Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Toco de Bougainvíllea!

Elio17/04/2013 11:10
Toco de Bougainvíllea!
Esse toco de bougainvíllea foi tirado fora de época. Era a ocasião que se apresentava.

Um grande erro foi cortar baixo. Vejam porque!

Cortando baixo só brotou abaixo da curva. Deveria ter cortado mais acima.

Mas, já que tá que vá! Vingou bem!

Gostei das flores

Bom, um trabalho no tronco para "tapear" o aspecto cilíndrico dele!

Paulo henrique leite17/04/2013 21:10
Helio, achei muito bonita sua planta e olhando ela tive uma ideia...
sabe se é possivel fazer enxerto dessa forma usando outras cores de bouganvillea http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/acer-buergerianum/
Elio17/04/2013 21:22
Dá sim, Paulo! Plantas do mesmo gênero podem ser enxertadas.

abraço
Seph190318/04/2013 08:36
Bonita Elio...show de bola...
Eder Imme22/04/2013 14:03
Toco de Bougainvíllea!
Elio, uma pena perder aquele movimento do tronco, mas mesmo assim, a planta ta linda, e como sempre nos dando ideias de procedimentos com as plantas. Parabens!!!
Elio22/04/2013 22:40
Seph e Eder.......valeu, amigos! Pois é, sempre aprendemos com nossos erros, também!

abraço
Hugo Perticarati25/04/2013 00:28
Você fez uma estaca desse 'calibre' e vingou?? Que curioso! Não sabia que era possível. Qual a melhor época do ano para fazer isso, primavera? Grande abraço!
Elio25/04/2013 15:28
Hugo Perticarati escreveu:
Você fez uma estaca desse 'calibre' e vingou?? Que curioso! Não sabia que era possível. Qual a melhor época do ano para fazer isso, primavera? Grande abraço!

Olá, Hugo!

No caso dessa espécie: Bougainvíllea, você pode fazer de qualquer calibre. A melhor época é primavera. Essa foi feita em maio e mesmo assim pegou!

abraço
Hugo Perticarati25/04/2013 17:41
Legal Elio, não sabia. Estou fazendo uma alporquia dessa espécie, se soubesse teria feito estaca logo shaushuahsuahsa Valeu pela dica 😛
Hendersonxd28/04/2013 16:42
Elio ficou muito linda a sua planta.

Gostaria de saber qual o substrato usado para fazer a estaquia e quanto tempo +/- levo para dar as primeiras brotações ?
Elio28/04/2013 18:55
Hender, na estaquia uso somente areia. No caso de Bougainvíllea, fazendo na primavera, em 15 dias tem brotação, às vezes até menos.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi28/04/2013 23:12
Aquela primeira floração é uma beleza. Agora é finalizar e depois colocar a florir novamente. Show de bola.
Abraço
Elio29/04/2013 20:49
Pois é xará! agora estou numa dúvida!
Se deixo adensar para uma florada intensa ou mantenho poucos galhos para um visual melhor da estrutura de galhos, mais ou menos como na penúltima foto!

Diga aí, xará!

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi29/04/2013 22:08
Olha xará. O belo da espécie é a florada. então creio que a construção deve levar em conta uma futura florada intensa. Não deva relaxar com a estrutura. Pensando a longo prazo se construiria primeiro a estrutura para depois, ainda assim formar uma densa ramagem para obetr uma floração abundante. Mas eu sinceramente iria preferir perder um pouco na estrutura para privilegiar floração...
abraço
Elio30/04/2013 00:10
Elio Luis Secchi escreveu:
Olha xará. O belo da espécie é a florada. então creio que a construção deve levar em conta uma futura florada intensa. Não deva relaxar com a estrutura. Pensando a longo prazo se construiria primeiro a estrutura para depois, ainda assim formar uma densa ramagem para obetr uma floração abundante. Mas eu sinceramente iria preferir perder um pouco na estrutura para privilegiar floração...
abraço

Valeu, Xará!