Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Formigas e pulgões

Henrique Kiko07/05/2013 13:38
Formigas e pulgões
Olá Pessoal,

Meu bonsai de piracanta apresenta muitos pulgões e formigas. Não quero utilizar inseticidas. Disseram-se que mergulhar ela na água por algumas horas resolveria, mas eu fiz isto duas vezes e não resolveu nada. Disseram-se também para fazer um chá com fumo e cravo e passar em suas folhas e aplicar no solo, mas fiz também e não resolveu. Alguém pode me indicar algo que seja eficiente para acabar com estas pragas, a não ser inseticida?

Obrigado!

Henrique
LUIZ ARTHUR09/05/2013 22:14
Henrique Kiko,

Tem o oleo de Neem, se a infestacao de pulgoes nao for muito grande pode utilizar, tem de aplicar uma vez por semana por 3 semanas. Se acabar com os pulgoes as formigas deverao desaparecer pois elas comem o liquido doce que o pulgao solta no abdomem, esta relacao entre formigas e pulgoes tem o nome de esclavagismo biologicamente falando. Tem pronto para uso e tem em pequenos frascos para acrescentar na agua e so seguir as instrucoes da embalagem normalmente 5 ml para cada litro de agua.

Abraco
Henrique Kiko10/05/2013 15:47
Luiz Arthur,

Mas este "Neem" é inseticida?
LUIZ ARTHUR10/05/2013 22:07
Henrique Kiko,

E um inseticida natural, nao faz mal aos animais de sangue quente. Somente os insetos e animais de sangue frio sao afetados, ele e retirado da arvore de mesmo nome Neem, ele age de forma com que os insetos nao conseguem se alimentar. So acho d um p ouco fraco para controlar uma infestacao grande.

Abraco
MarcoBonsaiPoa13/05/2013 17:26
Consegui controlar a comilância das formigas nas serissas com borra de café espalhado na terra do vaso, repele e aduba!