Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

cedro rosa

Luni28/04/2013 14:14
cedro rosa
Vi outro dia um post do Bonsérgio nomeando um ipê de "verme" e achei ótimo!

Creio que com uma pequena licença posso também enquadrar esse cedro nessa classificação. hehehehe.

Essa planta tá comigo desde a semente e plantada no meu viveiro em mogi das cruzes.

SEKI - Elio Luis Secchi28/04/2013 22:53
Luni, legal o seu cedro e como vem de "berço"desde semente deve com certeza continuar cultivando ele com muito carinho. Vale a pena. Apenas a título de informação, o cedro é uma planta bem difícil de se obter uma estilização tecnicamente boa devido a algumas peculiaridades próprias. Ele não gosta de bifurcar a fim de se poder formar volumes... se colocar ele a crescer normalmente os entrenós ficam longos e as folhas grandes, enfim... Mas como disse, plantas assim que vem de berço tem o outro lado, o lado do coração. Valeu!
abraço
Luni29/04/2013 12:23
Olá Élio, e muito obrigado!
Realmente é uma planta muito difícil mesmo. Esta aqui já passou por várias podas e nenhuma ramificação interessante surgiu. Tinha mais uns 5 ou 6 cedros que tentei trabalhar como bonsai e nada. Os galhos nascem retos para cima e muito difíceis de conduzir. A melhor saída foi plantá-las no meio da floresta na serra de Mogi e abandonar pois a árvore adulta é linda.

Apesar de ser só uma planta torta num vaso pequeno, realmente, tenho grande apreço por esta pois foi uma das primeiras que comecei a criar em casa para bonsai cerca de 5 anos atrás.
SEKI - Elio Luis Secchi29/04/2013 21:06
É por aí mesmo. Bonsai de cedro rosa só por capricho sem muita intenção de obter um bom resultado técnico. Mas como eu disse, tem o lado do gosto pela planta, de ter trazido ela desde semente, tudo isso tem seu valor.
abraço
Sergio Batalini30/04/2013 18:06
Ola Luni !

Realmente vc esta com um "osso duro de roer", mas nem por isso deve desistir. Como disse o amigo Elio, mantenha a planta por capricho e continue a condução fazendo esses volteios , buscando sempre movimentos irregulares e em direções diferentes...

Já que não conseguimos ramificações para uma copa, vamos trabalhar com o tronco e conseguir um bonsai todo retorcido e com baixa estatura...

Acredito tb que a redução na rega e adubação pode resultar em diminuição no tamanho das folhas...

Parabens e não desista... 🙄
Luni01/05/2013 20:38
Desistir jamais! hehehe... Mas é isso mesmo, concordo com tudo o que disse. ô plantinha chata! Mas gosto muito e vai ficar comigo por muito tempo ainda.

Sobre a redução de folhas, esta foto está sem alguma escala comparativa de tamanho, mas já tem folhas bem menores que um cedro normal, com cerca de 20 e poucos cm de comprimento. As outras mudas de cedro que tentei, têm folhas muito maiores e acho que a única diferença entre elas, é que esta da foto ficou a vida toda em vaso já reduzido. Já as outras, tiveram grandes espaços para raízes em vasos profundos ou no chão direto.

Ainda não tentei mudanças químicas na nutrição das plantas, o que seria só por curiosidade mesmo...