Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bouganville

Denis Araújo23/04/2013 16:07
Bouganville
Transplantei a minha Bouganville para um vazo de bonsai. o que acham?

Frente:

Lateral:

Outra lateral:

Por trás:

Por cima:

Um abraço
Gilson Reis23/04/2013 20:38
Denis,

Eu eliminaria os dois galhos maiores e formaria a copa somente com o galho central, com isto teria um bonsai com uma altura bem menor e mais harmonioso. A bouganville responde muito bem ao corte emitindo muitas brotações e quando você cortar provavelmente deverá aparecer novas brotações no galhos central e você poderá escolher quais deixar para formar os galhos secundários.Os dois galhos maiores são muito retos e sem movimento e pra mim estão fora do desenho da planta. Vai ficar um bonsai muito bonito se trabalahdo corretamente. Sabe qual a cor das flores?

Abraço
Denis Araújo23/04/2013 20:58
Olá Gilson. Obrigado pela sua opinião.

Quando comprei no mês passado me disseram que é rosa, mas não sei o tom exato.

Vou aguardar a floração da primevera e então analisar a sua sugestão.
nickyfury23/04/2013 21:29
bonsai
Denis, eu concordo com a opinião do nobre colega Gilson. Mas por outras razões: sua planta precisa de mais conicidade e para obter isso, é preciso reduzir, cortando os galhos altos e trabalhar na construção de uma nova estrutura aérea. Um bonsai é formado com um mínimo de galhos, não um máximo. Dispor uma muda num vaso de bonsai não a torna um. É preciso um pouco mais para se conseguir isso.

Minha sugestão, então, é você cortar nas linhas que demarquei em vermelho, reposicionar o galho a ser transformado na nova estrutura aérea, e definir, como melhor frente, a segunda imagem (de cima para baixo). Não é preciso esperar que a planta emita braqueas coloridas para realizar essa mudança. O quanto antes voce fizer isso, mais rapidamente irá modificar sua planta para melhor, agregando algo que ela, no momento, não tem: qualidade técnica superior. Eis, então, onde cortar:

Mas, por outro lado, se prefere continuar a ter apenas uma muda de primavera plantada num vaso de bonsai, então deixe como está. Florida sempre poderá "enganar" os leigos, né? 🙄
Lucinei Reis23/04/2013 22:14
Denis oi, concordo com os nobres colegas pela redução sobre a copa.
Denis Araújo21/07/2013 11:44
Após o término da floração irei reduzir a copa.

Denis Araújo23/09/2013 12:31
Tomei coragem e meti a tesoura naqueles troncos retos.
A planta já está brotando bastante mas estou com uma dúvida.
Dois dos novos galhos que nasceram já estão com 9 pares de folhas, porém, ainda não lignificaram. Já posso reduzir o galho entre o primeiro e segundo par de folhas ou devo esperar a lignificação?
Renato Rodrigues Roehrs23/09/2013 22:28
Denis, aproveita para dar movimento a estes galhos neste momento, que ainda não engrossaram.

Eu não voltaria a podá-los, já que tu efetuou outra poda recentemente.

Agurde até o final do verão para então proceder a poda.

Abraços.
Denis Araújo24/09/2013 20:38
OK Renato.
Obrigado