Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junípero

Guilherme - Mgá23/04/2013 22:12
Junípero
Boa noite,
Comprei um pré-bonsai, havia alguns defeitos entre eles galhos longos com folhas somente na ponta, como nesta espécie cortas os galhos e deixar sem folhas na esperança de rebrotar seria fatal resolvi transformar boa parte dele em madeira morta, falta passar a calda sulfocálcica. Por favor podem me ajudar que rumo posso continuar? Espero a formação da copa e dou movimento investindo no estilo madeira morta, tento partir para um literati ou tem outros caminhos melhores?
Ótima semana.

LUIZ ARTHUR23/04/2013 23:47
Guilherme Mga,

Ola, bom eu esperaria para fazer nova intervencao, tendo em vista que a poda foi forte. O Junipero deve pegar de 5 a 6 horas de sol direto, parece meio debilitada a planta. A ideia do jin e boa.

Abraco
LUIZ ARTHUR23/04/2013 23:47
Guilherme Mga,

Ola, bom eu esperaria para fazer nova intervencao, tendo em vista que a poda foi forte. O Junipero deve pegar de 5 a 6 horas de sol direto, parece meio debilitada a planta. A ideia do jin e boa.

Abraco
Thiago Batista24/04/2013 13:52
Guilherme,

Concordo com o LUIZ que o melhor agora é esperar e ver como a planta irá reagir às intervenções já feitas. Acho que terá um longo trabalho pela frente, mas vai ficar show quando estiver bem formatada.

Só para adiantar o que imaginei, penso que, mais para a frente, você deva aramar aquele galhinho mais perto do tronco seco, voltando-o ao jin, a fim de formar a copa a partir dele. Uma copa bem densa, com o jin saindo por cima, semi-escondido.

O restante do galho à esquerda, eu aramaria-o, voltando-o para baixo, dando a ele uma grande sinuosidade, para aumentar a dramaticidade do conjunto.

Abraços.
Guilherme - Mgá25/04/2013 00:11
Obrigado pelas dicas e considerações adorei ler a opinião de vocês. Por enquanto estarei esperando ela se recuperar e qualquer novidade vou pondo fotos.
Abraço.
Guilherme - Mgá05/05/2013 16:58
É interessante eu aramar o Juniperu ou aguardar?
Gilson Reis05/05/2013 20:11
Com certeza aguardar!!! Eu aconselho esperar pelo menos um ano já que a planta foi radicalmente podada!!!