Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Ligustrum Japonicum Yamadori

Ricardo Paiva19/04/2013 01:18
Ajuda com Ligustrum Japonicum Yamadori
Amigos, coletei 2 exemplares de ligustrum japonicum.
Como não tenho experiência com a espécie, todas as informações e dicas sobre o cultivo (sol, rega, adubação, época de transplante - quantidade de poda de raizes, substrato, aramação, etc) serão muito bem vindos.

Olhem aqui os 2 exemplares:

Ligustrum 1:

Ligustrum 2:

Desde já agradeço as informações.
Diego Santana19/04/2013 09:00
Ricardo otimos exeplares, ja coletei alguns mas nao tenho nenhum pois nao tive oportunidade de coleta para minha coleção...
Mas trabalhei com muitos no viveiro dos amigos pois o que coletei sao verdadeiros monstros e nao tinha espaço na epoca da coleta...
Entao vamos la....
Pode lavar as raizes deixando totalemente limpas, use solo organico e bem drenado e vai se surprender com a recuperação das raizes em pouco tempo...
A especie domina o vaso em menos de 5 meses....
Os galhos sao a grande dificuldade desta especie ja que nao podem crescer livremente na formação inicial da copa, ja que costuma alongas muito os nós de rebroto , entao sujiro a poda constante mesmo antes dos galhos ficarem lenhosos, pois se nao fazer vai ter folhas apenas nas ponteiras....
Depois pode deixar os galhos ganharem calibre coisa que acontece muito rapido crescendo livremente;..............
Arzivenko19/04/2013 15:35
Ricardo Paiva, é uma espécie bem rústica, aceita bem qualquer tipo de intervenção.

Planta elas em potes bem grandes, deixa paradinhas até agosto. Depois disto, leva elas no encontro que eu levo martelo e formão! hahahaha
SEKI - Elio Luis Secchi19/04/2013 19:39
Completando o que diz o amigo Arzivenko: e eu levo a motossera.....
abraço
Ricardo Paiva20/04/2013 01:07
Vaelu as dicas Diego Santa.

Elio e Arzivenko, vocês estão me assustando!! KKKKKK
Ricardo Paiva08/05/2013 01:35
Pessoal, as plantas estão brotando que é uma maravilha!!!!
😄
Roberto Fávaro08/05/2013 09:24
Show de bola, Ricardo. Boa sorte com estes exemplares! Eu tenho alguns Ligustros sinensis. Eles aceitam o transplante esta época do ano também?

abs
Ricardo Paiva08/05/2013 16:36
Roberto, aceitar aceitam mas com a diminuição das temperaturas eles vão estagnar. Não vão se desenvolver ou brotar vigorosamente.
Eu não faria. Deixava para o final do inverno e aí eles entram com tudo na primavera.
Transplantar agora não adiantará seu desenvolvimento.
LEAO08/05/2013 20:50
Difícil a condução eu desisti. os galhos crescem verticalmente e muito longos, se aramar muito cedo já marca e fica feio.
Desejo Boa sorte ao amigo.