Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Falsa érica

luizmesquita16/05/2013 10:16
Falsa érica
Ela é muito jovem gostaria de opiniões se devo fazer algo imediatamente ou se devo esperar e quando esperar qual seria a sugestão.

Fotos: https://lh5.googleusercontent.com/-AIrnZMM2Lz8/UZTYKr3CmaI/AAAAAAAAAoE/he9Zx1FEjBo/w506-h337-o/2013-05-16

https://lh3.googleusercontent.com/-3CNtVEhbpZM/UZTYoBDG8nI/AAAAAAAAAow/8KoVwI0PmcA/w506-h380-o/2013-05-16
Eunice C16/05/2013 22:36
Ola, Luiz Mesquita.
Pela foto, não parece ser a falsa, não. Mas a Érica Japonesa ou Leptospermum scoparium.

tenho uma e tenho o maior dedão de mexer nela, rs...espero que alguém te auxilie, vou acompanhar de tabela.
Abço.
Thomas Eckert17/05/2013 08:43
Bela coloração de flor, se eu fosse você transplantaria ela agora para um vaso bem grande e deixaria crescer livremente, embora esteja fora de época, transplantar sem mexer nas raízes não irá traumatizar a planta.
Faça assim, corte um pedaço de plastico quadrado de uns 15x15 cm e coloque no buraco onde irá plantar seu bonsai, depois coloque exatamente como esta, sem tirar nenhuma terra da raiz, o plastico irá impedir que raízes verticais se formem diretamente abaixo no tronco, depois na hora de passar pro vaso de bonsai você pode retirar.
Deixe no maior vaso que conseguir por alguns anos, até achar que o tamanho está bom, mas lembre-se de deixar ele crescer livremente, e na hora das intervenções esperar a época certa, que é bem no final do inverno, quando a planta começar a acordar da hibernação.

Abraço. 😄
Silas Lanzieri17/05/2013 17:11
Thomas Eckert, achei interessante a idéia de fazer uma base com plastico para evitar as raízer verticais que dificultam o futuro transplante. Aplicarei esta tecnica em algumas mudas
Elio19/05/2013 18:47
Luiz, a Eunice tem razão. É a japonesa.

Segue a idéia do Thomas que dará certo. Sem mexer nas raízes.

abraço
luizmesquita20/05/2013 15:13
Alguma ideia de iniciar modelagem?
Djalmo22/05/2013 16:20
luizmesquita escreveu:
Alguma ideia de iniciar modelagem?

É muito cedo meu velho, mas va com calma que as poucos ela mostrara o caminho a seguir.