Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cydonia Japonica

SEKI - Elio Luis Secchi26/04/2013 21:31
Cydonia Japonica
Olá amigos, segue aí mais um pré bonsai orginário de muda de alporque.
Conhecida por muitos como Marmelinho, a Cydonia japonica tem o nome científico de Chaenomeles speciosa.
Ainda falta muito a fazer em termos de estilização, mas também é mais uma plantinha bem complicada de estilizar. Solta brotos rebentões em locais e direção normalmente as menos desejadas que logo se tornam longos. Os brotos podados estacionam, enfim, tem que ir lutando. Mas a floração é fantástica. Estou compartilhando e aceitando idéias, sugestões e mesmo conselhos de melhor cultivo da espécie.

abraço
LUIZ ARTHUR27/04/2013 11:13
Ola Elio,

E uma especie dificil mas as flores sao muito belas, vou humildemente acompanhar.

Abraco
LEAO27/04/2013 12:00
Parece difícil mas está em boas mãos. A flor é linda.
SEKI - Elio Luis Secchi28/04/2013 22:45
Uma das questões principais é que ela difcilmente engrossa o tronco. Plantada no chão o normal é ela emitir inúmeros brotos a partir do chão, ficando todos com espessura que mal chegam a de um dedo. Estou sempre retirando os possíveis brotos "ladrões" mas sabendo que isso também em pouco vai ajudar. O negócio é mesmo fazer um bonsai "magrinho"e aproveitar a floração. Bem cultivada ela foresce por aqui várias vezes no ano.
abraço
Ricardo Paiva01/05/2013 01:20
Elio, realmente uma planta complicadinha. Luto há anos com uma muda que definitivamente não anda. Este ano depois da floração, vou trocar o substrato por um mais aerado pra ver se ajuda.
Elio02/05/2013 15:48
Olá Xará!

É uma planta que se educa através de aramação e podas.
Tive uma e aproveitei a intensa brotação na base para fazer uma florestinha.
Pena, que na minha ausência (férias) a empregada bobeou na rega e morreu ( a planta, não a empregada!)

Tava ficando legal.

Vale pela floração, Xará!

abraço

Ricardo Paiva02/05/2013 15:56
Que pena, Elio, realmente tava bem bonita.
E a empregada, continua trabalhando aí na sua casa ou virou adubo? kkkk
Elio02/05/2013 16:14
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...........continua, sim, Ricardo! Coitada ficou chateada (.....eu mais, né!) mas, paciência, ela não tem obrigação de saber regar bonsai!!

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi03/05/2013 21:00
De fato xará, estava bem bonita a florestinha. Uma pena que morreu. Mas veja só que o complicador da espécie é este mesmo: saem vários brotos da base, mas nenhum engrossa. Só de teimoso, eu quero uma planta de um tronco só. Tenho dois prés parecidos da espécie, o outro tem flores brancas. Vou continuar retirando toda brotação da base e ver se consigo deixar um galho de sacrifício para ver se engrossa um pouco. Vamos ver no que dá.
No jardim tenho duas touceiras enormes, mas um monte de ramos e nenhum mais grosso do que o dedo indicador.
abraço.