Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Micro-Bougainvillea - Opinião de Estilização

dalbianco09/04/2013 19:42
Micro-Bougainvillea - Opinião de Estilização
Olá!
Fixei este microbougainvillea na pedra há três meses e estou deixando crescer para engrossar o tronco e raízes para fixação. Mais uma vez, acho que me precipitei colocando no vaso. Dei uma prévia, com a aramação, da forma que imagino que possa ficar, mas gostaria de opiniões distintas. 🙂
Aquela curva que segue para o ápice é frute de outra aramação, anterior, quando o estilizava como cascata, mas em um tensionamento, acabei quebrando o galho. Não faz parte da estilização atual (ou poderia fazer? rs)

Fabio Lima10/04/2013 12:25
fala ae dalbianco...
cara que tipo de pedra vc esta usando???...
bem interessante a formação.
eu costumo cobrir a pedra e as raizes quando a opção é por este estilo....
particularmente eu podaria acima do 2º galho a direita, eliminando o arco.
ahhh...e o principal....recipiente grande..e mesmo assim para engrossar a bulga demora pacas...

abç.
dalbianco10/04/2013 12:53
Falaê!
É uma pedra porosa de recife de corais. Eu encontro em lojas de aquários, mas muitas delas são de resina, imitações, portanto. Esta é verdadeira. Aqui uma outra: (http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-pedra-porosa-image15074843)
Elas são boas pq têm muito poros, óbvio, e dá pra passar as raízes entre os buracos. Sempre que passo em loja de aquários, dou uma conferida. As melhores pedras estão lá!
Então. Eu resolvi fazer a composição logo no vaso, mas ele ficou enterrado por quase três meses, pq tinha muitas raízes de alimentação saindo dos galhos grossos que envolvi na pedra. Aos poucos fui retirando o substrato da rocha e cortando as raízes finas, forçando a emitir outras mais abaixo, e assim por diante. Cheguei a este resultado, onde a planta se sustenta com o que desenvolveu embaixo. Claro, tratando-se de bougainvillea, tudo é mais fácil. Pequei em colocar no vaso, mas agora já era. Se eu desmanchar a "amarração" vou perder a evolução, talvez. Deixarei aí mesmo. Já dobrei a adubação com osmocote, em dois potinhos à parte, pq se ela não gostar, eu tiro. Mas respondeu bem, está mais florida do que nunca (essa foto tem umas 3 semanas).
Quanto ao corte sugerido, creio que vou fazê-lo sim, mas não agora, pq ele é a continuação do tronco principal, que tá fazendo com que as raízes engrossem para fixarem. Bem, pelo menos acho isso. Minha pretensão não é engrossar muito mais o nebari, mas somente as raízes (que já engrossaram bem desde que coloquei) e depois cortar, fazer uma copa bem menor que essa "asa"... o segundo galho tb está engrossando. Depois vou reduzir tudo.
Valeu pela opinião e pode sugerir qualquer outra coisa caso discorde, ok? Posso ter dito algo que não procede. Pra isso que postei 😉
Abs