Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta, oq fazer ?

gabriel strucker08/05/2013 21:49
Duranta, oq fazer ?
Boa noite amigos foristas 😄 venho pedir a ajuda de vocês com esta duranta, ja esta a dois anos plantada nesta bacia recebendo podas, adubo e tratamento da madeira morta, mais agora estou em duvida no que fazer, qual estilo seguir, agradeço desde já 😄

Felipe Ferlin09/05/2013 09:46
Bela planta,acho que agora é selecionar os galhos tirar o exedente e aramar os que vao ficar visando uma triangulação,e deixa-lo onde esta pra agordar mais um pouco.(se foce minha eu faria isso)
Elio09/05/2013 18:54
Gabriel, excelente material. Sabendo trabalhar vai ficar um belo bonsai.

Até por conta que os galhos dessa espessura, da Duranta, são muito quebradiços, eu faria o seguinte:

1. Como a espécie tem boa brotação, na primavera podar todos os troncos vivos bem baixinho e depois fazer patamares bem baixos valorizando o nebari, tachiagari e madeira morta.

abraço
LEAO09/05/2013 18:56
Báh, concordo com o Elio.
gabriel strucker09/05/2013 19:54
obrigado Elio, seguirei seu conselho! então é esperar a primavera agora 😄
SEKI - Elio Luis Secchi10/05/2013 20:40
Concordo Grabriel com a opinião do xará. Este tipo de material tem que podar bem curto e utilizar a nova brotação. E este procedimento é melhor fazer no início da primavera. Importante é que não precisa ficar de olho no calendário. Esta planta deverá inciar com brotação forte aí em sua cidade já na primeira quinzena de agosto. Pode podar sem medo. E sobre a estilização futura, também concordando em fazer uma planta baixa segue um desenho bem tabajara, lembrando que eu como desenhista sou um ótimo agricultor. Mas é só uma idéia. Com novas brotações dá para seguir caminhos mil...
Veja que a poda deve ser feita curta, possivelmente mais curta de onde aparece na foto o fim dos galhos que apaguei, pois para estilizar você somente utilizará os brotos novos, aramando e posicionando.

Abraço
gabriel strucker10/05/2013 20:53
muito obrigado pelo empenho de fazer o desenho , com toda a certeza executarei ele, mais pensei em usar a parte da frente para aparecer o uro ( acho que é assim que se fala o nome quando se tem um buraco no tronco)
LEAO11/05/2013 19:55
Élio você está ficando bom nos desenhos. Gostei muito da projeção. Acho que vou mandar umas fotos para você fazer os projetos.
Paulo César Morais11/05/2013 20:57
Concordo com o que os dois Elios sugeriram, 'e um tipo de planta ( assim como as primaveras) que vale a pena trabalhar com a brota'cao e ramifica'cao nova.