Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Qual a diferença?

Felipe Ferlin06/05/2013 21:46
Qual a diferença?
Estava eu aqui pensando qual a diferença da tuia jacaré e o juniperus procumbens , é só o nome ? se nao for só o nome quais as diferenças ?

desde ja obrigado !
😄
Felipe Ferlin07/05/2013 20:34
incrementando a pergunta, e o horizontalis ?
SEKI - Elio Luis Secchi07/05/2013 23:18
O nome Tuia é muitas vezes usado em floriculturas para designar todo tipo de coníferas, daí eles adicionam outros nomes para diferenciar...tuia jacaré, tuia azul, tuia anã e por aí vai...Mas esta generalização não é correta.
Já o juníperus tem muitas variedades, alguns autores falam em mais de 50, outros já dizem serem mais de 60, enfim... O juníperus chinensis é o nosso popular Shimpaku. O nome jacaré é normalmente usado para definir o juníperus procumbens, mas também o horizontalis...
Na nossa linguagem popular, podemos muitas vezes usar nomes genéricos, mas sempre terá alguém mais habituado aos nomes que vai contestar e dizer que é mais isso ou mais aquilo. E estará certo. Eu costumo usar para exemplificar a designação de orquídeas já que as cultivo há quase 30 anos: Para o leigo, dizer: esta é uma orquídea é o que basta, pois tem muita gente que não sabe diferenciar uma orquídea de outra flor. Mas quem entra um pouco mais na orquidofilia, dizer que é uma orquídea é demasiadamente óbvio. Ele dirá por exemplo que se trata de uma Catleya. Mas para um orquidófilo ainda um pouco mais experimentado isso também lhe parecerá o óbio. E ele dirá por exemplo que é uma Catleya intermedia. Mas para um orquidófilo ainda mais experimentado isso também lhe parecerá óbvio e ele dirá por exemplo que se trata de uma Catleya intermedia flamea. E alguém ainda mais experimentado dirá que se trata da Caltleya intermedia flamea Joãozinho, uma planta específica dentre todas as catleyas.
Nas plantas não é diferente. Alguém olha uma planta e diz: isso é um Cipreste. E estará certo pois se refere a uma planta de família das Cupressaceaes. Mas alguém contesta: não, o cipreste que eu conheço é outro. E também estará certo, pois o que ele conhece também está dentro da mesma família. Só que esta família tem cerca de 30 gêneros diferentes e bem mais de uma centena de espécies... É por aí. Desculpe a divagação....
abraço
Felipe Ferlin08/05/2013 10:26
Muito Obrigado Elio,mas ainda tenho uma duvida, se vc puder me responder.. rsrs
Entre o Procumbens e o Horizontales tem diferenças tipo,tamanho das aciculas, cor, cascas no tronco,um gosta mais de sol que o outro..essas especificações,você sabe?

Me surgiu essa duvida pois estava assistindo um video do mcdonalds (abc do bonsai)e ele disse: esse é um procumbens e esse é um horizontales. e pra mim eram extremamentes parecidos.
SEKI - Elio Luis Secchi08/05/2013 23:02
De fato os dois são meio parecidos.
Sobre o cultivo ambos gostam de sol pleno, caso contrário começam a secar as acídulas por dentro ficando verdes apenas as bem externas.
Sobre diferenças é meio complicado de explicar. Sugiro que o amigo veja na net, pesquisando os dois separadamente. Sobre o procumbens um material de bom visual está no link abaixo:
http://www.bonsaikai.com.br/textosparaleitura/GuiadeCuidados/Juniperus.htm
Procure igualmente uma materia sobre o horizontalis..
abraço
Felipe Ferlin09/05/2013 09:42
Novamente muito obrigado Elio!
❗ ❗
Elio09/05/2013 19:04
Felipe, complementando as excelentes explanações do meu xará:

1. Jacaré = juniperus horizontalis
2. Procumbens = Juniperus procumbens
3. Rígida (tosho) = Juniperus rigida

Existem outros juníperus:

Conferta, Communis, Chinensis (Shimpaku), Itoigawa,...

Quanto à diferença entre jacaré e procumbens:

Jacaré=Folhas mais duras e escuras
procumbens= folhas um pouco azuladas, mais moles e mais densas.

São sou expert nessas espécies, exceto o Shimpaku, dai isso é o que eu sei.

abraço
Lili Nagao10/05/2013 20:01
Felipe, só complementando os Elios, eu cultivo alguns juniperos e aqui o kaizuka é o juniperus chinesis torulosa, o jacaré é o juniperus horizontallis, o chinesis sargentii é o shimpaku, e o procumbens é o Ibuki.
Pelo menos foi assim q aprendi. Se vc procurar as imagens no google pelo nome correto, dá pra ver a diferença na densidade das folhas.
Felipe Ferlin10/05/2013 21:52
Muito OBRIGADO Elio e Lili,comecei a ver a diferença entre eles, e pelo o que eu vi aqui, o meu é o procumbens.^^
MarcoBonsaiPoa13/05/2013 17:34
As vezes o procumbens se confundi com o squamata tb, pelos tons azulados e semelhanças nas escamas!