Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa?

Carlos Lima21/04/2013 21:40
ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa?
Olá pessoal. Estou aqui criando esse tópico para tirar essa incomoda dúvida.

Como nunca usei o essa mistura de adubos( Torta de mamona + Farinha de osso) gostaria de saber quantas colheres de sopa desse adubo é colocado na cobertura dos bonsai frutiferas e arbustos?

Eu li que as frutiferas são 20 colheres, e arbutos 10..
É isso mesmo, ou esta informação é incorreta?

Quem puder me responder, desde já agradeço muiiito!

Valeu!
Daniel Mallmann21/04/2013 23:42
Re: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa?
Carlos Lima escreveu:
Olá pessoal. Estou aqui criando esse tópico para tirar essa incomoda dúvida.

Como nunca usei o essa mistura de adubos( Torta de mamona + Farinha de osso) gostaria de saber quantas colheres de sopa desse adubo é colocado na cobertura dos bonsai frutiferas e arbustos?

Eu li que as frutiferas são 20 colheres, e arbutos 10..
É isso mesmo, ou esta informação é incorreta?

Quem puder me responder, desde já agradeço muiiito!

Valeu!

Oi !!
Nas minhas plantas(pré-bonsai) uso em torno de duas a três colheres de sopa de TM e mais a mesma quantidade de FO, de dois em dois meses +- .
gil_fuka01/05/2013 20:36
Olá Carlos!

Então, aqui em casa em até utilizei a torta de mamona e realizei um procedimento que o pessoal ensinou aqui no fórum. Veja no link : http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/torta-de-mamona-e-farinah-de-osso.html

Mas sinceramente eu não utilizo mais aqui em casa, no início o cheiro foi bem forte, típico de adubo orgânico, e a Fuka, minha esposa, quase me matou devido ao cheiro.

A solução foi desembolsar uma graninha a mais e comprar o Osmocote!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/10/e-la-vamos-nos-chegou-o-osmocote.html

Fica a dica.

É isso aí!
Até mais!
Rodrigo-RS01/05/2013 20:45
Re: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa?
olá gil_fuka

A quantidade de TM e FO por vaso pequeno é uma colherinha de chá por meses com "R", vasos medios pode colocar uma colher de sopa rasa, vasos grandes uma colher de sopa. Todas as aplicações longe do caule, perfazendo as bordas do vaso, semeando o adubo, cuidado com a lixiviação deste adubo com a rega.. pode peder muito adubo se regar e este for carregado com a agua...
as percentagens de cada produto pode ser.. 1/3 TM e 2/3 FO... ou metade cada.. ai terá mais nitrogenio, para plantas jovens OK...
Abração
Rodrigo
Lozzardo01/05/2013 21:24
Tudo vai depender do tipo de planta, tamanho, época do ano e o que se visa: crescimento, frutificação ou floração...

A falta você consegue sempre corrigir gradualmente; excessos quase sempre resultam na perda da planta.

Busque informação mais especifica sobre a espécie que você vai adubar, a melhor época pra vaze-lo e a quantidade/ modo mais indicado a usar.
Elio02/05/2013 16:18
Carlos, como regra geral pode adotar a indicação do Rodrigo. Sugiro 50%+50%. Mesmo aumentando ou pouco a dosagem, como é adubo orgânico não há riscos para a planta, o que não seria o caso se fosse adubo químico.

abraço