Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Resgate mudas de pingo de Ouro (12 anos)?!?!

Victor20/04/2013 18:10
Resgate mudas de pingo de Ouro (12 anos)?!?!
Boa noite pessoal.
Bom vou contar a história rapidamente. Uma coroa que mora perto da minha casa, vai refazer o jardim dela todo e arrancar esses pingos de ouro. Que tem uns 12 anos....alguns tem o caule mais grossos que um cabo de vassoura. E não sei...ela falou que eu posso retirá-los.... mas não achei nenhum que seja assim...FENOMENAL...mas...como vão para o lixo..tô pensando... tirei umas fotos...

Por favor...usem seus olhos de bonsaísta para ver se alguma coisa sai daí! 😛

Ps: pessoalmente eles são melhores do que nas fotos!

Abraço!

Essa apesar de parecer ter conicidade invertida, na verdade não tem.

Gilson Reis20/04/2013 21:50
O primeiro e o ultimo apresentam troncos com boa curvatura e podem render algo bom!!! Os demais não tem muitas qualidades, porém ser tiver um local para plantá-los no chão pode deixar crescer e fazer alguns testes como cortes radicais e deixar crescer, nunca se sabe, ás veses pinta uma inspiração e um material que iamos descartar nos surpreende!!! Eu sempre planto as pontas e galhos das minhas arvores e a maioria pega e dá inicio a uma nova arvore.

Abraço
Victor24/04/2013 11:51
Oi Gilson
Concordo com você. Ainda não pude pegá-los. Devo fazer isso nesse fds.
Chato vai ser tirar as raízes, são muito compridas e quase não possuem raízes radiais capilares...se der tempo.. vou tentar fazer uma alporquia neles...ou algo assim!
Vou atualizando depois!
Abraço!
Gilson Reis24/04/2013 19:31
Se posuirem somente raízes compridas é melhor palntar em vasos bem maiores até a recuperação da planta e nos anos seguintes ir cortando a medida que forem desenvolvendo raízes capilares. Quando comecei perdi alguns yamadori bons pela ansiedade de querer plantar em vasos menores com a intenção de acelerar o processo, hoje não faço mais isto a não ser com espécies muito resistentes como os ficus e mesmo assim somente se for uma muda a principio com pouco potencial. Quando coletar posta as fotos mesmo.

Abraço