Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba desde semente

Eder Imme22/04/2013 14:15
Jabuticaba desde semente
Boa tarde a todos os amigos.

Segue minha jabuticaba que tenho desde sementes, uns 06 anos no vaso.Gostaria da opinião de voces para esta planta.

Segue fotos da planta.

Um grande abraço a todos.
HenriqueBanda23/04/2013 10:16
Gostei do estilo, você aramou ele?

estou interessado em plantar um desses, mas aqui tenho somente 2 horas de sol (do meio dia as 14h) e suplemento de luz artificial que uso para meu ulmus.
Será que com isso eu consigo ter uma jabuticaba com essas horas de insolação e luz artificial? Co

Estou acompanhando o topico para saber mais sobre suas técnicas utilizadas!
Eder Imme23/04/2013 10:25
Jabuticaba desde semente
Olá Henrique , sim eu aramei ele quando era mais novo. Sei que tem muito ainda pra melhorar, por isso pedi ajuda para nossos amigos.

Referente ao sol, ela recebe luz durante toda a manha. Creio que vc consiga sim, ter uma jabuticaba mesmo com suas duas horas de sol.

Mas vamos esperar conselhos dos mais experientes para sanar nossas dúvidas.
luizmesquita26/04/2013 15:46
Parabéns pelo Bonsai, está muito bonito, 6 anos não é pra qualquer um, já deu frutos?
Eder Imme27/04/2013 08:32
Jabuticaba desde semente
Grato pelo elogio, luizmesquita. É muito gratificante lembrar de como era a planta e ver seu desenvolvimento, até chegar nesse resultado.

Frutos ? nada ainda, nem sequer sinal de flores 😢 , mas creio que estou pecando um pouco nos cuidados básicos para que ela um dia floresça e frutifique . Alguem tem alguma dica para isso?
gil_fuka01/05/2013 20:43
Olá Éder!

Muito legal a sua jabu desde semente eim!
Sou um fã de carteirinha da espécie! A mais linda entre todas!
O único problema da jabu é o seu desenvolvimento lento! Mas faz parte...
Estas são as minhas, que já adquiri quando eram mudas, mas não sei a idade delas...

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html

E aqui o processo de aramagem de uma delas:

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/12/evolucao-jabuticabeira-aramagem.html

Estou adubando com Osmocote 15-09-12, e ainda nem sinais de flores ou frutos, creio que seja devido ao desenvolvimento lento da espécie, mas a partir de agora estarei acompanhando para quem sabe obter um ajuda também!

É isso aí!
Até mais!
Eder Imme02/05/2013 10:09
Jabuticaba desde semente
Gil , frutos para o tempo que sem a planta e tudo que dedicamos a ela, é apenas um detalhe.

Vamos esperar a opinião de alguem a respeito de frutos.