Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho - Opinião de estilização

dalbianco09/04/2013 19:28
Buxinho - Opinião de estilização
Oi pessoal. Trabalho nesse buxinho há um bom tempo. Acho que o envasei na ânsia. Ele custou a "vingar", secou galhos, folhas, durante dois meses. De um mês pra cá é só alegria.
Queria opinião sobre estilização, estou meio perdido. Não sei se desço à direita com um dos galhinhos e o deixo engrossar bastante. Não sei se no próximo transplante eu devo deitar o bonsai um pouco mais pra direita.
Sei que é difícil opiniar com ele todo descabelado assim, mas não cortei nenhuma ramificação pq não sei pra onde seguir.
Sugiram, sugiram, please! 😉

Ricardo Paiva09/04/2013 21:53
Bom material, Dalbianco.
Concordo com você em inclinar a planta para a direita e eu formaria a copa apenas com a massa verde do lado esquerdo.
Outra coisa, pela foto parece que esta raiz da frente está morta, se for trabalhe a madeira morta para tirar esta cara lisa que ela está. Inclusive a parte superior do tronco também.
Fiz uma projeção. As folhas ficaram meio grandes, mas dá pra ter uma ideia da minha sugestão.
dalbianco10/04/2013 08:00
Ricardo, que maneira a sua sugestão!!
Em sua homenagem (rsrs) vou segui-la e postando fotos durante os trabalhos. 😉
Agora uma perguta. Faz uns 4 meses que transplantei. Será que posso reposicioná-lo agora ou trabalho do jeito que está, mantendo uma pedra para inclinação do vaso, a fim de "acostumar" o buxinho nesta posição e fazer com que cresça na "nova vertical"?
Ricardo Paiva10/04/2013 08:46
Obrigado pela homenagem! 🙂
4 meses? Eu naõ arriscaria, buxinho é bem temperamental.
Bem pensado esta ideia da pedra. Como o engrossamento de galhos é lento no buxus, arame e vá posicionando já os galhos e se puder fazer uma seleção de galhos para o projeto, seria bom, a energia de crescimento vai se concentrar nos galhos que vais precisar.
dalbianco10/04/2013 08:50
Valeu queridão! Vou começar já! 🙂