Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Carmona de 10 anos - Atualizações

12
Victor10/04/2013 21:09
Carmona de 10 anos - Atualizações
Boa noite pessoal.

Estou na dúvida de qual estilo seguir...e o que fazer!
Alguém aê poderia me dar um help ❓

Bom...vou deixar aqui a foto da alporquia da minha Carmona de 10 anos tbm..
Estou pensando em Moyogi, e usar aquela foto marcada como a frente.
Alguém saberia me dizer se dá para fazer um estilo kabudachi nas raízes em carmonas? Digo a técnica do casco de tartaruga... Porque o nebari dela é bem fraquinho, porem o tronco é interessante.

Opinem aí pessoal! 😄

Seguem as fotos:

outros ângulos

Abração a todos!
acacio vargas11/04/2013 08:00

Uploaded with ImageShack.us

Victor11/04/2013 12:29
Agora sim! hehehehe!
Foi mal pelos thumbs pequenos ^^
Victor12/04/2013 18:19
editei o post..
marco_avelar13/04/2013 19:21
O caso é sempre o mesmo, você pode optar por fazer um mame ou engrossar. No caso dessa carmona ela está apresentando um sério problema que é a "conicidade invertida", ou seja, uma parte do tronco mais grossa acima da base do tronco. Isso é uma das piores coisas na estética de um bonsai. Se fosse minha eu faria uma poda drástica eliminando todos os galhos mais altos e só deixaria o galho mais baixo (o da esquerda na primeira foto). Assim, sendo um mame ou um bonsai maior, ele não teria esse grave defeito, e mesmo assim a poda terá que ser muito bem feita para que o galho fique mais fino que a base do tronco, caso contrário é melhor cortar tudo. Lembrando, poda drástica em agosto. Para fazer o moyogi é só replantá-la mais inclinada e sempre dando aquela ajeitada nas raízes como já conversamos.

Sobre engrossar o tronco eu acabei esquecendo que eu havia escrito um texto sobre o assunto, acho que pode te ajudar durante esse processo:http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17944&highlight=engrossamento

Abraço!
dalbianco14/04/2013 10:18
Sobre a Carmona, eu faria um alporque para eliminar a parte de baixo (o tronco reto), fazendo a planta começar da onde ela bifurca. Dali, caberia um belo mame. 😉
Victor16/04/2013 22:18
Boa noite dalbianco e marco, obrigado pela atenção. 😄

A ideia do mame depois que postei aqui foi a que me veio em mente também. Passei um bom tempo hoje olhando para ela aqui e também cheguei a conclusão do alporque, em diagonal, pois tirei um pouco da terra em volta do caule e ele é bem comprido, mais precisamente, o dobro do que aparece na foto, bem feio.. hahaha...

Deem uma olhada nessa projeção que eu fiz...caso fizesse o alporque. Acho que não seria necessário uma poda drástica na copa...heim?

Abraço 😄
dalbianco17/04/2013 11:39
Sim, achei bem melhor assim.
E a partir daí, vc seguiria pra onde achar melhor. Mame é apenas uma das opções. Mas aquele tronco reto realmente sugiro que elimine com o alporque. Legal que gostou da sugestão.
Boa sorte! 😉
Victor18/04/2013 15:35
Vou esperar meu enraizador chegar aqui!
E vou fazer a alporque...
Irei atualizando! ^^

Abração brother! 😄
MarcoBonsaiPoa20/04/2013 12:01
Olá pessoal!
Blz Victor?!
Falou em Kabudashi para estilo casco de tartaruga?
Kabudashi é aquele com troncos múltiplos da mesma raíz o que tu fala é o Korabuki...bela planta! abç
Victor21/04/2013 16:37
Opa Marco! Valeu! Já fiz aqui a alporquia!
Acho que ela responderá bem...pq as Carmonas aqui peguem bem até por estaquia em qualquer época do ano.
Vou postando as fotos aos poucos! ^^
Isso...me confundi.. sei que nem todas as espécies dão para fazer um Korabuki.. né? Já ouvi dizer que jabuticaba é ruim pra isso. Quanto ao Kabudashi, conhece alguém que já fez com acerola?

