copa ainda mais no futuro.
Se fizeste o replantio recentemente, agurde um mês e bombe na adubação!

Acho que tens um belo material em mãos!
Com conicidade e estrutura maduras!

Acompanhando.

Abraços.
Fernando Lima13/12/2013 13:54
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Fernando, eu tinha entendido que a planta fora replantada neste formato.
Então, como colocas, ela na verdade cedeu com o replantio e ficou "deitada".

Seguindo a tua primeira foto, e como observei que tu seguiu a dica do Elio, sugiro no próximo replantio que retorne com o angico para a posição vertical.

O ápice eu podaria um pouco mais curto, no sentido de compactar a copa ainda mais no futuro.
Se fizeste o replantio recentemente, agurde um mês e bombe na adubação!

Acho que tens um belo material em mãos!
Com conicidade e estrutura maduras!

Acompanhando.

Abraços.

Atualizando

Sergio Batalini15/12/2013 20:06
Ola Fernando
Se me permite, poderia ter seguido a risca a dica do Elio . Teria um resultado muito melhor do que este.. Depois da cicatriz da poda vc deve reduzir a continuação do tronco , mantendo apenas 2 ou 3 cm. cortando sempre na diagonal . Pode reduzir tb o primeiro galho a metade. E se possivel, replante mais na vertical .

Depois que os novos brotos surgirem a condução será mais clara e o estilo mais definido.

No primeiro momento o mais valioso é o tronco principal, o resto pode ser descartado, desta forma futuramente vc tera uma planta mais harmoniosa e dentro do estilo pretendido.
Fernando Lima12/01/2015 12:37
Sei que tem muito trabalho pela frente, mas apenas para atualizar

Fernando Lima05/01/2016 08:51
Fernando Lima escreveu:
Sei que tem muito trabalho pela frente, mas apenas para atualizar

Apenas para atualizar após um ano de trabalho:

Fernando Lima06/01/2016 15:55
João Pinheiro15/01/2016 14:29
Fernando, como ficou bonita a cicatrização do tronco.

Nessa penúltima seção de fotos, parece que você usou uma pasta cicatrizante. É isso mesmo?

Comprei uma caliandra recentemente e estou empolgado vendo a evolução da sua 😉
Fernando Lima15/01/2016 14:43
João Pinheiro escreveu:
Fernando, como ficou bonita a cicatrização do tronco.

Nessa penúltima seção de fotos, parece que você usou uma pasta cicatrizante. É isso mesmo?

Comprei uma caliandra recentemente e estou empolgado vendo a evolução da sua 😉

João, usei pasta cicatrizante comprada do Renato Hoening da Bonsai Curitiba, vá postando a evolução da sua caliandra, assim como estou fazendo com esse Angico