Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JABUTICABEIRA 3 ANOS

Dino24/04/2013 11:16
JABUTICABEIRA 3 ANOS
Oi pessoal, ela estava na mamadeira fazia 2 anos, agora resolvi colocá-la num espaço maior. Opinem por favor (principalmente sobre estilo).

.

Não me preocupei em dar uma referência, mas tem a gorssura do polegar de um adulto normal.

.

.

.
Opinem à vontade.....
LUIZ ARTHUR27/04/2013 11:36
Dino,

A desfolha nao deveria ser feita no verao? Cresceu bem a planta, bom a jabuticaba fica bem no estilo hokidashi.

Abraco
TheThality27/04/2013 12:15
Está bonita. Acho que ficaria bem no estilo moyogi.
Dino28/04/2013 08:58
LUIZ ARTHUR escreveu:
Dino,

A desfolha nao deveria ser feita no verao? Cresceu bem a planta, bom a jabuticaba fica bem no estilo hokidashi.

Abraco

Luiz, na verdade a desfolha só foi feita por causa da poda de raizes. (ela foi transplantada, e houve poda de cerca de 50 a 60% das raizes, por este motivo eu a depenei) Mas ela vai sobreviver, aqui nesta região, elas estão em plena brotação.
Dino28/04/2013 18:33
Bem pessoal, estou com uma ideia a respeito desta planta, vejam na foto uma marca vermelha. Estou pensando em uma poda neste local pra diminuir seu tamanho. No ponto marcado da exatamente 22cm de altura.
-

-
Que acham desta ideia ?
Diogo Afonso01/05/2013 19:36
Belo material dino.
eu deixaria para faser esta poda no inicio do verão pois agora é uma epoca não muito favoravel para este tipo de procedimento.
se foce minha tambem cortaria com 20cm. não esquecendo tbm de trabalhar o nebari.
hokidashi acho ficaria muito lindo nela.
abraço.
Dino15/05/2013 09:07
20 Dias depois.....
Olha ai gente... Maravilha. 20 dias depois do transplante fora de época e seguido de desfolha ela se recupera bem, está em plena brotação.
A poda no local marcado (marca vermelha na foto anterior) será feita em 3 meses, depois é só esperar mais alguns anos.

.

Abraço a todos.
Dino15/05/2013 09:13
Diogo Afonso escreveu:
Belo material dino.
eu deixaria para faser esta poda no inicio do verão pois agora é uma epoca não muito favoravel para este tipo de procedimento.
se foce minha tambem cortaria com 20cm. não esquecendo tbm de trabalhar o nebari.
hokidashi acho ficaria muito lindo nela.
abraço.

Preciso de dicas sobre como melhorar o nebari. Por favor, todas as dicas e sugestões serão bem-vindas.
Thomas Eckert15/05/2013 11:30
Bela planta, estarei acompanhando, mas uma dica é que você espere a época certa para intervenção, agora é a pior época, só em agosto.

Abraço.
LEAO15/05/2013 12:15
Se minha cortaria um pouco acima do galho e transformar no novo ápice.
Plantaria no chão.
Dino16/05/2013 11:04
LEAO escreveu:
Se minha cortaria um pouco acima do galho e transformar no novo ápice.
Plantaria no chão.

Leão, qual galho amigo????? há muitos.
LEAO16/05/2013 21:31
Aquele acima da marcação, o mais grosso. O sentido do corte é o mesmo da figura, então vocês levanta este galho que formará o novo ápice da planta.
Claudio Soares II19/05/2013 10:37
Eu podaria ainda mais baixo, na época certa, a jabuticaba brota muito bem no tronco baixo, deixaria apenas o 1º galho e conduziria como ápice, selecionaria 2 galhos da brotação que surgissem como os galhos mais baixo e eliminaria os outros brotos...assim vc abaixa consideravelmente a planta nesse primeiro momento da formação, quando o novo ápice estiver grosso o suficiente, cerca de metade do diâmetro do tronco, procederia novamente a poda drástica a alguns centímetros acima da primeira poda, com nova seleção de ápice e futuro brotos e assim sucessivamente. Boa sorte com o projeto.
Claudio Soares II19/05/2013 11:57
Segue idéia para a poda. o traça mais fino abaixo.

Essa é uma jabu minha que fiz um procedimento bem parecido...apenas deixei mais galhos se desenvolverem pq ainda não selecionei os que efetivamente deixarei. Note que o novo ápice, não está aramado e crescerá livre.
MarcoBonsaiPoa19/05/2013 14:24
Bem legal o material, acho que faria como o Claúdio sugeriu e plantaria ela inclinada num ângulo de 45º, para que o novo ápice ficasse na vertical, dando movimento bem harmônico ao tronco. Ficaria um moyogi suave, quase um shakan, segue uma ideia...

Claudio Soares II19/05/2013 18:02
Acho que nem precisaria inclinar tanto, uns 15 a 20° já fica legal, pq se pode aramar o galho que será o novo ápice e levantá-lo um pouco para reduzir o ângulo que fará o tronco dando mais naturalidade futura.
Dino19/05/2013 21:17
Olá pessoal, estou gostando dessas dicas. Vou avaliar uma por uma. vamos ver se fica um bello bonsai dessa Jabu
Dino20/05/2013 13:01
To pensando em fazer duas intervenções ao mesmo tempo nela.
1- A poda (local ainda não definido) to avaliando todas as dicas
2- Um torniquete abaixo da primeira raiz

Preciso estimular o nascimento de novas raizes.

Peço principalmente aos mais experientes que opinem. Todas as dicas e sugestões sempre serão bem-vindas.