Abraço!
Victor15/10/2013 12:56
Boa tarde pessoal.

Segue uma atualização de como anda a minha carmona...raízes crescendo... 🙂

MarcoBonsaiPoa15/10/2013 17:24
Vai ficar bem melhor com o alporque, a base vai ficar show!!
só cuidado pra não acontecer de novo...achei que as raízes saíram muito pra baixo...qualquer coisa mais adiante tenha que fazer nova alporquia!
Victor15/10/2013 19:29
Opa Marcos...pois é.
Elas saíram um pouco mais abaixo de onde eu fiz o corte.
Mas pelo menos as raízes já subiram uns 8 cm... hehehehe 😛

A minha ideia agora é, depois de cortá-la, fazer uma nova alporquia mesmo, só que mais acima. Vamos ver como vai ficando! Até vou trabalhando a paciência! Abraço! ^^
Victor Ghirotto15/10/2013 23:16
talvez só de enterrar já enraíze a região, será que nao?
MarcoBonsaiPoa16/10/2013 11:17
O bom nesse tipo de alporque é que não precisa fazer uma buchinha, faz o corte e cobre dentro do próprio vaso. Se for fazer nova alporquia, espere um bom tempo de recuperação...pra não judiar demais da bichinha!
Djalmo16/10/2013 14:23
A condução ta ficando legal, mas alguem sabe me dizer a diferença entre a carmona e o buxo???? Me parecem iguais!!!!!
Abraço
Victor Ghirotto16/10/2013 17:02
São espécies diferentes, é que essa carmona ta parecendo um buxus mesmo, porcausa da idade e da cara de topiaria.
Victor22/10/2013 13:27
Fala pessoal.

Pois é...no segundo alporque, vou fazer exatamente isso. Cobri-lo com a terra do vaso sem o Sphagnum....com calma vou acertando o nebari. Acho que no final desse mês já dê para mudá-lo de vaso...não sei...vou tirar outra foto e mando pra vocês.

Djalmo...as folhas são bem diferentes, a Carmona tem uns pontinhos nas folhas e passa o ano com flores brancas. São bem diferentes mesmo.
Em breve posto uma atualização!

Abraço
Victor27/10/2013 13:00
Boa tarde amigos do fórum:

Atualizando o crescimento das raízes.

Utilizando Tiamina e Superthrive, está crescendo rápido demais!

Gostaria da opinião de vocês, pois é a primeira vez que trabalho com uma Carmona:

Vocês acham que já raízes suficientes para transplantá-las? (lembrando que tem um pouquinho de sphagnum preso às raízes.) Meu medo é o calor daqui do Rio que está cada vez mais intenso. Aproveitando, fiz uma poda nela pera uma melhor visualização da estrutura, que ainda tem que ser bastante trabalhada.

Segue a foto:

Grande abraço
Victor31/10/2013 14:34
Up! 🙄

Alguém?
Diego Santana31/10/2013 17:25
pode transplantar sem medo.....
lucasperinazzo06/11/2013 17:54
pode transplantar sem medo!
Victor04/01/2014 16:14
Boa tarde amigos do fórum!
Venho aqui trazer atualizações da minha carmona que foi cortada ao meio e felizmente as as duas partes novas se recuperaram bem! 😄

Ela possuía um nebari interessante escondido naquela barro duro. Como podemos ver na foto abaixo, eu diminui bastante as raízes e as brotos já estão enormes. Ainda não sei o que fazer com ela. Esteticamente ela não tem altura para um hokidachi, eu acho. Talvez um moyogi?

Bom, a parte de cima também se recuperou bem e já deu até flores.
A ideia inicial era aproveitar alguma coisa desse lado para ser a frente:

Porém, com o tempo, durante os cuidados diários, encontrei um caminho que me pareceu melhor, no caso, usar esse lado como a frente:

Em cima disso, criei um projeto:

Logicamente, alguns galhos estão grossos demais para aramar. Terei que podá-los. E quanto ao jin, não sei se é uma ideia legal... Gostaria da opinião de vocês!

Grande abraço!
LUIZ ARTHUR04/01/2014 22:29
Victor,

Pessoalmente gosto de sua projecao, somente o Jin acho que nao fica bom.

Abraco
12